Agregador de feeds

Equipes de resgate localizam menina viva sob escombros de escola no México

Também na Radioagência Nacional - 27 minutos 32 segundos atrás

Equipes continuam os trabalhos para resgatar Frida, uma menina de 12 anos, que está sob os escombros de uma escola no México. 

 

Saiba as últimas informações com Mônica Yanakiew. 

 

* A participação da repórter foi ao vivo. 

Prefeitura muda esquema de trânsito para Rock in Rio

Também na Radioagência Nacional - 43 minutos 50 segundos atrás

A prefeitura do Rio de Janeiro diminuiu o tempo de interdição das ruas ao redor da cidade do Rock, montada dentro do Parque Olímpico da Barra da Tijuca.

 

Nesses últimos dias de Rock in Rio, as avenidas Embaixador Abelardo Bueno, Pedro Correa e a lateral da Salvador Allende serão fechadas à 13h e não mais às 11h.

 

De acordo com a CET-Rio, a medida foi tomada após a observação do fluxo no primeiro fim de semana do festival.  

 

Mas a recomendação para quem quer curtir o Rock in Rio continua sendo a de utilizar o transporte público. 

 

Acompanhe a reportagem e saiba mais. 

Pezão enviará a Jungmann ofício pedindo ação das Forças Armadas

Também na Radioagência Nacional - 56 minutos 46 segundos atrás

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, vai enviar, nesta quinta feira (21), ao ministro da Defesa Raul Jungmann, o ofício que recebeu da Secretaria de Segurança do Rio para utilização das Forças Armadas, em vários locais da cidade.

 

A secretaria divulgou, ontem (20), na internet que tinha solicitado ao governo do estado um ofício pedindo o patrulhamento das Forças Armadas em 103 locais da região metropolitana do Rio. O pedido, segundo a secretaria, foi feito após o Ministério da Defesa ter declarado que não havia impedimento financeiro nem operacional para atuação das Forças Armadas nas ações integradas, no estado, do plano nacional de segurança.

 

Em entrevista à Agência Brasil, o governador do Rio disse que, embora ache que as Forças Armadas devam atuar somente na entrada da Rocinha, enquanto estiverem ocorrendo as operações policiais no local para prender os criminosos envolvidos nos conflitos entre facções na comunidade, os militares federais podem atuar em outros locais do Rio.

 

Sonora: “Vias expressas, uma série de pontos que a gente quer, Linha Amarela, Linha Vermelha, em outros pontos, estradas federais. Não sei todos os pontos que eles colocaram, listaram lá.”

 

Para o governador, não será necessário alterar a GLO, a Garantia de Lei e da Ordem, assinada pelo presidente Michel Temer, autorizando o emprego das Forças Armadas no Rio. Este, no entanto, não é o entendimento do ministro Raul Jungmann.

 

Em entrevista à Agência Brasil, o ministro afirmou que se o emprego das Forças Armadas nesses 103 locais definidos pela Secretaria de Segurança estivesse dentro das ações integradas previstas na GLO, não haveria necessidade do secretário enviar o ofício ao governador.

 

Sonora: “Se tivesse dentro da GLO, você simplesmente, o Comando Militar do Leste e o secretário de Segurança se acertavam. Pra que envolver o governador? Não tem necessidade. Então, se isso é algo que está fora da GLO. Ele tem que solicitar o plus ao presidente da República, que nos ouve e responde ao governador. Esse é o procedimento.”

 

O ministro destacou que, até agora, não foi informado oficialmente sobre a intenção do governo do estado. E, por isso, não responderia em tese, sem saber qual é o tempo que a presença militar está sendo pedida e qual o efetivo necessário para isso, situações que ele ainda precisaria analisar.

 

O governador descartou qualquer possibilidade de desentendimento entre os governos federal e estadual nas ações do Plano Nacional de Segurança e acrescentou que costuma ter contato com o ministro da Defesa, Raul Jungmann, e do Gabinete de Segurança Institucional, Sérgio Etchgoyen.

