Agregador de feeds

Nível do Rio Madeira chega a 14,78 metros; decretado estado de alerta em Porto Velho

Também na Radioagência Nacional - seg, 22/01/2018 - 20:47

A Defesa Civil de Porto Velho, em Rondônia, decretou estado de alerta após a elevação da cota do Rio Madeira. Na sexta-feira, a cota atingiu 14 metros e 55 centímetros.

 

Nesta segunda-feira, o nível do rio chegou aos 14 metros e 78 centímetros. Cerca de mil famílias estão em áreas consideradas de risco, localizadas em diferentes bairros da capital de Rondônia.

 

O coordenador de Proteção e Defesa Civil de Porto Velho, Marcelo Santos, pede atenção da comunidade, mas afirma que não há motivo para pânico.

 

O estado de alerta em Porto Velho tem vigência de 90 dias e representa o reconhecimento por parte do poder público de uma situação atípica e tem como objetivo mobilizar todos os órgãos e entidades da administração pública,

 

Em 2014, Porto Velho registrou a maior cheia da série histórica, com a cota do Rio Madeira em 19 metros e 74 centímetros. A expectativa para este ano é que a cota fique entre 16 e 17 metros. Em caso de inundação, para solicitar apoio, a população deve ligar para o número 199.

Aumenta número de fuzis apreendidos no Rio

Também na Radioagência Nacional - seg, 22/01/2018 - 20:32

Em 2017, o número de fuzis apreendidos no Rio de Janeiro aumentou mais de 32% em comparação com o ano anterior. Segundo o governo do estado, as apreensões bateram o recorde histórico de 499 fuzis automáticos, 130 a mais do que em 2016.

 

Ao todo, foram apreendidas mais de 8.500 armas no estado em 2017, sendo quase 3 mil no interior do estado.Na capital, mais de 2.500 armas foram apreendidas e na Baixada Fluminense, mais de dois mil.

 

Em junho de 2017, a Polícia Civil fez a maior apreensão de fuzis da história do estado do Rio de Janeiro, no Aeroporto Internacional Tom Jobim quando 60 fuzis foram encontrados dentro de aquecedores para piscinas. Os dados foram divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP).

Fiscais apreendem carregamento de madeira ilegal na BR-174

Também na Radioagência Nacional - seg, 22/01/2018 - 20:26

Fiscais do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas e policiais do Batalhão Ambiental interceptaram neste final semana um carregamento de madeira da espécie nobre maçaranduba. Foram apreendidos 22 metros cúbicos de madeira serrada na barreira da BR-174, que liga Manaus a Boa Vista. Esta foi a primeira apreensão de 2018.

 

A carga estava sendo transportada de Roraima para Manaus em um contêiner e tinha como destino final a cidade de Fortaleza, no Ceará.

 

De acordo com o gerente de Fiscalização Ambiental, Abener Brandão, a empresa contratada para o transporte declarou que levava tábuas, vigas e vigotas. Na conferência do carregamento, as tábuas não foram encontradas.

 

O caminhão que transportava a carga ilegal para o Ceará foi apreendido e a empresa transportadora terá de pagar uma multa de R$ 6 mil por crime ambiental, além de passar por processo judicial. A madeira e o caminhão só serão liberados mediante autorização da Justiça. O nome da transportadora não foi divulgado até o momento.

 

A fiscalização ambiental no Amazonas será reforçada nos próximos dias. Denúncias sobre retirada, transporte ou processamento de madeira ilegal podem ser feitas no Instituto de Proteção Ambiental do estado, em Manaus, ou pelo telefone 92 – 2123-6715.

Senadores dos EUA fecham acordo para governo voltar a funcionar

Também na Radioagência Nacional - seg, 22/01/2018 - 20:19

Desde a meia-noite de sábado, o governo dos Estados Unidos está fechado. Nesta segunda-feira, diversas agências não abriram as portas. O prédio do Arquivo Nacional, a Biblioteca do Congresso e alguns museus ficaram fechados. Até o metrô teve pouco movimento, já que muitos funcionários não essenciais foram dispensados e não vão receber salário pelos dias não trabalhados.

A Estátua da Liberdade também ficou fechada no final de semana, mas acabou reabrindo nesta segunda mesmo antes de um acordo no Congresso, já que o governador de Nova Iorque anunciou que usaria fundos estaduais para manter a principal atração turística da cidade aberta.

Na última vez que isso aconteceu, em 2013, o governo ficou fechado por duas semanas. Nesta segunda, depois de três dias, os senadores entraram em um acordo sobre como colocar o governo de volta para funcionar.

