Você está aqui

Também na Radioagência Nacional

Subscrever feed Também na Radioagência Nacional
Atualizado: 7 minutos 34 segundos atrás

Jungmann diz que não há possibilidade de intervenção militar no Brasil

3 horas 47 minutos atrás

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, garantiu, neste sábado (21), no Rio, que os quartéis estão em paz e que não se cogita qualquer intervenção militar no Brasil, em resposta a declarações recentes de oficiais militares que afirmaram que, se o Congresso não agisse, as Forças Armadas agiriam.

 

O ministro afirmou que a Constituição vai ser respeitada.

 

Jungmann participou de cerimônia de homenagem aos militares brasileiros que compuseram a Missão de Paz no Haiti, a Minustah, encerrada no último dia 15 de outubro.

 

Ele criticou também o que chamou de pressões para a redução do papel da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

O Brasil liderou a Minustah durante 13 anos. O ministro destacou também que outras missões individuais ou coletivas envolvendo militares brasileiros ainda estão em curso, como a Força Marítima para Estabilização do Líbano, coordenada pela Marinha brasileira.

Pai de aluno morto a tiros em escola de Goiânia critica perda de valores na sociedade

4 horas 19 minutos atrás

Os dois adolescentes que morreram durante um ataque com arma de fogo em uma escola particular de Goiânia foram sepultados no final da manhã deste sábado (21).

 

O pai de um dos adolescentes mortos conversou rapidamente com a imprensa. Leonardo Calembo disse que a família está consternada e criticou o que chamou de perda de valores na sociedade.

 

Quatro adolescentes, de 13 anos, que foram feridos no ataque, seguem hospitalizados.

 

Acompanhe a reportagem e saiba mais.  

Rebelião em presídio de Aracaju termina após quase 20 horas; 97 reféns foram liberados

4 horas 38 minutos atrás

Durou quase 20 horas a rebelião no Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho, no bairro Santa Maria, na zona sul de Aracaju.

 

O Comando do Policiamento Militar da Capital confirmou que a rebelião foi encerrada por volta das 10h da manhã deste sábado (21), quando os 97 reféns foram liberados da unidade prisional.

 

Os presos estariam insatisfeitos com o rigor da revista no acesso ao presídio. 

 

Acompanhe a reportagem e saiba mais. 

Espanha quer destituir governo da Catalunha e convocar eleições regionais

6 horas 16 minutos atrás

O chefe de governo da Espanha, Mariano Rajoy, informou que pedirá ao Senado para destituir o governo catalão, incluindo o presidente Carles Puigdemont, e convocar eleições regionais na Catalunha em seis meses.

 

Acompanhe a reportagem e saiba mais. 

Feridos em ataque a tiros em escola de Goiânia seguem internados

7 horas 31 minutos atrás

A menina de 13 anos vítima do ataque com arma de fogo em uma escola particular de Goiânia segue internada na UTI do Hospital de Urgências de Goiânia em estado grave.

 

Duas outras vítimas tiveram boletins médicos divulgados neste sábado (21). Uma quarta vítima não teve o boletim médico divulgado. 

 

Dois estudantes foram mortos com os disparos e serão enterrados neste sábado.   

 

* A participação da repórter foi ao vivo. 

Aldeias indígenas do Amapá e Pará devem receber tratamento de água, determina Justiça

8 horas 10 minutos atrás

A Justiça Federal determinou que a Secretaria Especial de Saúde Indígena e o Distrito Sanitário Especial Indígena distribuam produto eficaz para o tratamento de água às aldeias das Terras Indígenas do Amapá e Norte do Pará.

O prazo para os órgãos adotarem providências é de 90 dias. Em 120 dias, os sistemas de abastecimento de água devem passar por manutenção para entrar em funcionamento. A decisão é liminare atende pedido do Ministério Público Federal no Amapá.

A ação relata que durante investigação foi possível notar insuficiência quanto à oferta do serviço de saneamento básico às populações indígenas da região.

 

Segundo o Ministério Público, o relatório produzido pela Funai, em março deste ano, apontou que a maioria das populações indígenas consome água diretamente dos rios. Muitas delas ainda não dispõem de soluções para o abastecimento ou tratamento de água e parte das estruturas dos sistemas existentes não funciona.

A Justiça Federal fixou multa diária de R$ 2 mil por medida descumprida, valor que poderá ser destinado às comunidades indígenas do Amapá e Norte do Pará.

Estudantes mortos a tiros em colégio de Goiânia são enterrados neste sábado

9 horas 39 minutos atrás

Os corpos dos dois adolescentes mortos no ataque a tiros no Colégio Goyazes, em Goiânia, foram liberados pelo Instituto Médico Legal (IML) na noite dessa sexta-feira (20) e velados durante a madrugada.