 

Sonora: “É um processo realmente muito difícil por ser a primeira vez que as Forças Armadas, a não ser naquelas vezes que a gente usou em ocupação, iriam fazer esse tipo de operação. Então, vai ser um aprendizado para todos nós.”

 

Pezão acrescentou que, enquanto for necessário, policiais do Batalhão de Operações (Bope) e do Batalhão de Polícia de Choque continuarão na Rocinha para evitar novos confrontos.

 

O governador revelou, ainda, que encaminhará um projeto de lei à Assembleia do Rio de Janeiro (Alerj) propondo a criação de um fundo de segurança que receberia recursos de origem dos royalties do petróleo.

Mundo tem 47 milhões de pessoas com demência; brasileiros somam 1,2 milhão

Também na Radioagência Nacional - 1 hora 6 minutos atrás

Hoje, dia 21 de setembro, é celebrado o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer e o alerta é para o diagnóstico precoce.

Nas fases iniciais, os sintomas do Alzheimer podem ser muito sutis, começando por lapsos de memória, dificuldade em encontrar as palavras certas para objetos do dia a dia, desorientação de tempo e espaço, alterações de humor e isolamento social.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Alzheimer é a forma mais comum de demência, responsável por 60% a 70% dos casos. A estimativa é de que, no mundo inteiro, 47 milhões de pessoas sofram de demência e, a cada ano, cerca de 10 milhões de novos casos sejam registrados.  

A Associação Internacional do Alzheimer ressalta que um diagnóstico precoce contribui para que a pessoa e seus familiares e cuidadores estejam melhor preparados e informados para lidar com o avanço da doença. Além disso, dá às pessoas oportunidades de viverem de forma mais produtiva e por mais tempo. 

De acordo com a OMS, apesar de a idade ser o principal fator de risco para a demência, a doença não afeta apenas as pessoas de mais idade. O aparecimento de sintomas antes dos 65 anos de idade representa cerca de 9% dos casos. 

Algumas pesquisas revelaram um vínculo entre a ocorrência da doença e o sedentarismo, o tabagismo, a obesidade, o consumo excessivo de álcool, o diabetes e a hipertensão arterial. Outros fatores de risco são depressão, baixo nível educacional e isolamento social.

O número de pessoas com a doença, no mundo, deve chegar a 75 milhões em 2030 e a 132 milhões em 2050. Estima-se que a cada 3 segundos, um novo caso de demência é detectado no mundo.

De acordo com o Instituto Alzheimer Brasil, estima-se que cerca de 1,2 milhão de pessoas sofram de demência no país.

Prévia da inflação oficial é a menor para setembro desde 2006

Também na Radioagência Nacional - 1 hora 9 minutos atrás

A prévia da inflação oficial medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) ficou em 0,11% em setembro, o nível mais baixo para o mês desde 2006.

 

O índice teve queda na comparação com agosto, quando foi registrada taxa de 0,35%, e também em relação a setembro do ano passado, quando a taxa foi de 0,23%. 

 

Com este resultado, a soma do IPCA-15 nos últimos 12 meses chegou a 2,62%, o menor valor para o período desde 1998.  Já o acumulado do indicador em 2017 está em 1,9%.  

 

Assim como no mês passado, os alimentos foram novamente o principal fator responsável pela queda da prévia da inflação em setembro.

 

Desta vez, os preços dos produtos do grupo alimentos e bebidas tiveram queda média de 0,94% no período, com destaque para o tomate, feijão carioca e alho.

 

Por outro lado, os itens que mais pressionaram o IPCA-15 de setembro para cima foram as despesas com transportes e habitação. Os gastos com transportes tiveram alta de 1,25%, puxados pelo aumento dos combustíveis, e as despesas com habitação cresceram 0,26%.

 

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Justiça determina bloqueio de bens da empresa dona da lancha que naufragou na Bahia

Também na Radioagência Nacional - 1 hora 21 minutos atrás

O Tribunal de Justiça da Bahia determinou o bloqueio dos bens da empresa CL Transportes Marítimos, dona da lancha Cavalo Marinho 1, que virou em alto-mar e causou a morte de 19 pessoas há cerca de um mês.