Um dos principais pontos de discordância era imigração. Democratas queriam uma proposta que incluísse proteção para os dreamers, imigrantes ilegais que chegaram aos Estados Unidos quando crianças trazidos pelos pais. Eles haviam sido beneficiados com uma medida da Era Obama que impedia que fossem deportados, mas a lei foi revogada por Trump.

O senador democrata Chuck Schummer disse que conseguiu chegar a um acordo com o líder republicano Mitch Mcconnel para fazer o governo continuar a funcionando pelas próximas três semanas.

 

Mas a proposta votada nesta segunda não deixa claro o destino dos dreamers, já que os republicanos se comprometeram apenas a votar algum tipo de nova lei de imigração até o dia oito de fevereiro, sem deixar claro que tipo de proteção será dada a esses imigrantes.

Religiões de matriz africana foram os maiores alvos de intolerância em 2017 no Rio

Também na Radioagência Nacional - seg, 22/01/2018 - 20:00

Um dia depois da comemoração pelo Dia Nacional de Combate à Intolerância religiosa, balanço de casos registrados no Rio de Janeiro no ano passado, traz um panorama do problema no estado.

 

Pelo menos uma pessoa foi atacada por semana, em 2017, por professar a sua fé, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos. 

 

Ao todo 67 vítimas foram atendidas pela equipe da Secretaria. As religiões de matriz africana foram as maiores vítimas da intolerância no último ano, respondendo por mais de 70% cento dos casos.

 

A maioria dos registros é por discriminação , seguido por depredação de templos e Difamação.

 

A capital lidera o ranking da intolerância religiosa com mais de 43% dos casos, seguida do Município de Nova Iguaçu na Baixada Fluminense, que registrou 14% das ocorrências.

 

Foi lá que em agosto uma idosa de 65 anos foi agredida com uma pedrada.Esses casos de agressões verbais e físicas correspondem a 6% dos registros. 12% dos casos ocorreram em ambiente virtual.

 

Nesta terça-feira, ainda em celebração ao Dia de Combate a Intolerância, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos vai apresentar o Plano e o Conselho Estadual de Defesa e Promoção da Liberdade Religiosa no 1º Diálogo Inter-religioso, que acontecerá no Santuário Cristo Redentor.

 

Ao longo deste ano, a secretaria informou que vai promover outras edições do Diálogo Inter-religioso, em diversos templos do Rio de Janeiro.

Decretado estado de atenção na cidade de São Paulo por causa dos temporais

Também na Radioagência Nacional - seg, 22/01/2018 - 19:50

Os temporais que atingiram a cidade de São Paulo neste domingo fizeram com que o Centro de Gerenciamento de Emergências, o CGE, decretasse estado de atenção para alagamentos em parte da cidade. A Defesa Civil atendeu mais de 160 ocorrências em menos de 24 horas.

 

De acordo com o boletim meteorológico a tempestade se formou pela combinação de temperaturas elevadas e a chegada da brisa marítima, que acelerou o movimento de formação da tempestade. O deslocamento quase nulo das chuvas favoreceu as ocorrências de alagamentos intransitáveis e transbordamento.

 

Na região de Pinheiros e Vila Madalena, zona Oeste de SP choveu em apenas uma hora e 10 minutos cerca de 68 milímetros. O valor corresponde a 38% de toda a chuva prevista para o mês de janeiro, que é de 261 milímetros.

 

Além dos registros de carros que foram arrastados pela correnteza no bairro, o caso mais grave registrado foi de um deslizamento de terra no Alto de Pinheiros, que atingiu um imóvel particular com duas residências. O local foi interditado por segurança e engenheiros farão uma vistoria para definir as providências necessárias.

 

No Itaim Paulista, na zona leste da cidade, houve o transbordamento de um córrego que deixou uma via intransitável e a região em estado de alerta. No total, a cidade teve 10 pontos de alagamentos, segundo informações do CGE.

 

A Defesa Civil registrou no domingo, em toda a cidade, 62 quedas de árvores e quatro quedas de galhos. Na manhã desta segunda-feira, foram registradas mais 11 quedas de árvores e de um galho.

 

De acordo com a previsão de tempo, a semana em São Paulo seguirá com condições típicas de verão, com sol e calor com pancadas de chuva.