 

Os sepultamentos estão marcados para a manhã deste sábado (21).

 

Pais de alunos, ex-alunos e vizinhos que participaram de uma vigília, durante a noite, em frente ao Colégio Goyazes, relatam que a escola é tradicional e referência na região. 

 

Confira detalhes. 

Parlamentares do Rio e instituições debatem propostas para defender liberdade de imprensa

10 horas 9 minutos atrás

Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e Comissão pelo Cumprimento das Leis da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, conhecida como Cumpra-se, querem criar um observatório da violência sofrida por jornalistas.

 

A ideia surgiu em audiência pública sobre a defesa da liberdade de imprensa que ocorreu nessa sexta-feira (20).

 

De acordo com o coordenador da comissão do Cumpra-se, deputado Carlos Minc, sem partido, surgiram seis propostas concretas em parcerias com outras instituições.

 

A audiência pública ocorreu no Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa, no centro do Rio de Janeiro. O objetivo foi debater propostas de políticas públicas em defesa da liberdade de imprensa.

Confira os jogos da rodada deste fim de semana do Brasileirão

10 horas 31 minutos atrás

Com dois técnicos ameaçados de demissão em caso de derrotas – Levir Culpi, do Santos, 4º colocado, e Dorival Júnior, do São Paulo, 15º colocado – o campeonato brasileiro entra neste fim de semana na 30ª rodada, a apenas nove do final.  

 

O Corinthians volta a defender a liderança isolada e a vantagem de nove pontos sobre o segundo colocado (Grêmio), no Rio de Janeiro, contra o Botafogo.

 

Para Culpi e Dorival, a obrigação de ganhar as partidas contra Atlético GO e Flamengo, respectivamente, ambas em casa, ficou clara nessa sexta-feira (20), quando os dirigentes resolveram esperar os resultados destes jogos para mantê-los ou não nos cargos.

 

A demissão do técnico do Santos chegou a ser anunciada, mas foi cancelada depois de uma reunião da diretoria com ele e os jogadores.

 

Embora em 4º lugar, na zona de classificação direta para a Libertadores de 2018, o time do Santos foi mal recebido pela torcida depois do empate com o Sport, em Recife, por 1x1, nessa quinta-feira, quando perdeu a terceira posição para o Palmeiras.

 

Torcedores foram ao aeroporto de Congonhas e tentaram agredir os jogadores, enquanto os muros do Estádio da Vila Belmiro apareceram pichados com protestos contra a equipe e a diretoria.

 

Neste sábado (21), a rodada começa com Vasco x Coritiba, às 17h, no Maracanã; no domingo (22), jogam: Santos x Atlético GO; São Paulo x Flamengo; Cruzeiro x Atlético MG; Atlético PR x Sport; Grêmio x Palmeiras; Bahia x Vitória; Ponte Preta x Avaí e Chapecoense x Fluminense; segunda-feira (23): Botafogo x Corinthians.

Meteorologia faz alerta de tempestades para sete estados

sex, 20/10/2017 - 21:10

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta para todas as regiões do país para este fim de semana.

 

Nos estados de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o alerta se deve as tempestades. De acordo com o aviso, além da chuva intensa, essas regiões devem registrar ventos muito fortes, que podem chegar a 100 quilômetros por hora. Em alguns lugares pode chover granizo.

 

Existe o risco de corte no fornecimento de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

 

Se você está em alguma localidade atingida por tempestade, não se abrigue debaixo de árvores, perto de torres de transmissão ou das placas de propaganda, porque elas podem cair. Além disso, atraem raios. Então, mesmo se estiver dentro de algum veículo, fique longe de árvores, torres ou placas.

 

Para evitar sobrecarga e curto-circuito na rede elétrica, é recomendável também desligar o quadro geral de energia.

 

Outro alerta é de seca e abrange os estados de Tocantins e Goiás, inclusive o Distrito Federal. E também Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia.

 

Além dos riscos para o meio ambiente, como os incêndios florestais, existe perigo também para a saúde dos moradores, que podem sentir ressecamento na pele e desconforto nos olhos, boca e nariz.

 

A orientação é beber bastante líquido, evitar atividades físicas ao ar livre, não ficar no sol nas horas mais quentes do dia, usar hidratante na pele e umidificar o ambiente. Quem não tiver umidificador pode estender toalhas molhadas pela casa ou colocar um pouco de água em bacias.

 

Já em todo o litoral do Rio de Janeiro e no litoral sul do Espírito Santo, os ventos fortes podem causar ressaca no fim de semana.

 

E não custa nada lembrar que, em caso de emergência, o ideal é pedir ajuda à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, no 193.

Crivella diz que obra em Praia da Macumba é de caráter definitivo

sex, 20/10/2017 - 20:56

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella acompanhado de Engenheiros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio de Janeiro vistoriou nesta sexta-feira o trecho do calçadão que há duas semanas  iniciou um processo forte de desabamento na Praia da Macumba, na zona oeste do Rio.