 

A confirmação do bloqueio é da Defensoria Pública do Estado da Bahia, que solicitou a determinação há cerca de uma semana;

 

A decisão é de caráter liminar e determina, ainda, o bloqueio de 5% da renda líquida adquirida com a venda de passagens para a travessia Mar Grande-Salvador e Salvador-Mar Grande.

 

A defensoria alega que os bens devem ser bloqueados para garantir verba suficiente para um possível pagamento de indenização às vítimas e famílias de vítimas do acidente.

 

* A participação da repórter foi ao vivo.

CPMI da JBS vai convocar irmãos Batista e Marcelo Miller; Janot também será ouvido

Também na Radioagência Nacional - 1 hora 39 minutos atrás

A comissão mista parlamentar de inquérito que investiga irregularidades no grupo JBS vai convocar os empresários Joesley e Wesley Batista e o ex-procurador Marcelo Miller para prestarem esclarecimentos. Também serão convocados os ex-executivos do grupo J&F, entre eles Ricardo Saud, e também o procurador Ângelo Goulart Vilella. As convocações foram aprovadas agora há pouco.

 

A CPMI também vai convidar o ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para colaborar com as investigações. Já o ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Luciano Coutinho vai ser convocado.

Também foram aprovados requerimentos de convite de delegados e agentes da Polícia Federal que participaram das operações envolvendo os grupos JBS e J&F.

 

* A participação da repórter foi ao vivo.

Nacional Informa: Prévia da inflação de setembro fica em 0,11%

Também na Radioagência Nacional - 1 hora 54 minutos atrás

Nacional Informa: Boletim de notícias veiculado de hora em hora, com duração de três minutos. É publicado na Radioagência Nacional de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (não há edições às 12h e às 13h). Produção do Radiojornalismo da EBC. Acesse aqui as edições anteriores.

 

* Este programete foi veiculado às 11h, ao vivo, nas rádios EBC.

Edição: Leila Santos Trabalhos técnicos:  Egberty Martins

Devotos devem correr para comprar ingressos do Círio de Nazaré

Também na Radioagência Nacional - 2 horas 14 minutos atrás

As pessoas que desejarem acompanhar o Círio de Nazaré das arquibancadas, em Belém, devem ficar atentas. As vendas dos ingressos pela internet já foram abertas e os ingressos destinados para gratuidades estão esgotados.

Acompanhe os detalhes na matéria de Iolanda Kinoshita.

Equipes buscam crianças com vida sob escombros de escola destruída em terremoto no México

Também na Radioagência Nacional - 2 horas 16 minutos atrás

Após o terremoto de  7,1 graus de magnitude, o México continua a busca por sobreviventes nos escombros. Os trabalhos de resgate prosseguem na capital e em cinco estados atingidos pelo tremor.

 

Mais de 100 socorristas e militares concentram os esforços para localizar crianças com vida nos escombros da escola Enrique Rebsamen, destruída pelo terremoto. Confira detalhes. 

Nacional Informa: Começa terceiro dia do julgamento dos acusados da chacina de Osasco

Também na Radioagência Nacional - 2 horas 31 minutos atrás

Nacional Informa: Boletim de notícias veiculado de hora em hora, com duração de três minutos. É publicado na Radioagência Nacional de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (não há edições às 12h e às 13h). Produção do Radiojornalismo da EBC. Acesse aqui as edições anteriores.

 

* Este programete foi veiculado às 10h, ao vivo, nas rádios EBC.

Edição: Leila Santos Trabalhos técnicos:  Egberty Martins

CPMI da JBS vota hoje 150 requerimentos entre convocações e abertura de sigilos

Também na Radioagência Nacional - 3 horas 3 minutos atrás

A comissão mista parlamentar de inquérito que investiga irregularidades no grupo JBS deve votar hoje (21) cerca de 150 requerimentos.

 

Entre os documentos, há pedidos que tratam de informações, convites, convocações e abertura de sigilos.

 

Ontem (20), a CPMI aprovou o plano de trabalho do relator, deputado Carlos Marun (PMDB-MS). O documento estabelece uma ordem de prioridades para convocações de depoentes, começando por procuradores e ex-integrantes do Ministério Público Federal que atuaram nos acordos de delação e leniência assinados pela JBS.