Segurança é reforçada em Porto Alegre para julgamento de Lula

Também na Radioagência Nacional - seg, 22/01/2018 - 19:38

Homens da Força Nacional de Segurança Pública já estão nas proximidades do TRF-4 Tribunal Regional Federal da 4ª Região em Porto Alegre para garantir a tranquilidade durante o julgamento do recurso do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva no caso do tríplex em Guarujá, São Paulo.

 

A sessão será na próxima quarta-feira e a Força Nacional ficará na região até sexta-feira dia 26. A informação foi divulgada nesta segunda-feira pela Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul. Lula foi condenado pelo juiz Sérgio Moro a nove anos e meio de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

 

Já a partir do meio dia de terça-feira, os Ministérios da Agricultura, Defesa, Incra, Receita Federal, IBGE e Serpro localizados próximos ao TRF-4 serão fechados. O trânsito nas imediações também será bloqueado para carros e apenas as pessoas autorizadas poderão entrarna área próxima ao tribunal. O bloqueio será aéreo, terrestre e naval.

 

Os manifestantes favoráveis ao ex-presidente Lula poderão acampar no Anfiteatro Pôr do Sol, localizado há um quilômetro do tribunal. Eles não poderão se aproximar do prédio, onde o recurso de Lula será julgado.

Ainda é grave estado de bebê que nasceu prematuro após mãe ser baleada em assalto no Rio

Também na Radioagência Nacional - seg, 22/01/2018 - 19:27

O estado do bebê Antônio, filho de Michelle Ramos, baleada na cabeça em uma tentativa de assalto em Belford Roxo, na Baixada Fluminense,  ainda é grave.

 

Ele  já apresenta alguns sinais de melhora e aos poucos os médicos estão diminuindo os sedativos. Antonio ainda respira com a ajuda de aparelhos e está internado na  UTI do Hospital de Clínicas Mario Lioni, em Duque de Caxias, também na Baixada desde o último domingo, após ser transferido da Maternidade Municipal Mariana Bulhões.

 

Já a mãe da criança, continua evoluindo de forma positiva e com acompanhamento de diversos especialistas para reabilitação. Ela conheceu Antônio na última sexta-feira. Um vídeo na internet mostra a mãe caminhando até a incubadora onde o bebê está. Michele faz carinho e declara todo o seu amor a Antônio.

 

Michelle Ramos da Silva foi atingida aos oito meses de gravidez no dia 13 de janeiro.

Justiça aceita denúncia contra 22 suspeitos de fraudar INSS no norte fluminense

Também na Radioagência Nacional - seg, 22/01/2018 - 19:16

A Justiça Federal no Rio de Janeiro aceitou denuncia contra 22 pessoas acusadas de participar de organização criminosa especializada em fraudes contra o INSS no norte fluminense.

 

O esquema foi revelado pela Operação Cardiopata, deflagrada em dezembro do ano passado. De acordo com cálculos do Ministério Público Federal, o prejuízo à Previdência Social é de mais de R$ 11 milhões.

 

Segundo o MPF durante as investigações foram identificadas fraudes em 34 benefícios por incapacidade, como auxílios-doença e aposentadoria por invalidez, na Gerência Executiva do IINSS de Campos dos Goytacazes. 

 

Entre os acusados estão técnicos do seguro social, médicos peritos, médico particular E agenciadores de benefícios.Segundo o MPF, todos  se organizavam em cinco núcleos com funções específicas.

 

O MPF afirma que cooptadores recrutavam pessoas saudáveis que não cumpriam requisitos mínimos para obtenção do benefício, mas que apresentavam à perícia exames de uma pessoa de fato doente como se fossem delas. Servidores do INSS, incluindo médicos peritos, aprovavam os exames e autorizavam o auxílio-doença.

 

Os acusados vão responder por organização criminosa, estelionato previdenciário, corrupção passiva e ativa, peculato, inserção de dados falsos em sistema de informações do INSS e violação de sigilo funcional.

População do DF enfrenta fila para vacinação contra febre amarela

Também na Radioagência Nacional - seg, 22/01/2018 - 19:04

Moradores do Distrito Federal fazem fila nos pontos de vacinação para garantir a imunização contra a febre amarela.

 

Renata Varela, que vai sempre a São Paulo, área crítica pelo Ministério da Saúde, conta que tentou tomar a vacina no posto de saúde do Lago Sul mas, por conta das filas, desistiu e acabou recorrendo à rede privada.

 

A Diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do GDF Maria Beatriz Ruy, fala sobre o quantitativo de doses disponibilizadas na rede pública, admite que há filas mas diz que boa parte das pessoas que vão aos postos já foram imunizadas e não precisam de uma nova dose.