 

Crivella disse que a obra é de caráter definitivo e que a viagem recente que fez a Dubai, nos Emirados Árabes, serviu para angariar recursos para a recuperação do trecho.

 

A reforma está avaliada em R$ 14,5 milhões. Serão feitas obras de aterramento, enrocamento -instalação de bolsas preenchidas de concreto, na frente e atrás do muro do calçadão, além de intervenções para conter a erosão e eliminar qualquer risco de instabilidade do terreno.

 

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente informou que a obra começou segunda-feira, e tem  duração prevista de quatro meses. Crivella,  no entanto disse que há chance de a obra durar até menos tempo.

 

A maré alta, a previsão de chuva e fortes ventos no Rio de Janeiro para este  fim de semana aumentaM a possibilidade de novos desabamentos do calçadão da praia. A preocupação maior é dos moradores, como o porteiro Antônio Vieira, que mora na região há cinquenta anos.

 

Em nota, a Prefeitura do Rio informa que busca viabilizar um projeto antigo de instalação de um quebra-mar para impedir o deslocamento da areia pela ação dos ventos e das marés. A obra foi proposta há 17 anos pelo Instituto de Pós - Graduação em Engenharia da UFRJ.

Autor de disparos em escola de Goiânia diz que se inspirou em casos do Rio e EUA

sex, 20/10/2017 - 20:35

Em entrevista coletiva à imprensa na tarde desta sexta-feira, o delegado Luís Gonzaga, da Delegacia de Polícia de Apuração de Atos Infracionais da Polícia Civil de Goiás, confirmou que um adolescente de 14 anos foi o autor do ataque com arma de fogo ocorrido no fim da manhã desta sexta-feira, no Colégio Goyases, localizado no bairro Conjunto Riviera, em Goiânia.

 

O estudante já foi ouvido pela polícia. Segundo o delegado, ele afirmou que foi motivado por bulliyng e disse que se inspirou nos casos da escola de Columbine, nos EUA, e de Realengo, no Rio de Janeiro. No depoimento, o estudante narrou que tinha intenção de matar apenas o colega autor do bullyng contra ele, mas no momento do ataque, sentiu vontade de fazer mais vítimas.

 

Os nomes dos jovens envolvidos não foram divulgados para que as famílias sejam preservadas. A arma usada no ataque foi uma pistola que pertencia à mãe do adolescente, que é polícial militar. Ele disse que achou a pistola escondida em móvel da casa.

 

Nem a mãe nem o pai, que também é policial militar, ensinaram o adolescente a atirar. Ao retirar a arma da mochila para começar o ataque, ele chegou a efetuar um disparo acidental, mas não se feriu. O adolescente foi apreendido em flagrante delito.

 

Dois estudantes da mesma turma do autor do ataque morreram no local, outros quatro ficaram feridos. De acordo com o diretor técnico do Hospital de Urgências de Goiânia, Ricardo Furtado Mendonça, uma menina de 13 anos está em estado grave na UTI do hospital. Ela foi atingida na mão, pescoço e no tórax, que sofreu uma perfuração. A menina passou por procedimento cirurgico para drenagem de tórax.

 

A segunda vítima, também uma adolescente de 13 anos, está consciente e respirando sem aparelhos. Ela teve um pulmão perfurando e passou por cirurgia. A terceira vítima é um menino de 13 anos que está consciente, estável e segue em avaliação. A quarta vítima está no Hospital Acidentados e não teve o boletim médico divulgado.

 

A Polícia Civil segue com a investigação e deve ouvir os professores e coordenadores da escola.

MPF questiona ação de garimpos ilegais na Terra Indígena Munduruku

sex, 20/10/2017 - 20:12

O Ministério Público Federal realizou na manhã desta sexta-feira, em Itaituba, no sudoeste do Pará, uma audiência pública para discutir denúncias de garimpos ilegais no Rio das Tropas, em Jacareacanga, nas proximidades da Terra Indígena Munduruku.

 

O procurador do Ministério Público no Pará, Paulo de Tarso Oliveira, diz que a situação do garimpo nas Terras Munduruku está insustentável.

 

O procurador avaliou como positiva a audiência que juntou lideranças Munduruku, representantes de órgãos ambientais de fiscalização, da Funai e do MPF. Ainda segundo Paulo de Tarso, os órgãos ambientais se sentiram legitimados a fazer uma atuação sabendo que contam com o apoio do povo Munduruku para expor o problema dos garimpos ilegais.

 

O Presidente da Associação Pussuru, Adaísio Munduruku, falou sobre os resultados da reunião.