 

De acordo com o relator, também devem ser ouvidos, com prioridade, delegados da Polícia Federal, executivos da JBS e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 

* A participação da repórter foi ao vivo.

Nacional na Copa: Derrotas do Chile dificultam classificação para o Mundial de 2018

Também na Radioagência Nacional - 3 horas 24 minutos atrás

As duas derrotas do Chile agora em setembro pelas Eliminatórias podem ter liquidado as chances de chegar na Rússia em 2018. Perdeu em casa para o Paraguai por 3 a 0 e fora por 1 a 0 diante da já eliminada Bolívia. Com 23 pontos, na sexta colocação, o Chile tem agora um caminho mais difícil pela frente. 

 

Acompanhe o boletim Nacional na Copa e saiba mais. 

Nacional Informa: Mega Sena especial da primavera será sorteada hoje

Também na Radioagência Nacional - 3 horas 50 minutos atrás

Nacional Informa: Boletim de notícias veiculado de hora em hora, com duração de três minutos. É publicado na Radioagência Nacional de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (não há edições às 12h e às 13h). Produção do Radiojornalismo da EBC. Acesse aqui as edições anteriores.

 

* Este programete foi veiculado às 9h, ao vivo, nas rádios EBC.

Edição: Leila Santos Trabalhos técnicos:  Egberty Martins

Polícia britânica prende sexto suspeito de atentado em metrô de Londres

Também na Radioagência Nacional - 3 horas 56 minutos atrás

A polícia prendeu nesta madrugada uma sexta pessoa que estaria envolvida no atentado no metrô de Londres da última sexta-feira (15). O suspeito é um rapaz de 17 anos. Confira detalhes.  

Poluição em Cuiabá está 5 vezes maior que o tolerável

Também na Radioagência Nacional - 4 horas 4 minutos atrás

A qualidade do ar na região de Cuiabá e Várzea Grande preocupa os especialistas. Em razão das queimadas, típicas nesta época do ano, a mudança do vento aliada a escassez de chuvas cria as condições para a formação do fenômemo smog, uma espécie de neblina poluída.

O smog, além de ser altamente tóxico e causar problémas à saúde também reduz a visibilidade causando acidentes de trânsito.

O laboratório da Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema) publicou um boletim que apontou que desde o início de setembro a situação vem se complicando: as partículas nocivas estão numa concentração cinco vezes maior que a tolerável.

O coordenador de Monitoramento de Qualidade Ambiental da Sema, Sérgio Batista, diz que somente a chuva pode acabar com a formação do fenômeno.

“Tem uma série de coisas que colabora: tem a massa de ar que trouxe essa chuva de poluição, tem a ausência de vento, a localização geográfica que desfavorece a dispersão de poluentes. Cuiabá e Várzea Grande ficam numa depressão, então é uma série de fatores. Se não chover nos próximos dias, pode haver uma intensificação desse processo e aí pode se formar o smog.”

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de chuvas na região somente na próxima semana. Além disso, as temperaturas vão continuar altas e a umidade do ar pode chegar aos 11%, típica de ambientes desérticos.

Para não ter a saúde prejudicada por tudo isso, a principal recomendação é evitar exercícios ao ar livre e, caso precise, usar soro fisiológico para umedecer as narinas.

Advaldo Barros, especialista em clínica médica, diz que hidratação constante e uma alimentação leve também ajudam.

“Ser prudente e ter uma rotina para esses dias é o mais saudável, o mais recomendável.”

O comandante do Batalhão de Emergências Ambientais, Paulo Barroso, afirma que o avanço das queimadas é preocupante, pois mostra que a população não está consciente dos riscos do uso do fogo, especialmente neste período.

“As pessoas tem que ter muito cuidado quando forem fazer fogueiras em beira de rio, ao cozinhar alimentos, assar um peixe, por exemplo.”

Até 30 de setembro, utilizar fogo em áreas rurais é crime passível de seis meses a quatro anos de prisão e multa. A lei também vale para queimadas urbanas, como queima de lixo, por exemplo.