 

Maria Beatriz lembra ainda que desde 1994 o DF é considerado área de risco para febre amarela e, portanto, todas as crianças que estão com a vacinação em dia foram imunizadas para a doença aos 09 meses de idade.

 

O Distrito Federal registrou 3 mortes por febre amarela no ano passado. Duas pessoas foram contaminadas em outros estados e uma no DF. Em 2018, uma morte está sendo investigadas por suspeita de febre amarela e seis pessoas estão em observação, também com suspeita da doença.

Nacional Informa: Sobe para seis o número de mortes por febre amarela no estado do Rio

Também na Radioagência Nacional - seg, 22/01/2018 - 17:21

Nacional Informa: Boletim de notícias veiculado de hora em hora, com duração de três minutos. É publicado na Radioagência Nacional de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (não há edições às 12h e às 13h). Produção do Radiojornalismo da EBC. Acesse aqui as edições anteriores.

* Este programete foi veiculado às  17 horas, ao vivo, nas rádios EBC

Edição: Roberto Piza

Trabalhos Técnicos: Paulo Meireles

MPF-AM pede suspensão de concessões para mineração em unidades de conservação

Também na Radioagência Nacional - seg, 22/01/2018 - 16:55

O Ministério Público Federal no Amazonas pediu a suspensão de concessões e renovações de títulos para exploração de minérios em áreas sobrepostas a unidades de conservação, mesmo que de forma parcial.

 

O pedido também vale para unidades de uso sustentável em todo o país. As concessões, de acordo com a solicitação do MPF, não devem ser liberadas enquanto não houver plano de manejo.

 

Durante investigações, a procuradoria identificou irregularidades em requerimentos de exploração mineral em áreas protegidas, que estão em tramitação na Agência Nacional de Mineração.

 

Verificou ainda, licenças concedidas ilegalmente pelo Ipaam, Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas. Para o MPF, as condutas violam princípios constitucionais e até convenções internacionais assinadas pelo Brasil.

 

O procurador federal Leonardo Galeano explica a atual situação das unidades de conservação no estado do Amazonas.

 

A ação do MPF pede que a Agência Nacional de Mineração e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas realizem levantamento detalhado de todos os requerimentos e processos de licenciamento ambiental que estejam em tramitação no país e sejam incidentes sobre unidades de conservação.

 

O prazo é de 60 dias, sob pena de multa diária de 10 mil reais em caso de atraso e de 20 mil reais por processo omitido no levantamento. Até o fechamento desta reportagem, nem o Ipaam, nem a Agência Nacional de Mineração respondeu os pedidos de informações.

Nacional Informa: Moro pede esclarecimento sobre uso de algemas durante transferência de Cabral

Também na Radioagência Nacional - seg, 22/01/2018 - 16:08

Nacional Informa: Boletim de notícias veiculado de hora em hora, com duração de três minutos. É publicado na Radioagência Nacional de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (não há edições às 12h e às 13h). Produção do Radiojornalismo da EBC. Acesse aqui as edições anteriores.

* Este programete foi veiculado às  16 horas, ao vivo, nas rádios EBC

Edição: Roberto Piza

Trabalhos Técnicos: Paulo Meireles

Oito vítimas do atropelamento em Copacabana seguem internadas em hospitais da rede municipal

Também na Radioagência Nacional - seg, 22/01/2018 - 15:58

Oito das vítimas do atropelamento ocorrido na semana passada em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, permanecem internadas em hospitais da rede municipal.

 

Dessas, quatro serão submetidas nesta segunda-feira a cirurgias ortopédicas. Elas estão internadas no Hospital Miguel Couto, seus quadros clínicos são considerados estáveis e uma delas é uma criança de 7 anos.

 

Também internada no Miguel Couto, uma das vítimas, de 68 anos de idade e nacionalidade australiana, é a que apresenta o quadro mais grave. Ela está em leito de UTI mas, segundo a secretaria municipal de saúde, apresenta evolução clínica favorável.

 

Há outras três vítimas internadas no Hospital Souza Aguiar. Duas delas, inclusive uma de nacionalidade argentina, se recuperam bem de cirurgias ortopédicas realizadas na última sexta-feira.

 

A outra vítima internada no Souza Aguiar foi inserida no Sistema Estadual de Regulação com pedido de transferência para hospital de alta complexidade em ortopedia, para que possa fazer a cirurgia necessária.

 

O delegado da 12a DP confirmou que o motorista do carro que causou o atropelamento, Antônio de Almeida Anaquim, será investigado também por falsidade ideológica por ter omitido que sofria de epilepsia.