Barca das Letras distribui livros à crianças ribeirinhas do Amapá

Também na Radioagência Nacional - 4 horas 33 minutos atrás

A campanha Barca das Letras arrecada livros para serem doados a ribeirinhos no Amapá.

 

A ideia do projeto este ano é entregar livros de literatura infantil e infantojuvenil, como gibis e histórias de fantasia, às crianças da região.

O projeto, que percorre comunidades onde é difícil o acesso à leitura, inicia no Igarapé das Mulheres, na zona leste de Macapá, no dia 12 de outubro, e segue para comunidades do Rio Pedreira, no dia 13, também na capital.

 

Já no dia 14 de outubro, o grupo parte rumo ao município de Itaubal, chegando à foz do rio Macacoari. No dia 15, o projeto parte para São Tomé, destino final da expedição.

 

Para quem quiser doar, os livros estão sendo coletados em três pontos de Macapá: no Centro de Ensino Profissionalizante do Amapá, no Sindicato dos Servidores Públicos em Educação e também na agência Eva Turismo, até o dia 12 de outubro.

Depoimento de Cunha sobre desvios no FGTS é adiado para 9 de outubro

Também na Radioagência Nacional - 4 horas 57 minutos atrás

O depoimento do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB) foi transferido para 9 de outubro. De acordo com a Justiça Federal, este adiamento do depoimento de Cunha se justifica porque ainda não foram juntados aos autos, a delação premiada de Lúcio Funaro, acusado de ser o operador financeiro do ex-deputado.

Confira os detalhes na matéria de Danyele Soares.

* A participação da repórter foi ao vivo.

Avião sequestrado em 1977 é transportado do aeroporto de Fortaleza pelo governo alemão

Também na Radioagência Nacional - 4 horas 57 minutos atrás

Dois grandes cargueiros russos cruzam o céu de Fortaleza e pousam no Aeroporto Internacional Pinto Martins a partir de hoje (21) para uma missão especial: transportar a sucata de um Boeing 737-200, entre a capital cearense e a cidade alemã de Friedrichshafen.

 

A missão é especial porque essa sucata, abandonada há quase uma década, representa um marco no enfrentamento ao terrorismo na Alemanha. Em outubro de 1977, quando fazia o voo entre Palma de Mallorca, na Espanha, e Frankfurt, a aeronave foi sequestrada por quatro integrantes da Frente Popular para a Libertação da Palestina, com cerca de 90 pessoas a bordo.

 

Com o objetivo de recuperar a história do sequestro, que completa 40 anos em 2017, o governo alemão adquiriu o avião para restaurá-lo e criar um memorial, que será instalado em Friedrichshafen, no sul do país.

 

As peças do avião devem chegar à cidade alemã no sábado (23), na véspera da eleição geral alemã. Depois de restaurada, a aeronave ficará exposta no Museu Aeroespacial Dornier.

 

O boeing veio para Fortaleza quando foi comprado pela TAF Linhas Aéreas. Por questões financeiras da companhia, a aeronave acabou no chamado cemitério de aviões do Aeroporto Pinto Martins.

 

A compra da sucata foi acertada com a Justiça Federal no Ceará e custou ao governo alemão R$ 75 mil. 

Sérgio Cabral é condenado a 45 anos de prisão na Lava Jato

Também na Radioagência Nacional - 5 horas 16 minutos atrás

O ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, foi condenado a 45 anos e 2 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Cabral e mais 11 pessoas, incluindo sua mulher, Adriana Ancelmo, foram condenados na sentença final da Operação Calicute, desdobramento da Operação Lava Jato, proferida nessa quarta-feira (20), pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal.

 

Adriana Ancelmo foi condenada a 18 anos e 3 meses de reclusão por lavagem de dinheiro e participar de organização criminosa; Wilson Carlos, secretário de Cabral, a 34 anos de prisão por lavagem de dinheiro e organização criminosa. Hudson Braga foi condenado a 27 anos de prisão por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa.

 

Confira os detalhes na matéria de Ícaro Matos.

 

* A participação do repórter foi ao vivo.

Páginas