 

Ao todo, 17 pessoas ficaram feridas e uma bebê, Maria Louize, de oito meses, morreu quando o carro dele invadiu o calçadão de Copacabana e só parou na areia na semana passada.

Nacional Informa: FMI eleva projeção de crescimento para o Brasil em 2018 e 2019

Também na Radioagência Nacional - seg, 22/01/2018 - 15:16

Nacional Informa: Boletim de notícias veiculado de hora em hora, com duração de três minutos. É publicado na Radioagência Nacional de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (não há edições às 12h e às 13h). Produção do Radiojornalismo da EBC. Acesse aqui as edições anteriores.

* Este programete foi veiculado às  15 horas, ao vivo, nas rádios EBC

Edição: Leila Santos

Trabalhos Técnicos: Egberty Martins

Estudante baleada em praia do Rio continua internada em estado grave

Também na Radioagência Nacional - seg, 22/01/2018 - 14:53

Segue internada em estado grave, porém estável, a estudante Larisse Isídio da Silva, de 21 anos, baleada na Praia da Reserva neste domingo (21), na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

 

A informação é da Secretaria Municipal de Saúde. 

 

Ela foi atingida no abdome durante assalto na praia.

 

Segundo a Polícia Militar, ao fugir, o criminoso disparou na direção do policial militar que estava de folga e que o perseguia, e um dos tiros atingiu a moça.

 

As informações com Ícaro Matos. 

Governo decide recorrer da decisão de Cármen Lúcia

Também na Radioagência Nacional - seg, 22/01/2018 - 14:47

O governo vai recorrer da decisão da ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu temporariamente a posse da deputada Cristiane Brasil, do PTB, no cargo de ministra do trabalho.

A posse estava marcada para a manhã desta segunda-feira (22). Essa foi a segunda tentativa de Cristiane de assumir o cargo.

Desde o dia 3 de janeiro, quando o governo anunciou o nome dela para a pasta, é um vai e vem de decisões, ora para impedir, ora para autorizar a posse.

Perguntado por jornalistas se o caso virou novela, o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, disse que espera um final feliz

A ministra Carmen Lúcia analisou reclamação do Movimento dos Advogados Trabalhistas Independentes (Mati), que contestou decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizando a posse da deputada.

 

No documento, os advogados reforçam o entendimento de que a eventual posse representará afronta ao princípio da moralidade administrativa. Isso porque a parlamentar foi condenada pela Justiça do Trabalho a pagar mais de R$ 60 mil a um ex-motorista, por irregularidades trabalhistas.

Cármem Lúcia ainda estabeleceu prazo de 48 horas para as partes se pronunciarem.

Nacional Informa: Confiança da indústria avança 0,5 ponto em janeiro

Também na Radioagência Nacional - seg, 22/01/2018 - 14:32

Nacional Informa: Boletim de notícias veiculado de hora em hora, com duração de três minutos. É publicado na Radioagência Nacional de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (não há edições às 12h e às 13h). Produção do Radiojornalismo da EBC. Acesse aqui as edições anteriores.

* Este programete foi veiculado às 14 horas, ao vivo, nas rádios EBC

Edição: Leila Santos

Trabalhos Técnicos: Egberty Martins

Segurados do INSS podem tirar extrato direto no site para ter acesso a transporte público

Também na Radioagência Nacional - seg, 22/01/2018 - 12:28

Segurados do INSS, o Instituto Nacional de Seguro Social, que precisam do extrato previdenciário para andar de graça no transporte público do Distrito Federal (DF), podem economizar tempo e dinheiro.

A chefe de Atendimento da Superintendência Regional Norte e Centro Oeste do INSS, Carla Gonçalves, informa que agora está fácil obter o documento.

 

Basta acessar a página do instituto na internet. Ela explica que o serviço online foi pensado justamente para diminuir o número de pessoas as agências.

Confira os detalhes com Leila Santos.

Sem orçamento aprovado, serviços públicos dos EUA amanheceram comprometidos

Também na Radioagência Nacional - seg, 22/01/2018 - 12:19

O impacto pelo orçamento dos Estados Unidos não aprovado será sentido nesta segunda-feira (22) já que vários repartições públicas federais, como agências, parques e monumentos começaram o dia fechados ao público e sem o funcionalismo funcionando normalmente.

No domingo (21) a noite os líderes no Senado não chegaram a um acordo para suspender a paralisação. Nova votação foi agendada para hoje.

Confira os detalhes com Leandra Felipe.

Páginas