 

O objetivo do Ministério Público é traçar um plano de atuação conjunto com os órgãos de fiscalização, para combater as irregularidades. Segundo as mais recentes denúncias recebidas pelo MPF, a extração ilegal de minério está sendo feita até por funcionários públicos, que também tentam convencer os indígenas a liberarem áreas para novos garimpos.

PRF prende mulher com droga que abasteceria cidade da Região dos Lagos

sex, 20/10/2017 - 19:51

Uma mulher foi presa por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), com um carregamento de droga dentro de um ônibus interestadual no sul fluminense.

 

Ela viajava em um ônibus que vinha de São Paulo para o Rio, quando um cão farejador da PRF indicou a bagagem onde a droga era transportada. No total, havia 32k de maconha em tabletes de um quilo cada.

 

Uma jovem de 21 anos foi identificada como proprietária da mala. Ela confessou que receberia R$ 400 para entregar a droga em Cabo Frio, na Região dos Lagos. A mulher foi autuada na delegacia policial de Piraí por tráfico de entorpecentes, cuja pena varia de 5 a 15 anos de reclusão.

 

Ao todo, 380 homens da PRF fazem parte da Operação Égide, implantada pelo governo federal, a pedido do governo do estado do Rio, para evitar o roubo de cargas e tráfico de drogas nas rodovias federais de acesso ao Rio.

Operação de combate à pornografia infantil prende 23 pessoas em São Paulo

sex, 20/10/2017 - 19:40

A Operação Luz na Infância em São Paulo prendeu 23 pessoas por armazenamento e outras duas por compartilhamento de pornografia infantil.

 

A delegada do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, Elisabeth Sato, destacou que todos os presos eram homens, e que chocou os policiais presentes na operação o fato de alguns terem fotos de bebês sendo molestados. Também chamou a atenção o fato de que a idade dos presos varia de jovens de 20 anos a idosos de 70 anos.

 

A delegada lembrou na coletiva que o crime de armazenamento tem pena de prisão de 1 a 4 anos e é afiançavel, enquanto que o crime de compartilhamento é de 3 a 6 anos, e inafiançável.

 

Elizabete Sato agradeceu a ajuda dos peritos de informática da unidade de repressão à pedofilia para identificar os criminosos, pois todos usavam a área oculta da internet, e ainda utilizavam programas que mascaram sua presença na rede e seus endereços eletrônicos.

 

Na operação foram apreendidos 25 CPUs, 272 mídias, 43 celulares e 29 notebooks. Todo esse material será periciado em 10 dias para o inquérito policial. 147 policiais estiveram envolvidos na operação.

Municípios do Rio enfrentam pior estiagem dos últimos tempos

sex, 20/10/2017 - 19:24

 A subsecretária de Segurança Hídrica e Governança das Águas, Eliane Barbosa, afirmou que 12 municípios do Norte e Noroeste Fluminense já decretaram estado de emergência devido à falta de chuvas.

 

A seca já reduziu também a produção de água do Sistema Imuna-Laranjal afetando o fornecimento em municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro como Niterói e São Gonçalo. O superintendente da concessionária Águas de Niterói, Nelson Gomes, afirmou que o abastecimento de água no município ainda não afetado.

 

Em nota, a Cedae - Companhia Estadual de Águas e Esgotos informou que o período de estiagem prolongado já diminuiu a vazão disponível nos rios que abastecem municípios do interior do estado como Varre-Sai, Teresópolis, Magé, Cantagalo, Cordeiro e Ilha de Paquetá.

 

Segundo a Cedae, a falta de chuva também afetou os níveis das represas que abastecem algumas áreas dos municípios de Caxias e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. 

 

Segundo a Secretaria do Ambiente, a situação nos reservatórios que abastecem a capital do Rio de Janeiro está mais equilibrada apesar de permanecer o estado de alerta.

Nuzman é solto no Rio; ele vai cumprir prisão domiciliar

sex, 20/10/2017 - 19:16

O ex-presidente do Comitê Olímpico Brasileiro Carlos Arthur Nuzman deixou a prisão nesta sexta-feira. Nuzman foi beneficiado por habeas corpus concedido nesta quinta-feira pelo Superior Tribunal de Justiça.

 

Também nesta quinta, Nuzman, o ex-governador do Rio Sérgio Cabral e mais quatro pessoas viraram réus em processo no âmbito da Operação Unfair Play.

 

O ex-presidente do COB vai responder por corrupção passiva, organização criminosa, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

 

Ele é suspeito de ter intermediado a compra de votos para transformar o Rio de Janeiro em sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

 

A partir de agora, Nuzman cumprirá prisão domiciliar e terá que entregar o passaporte à Justiça. Além disso, ele fica proibido de deixar o Brasil, de ter contato com outros investigados e de sair da cidade do Rio de Janeiro sem autorização da Justiça.

 

Ele também não poderá acessar sedes ou filiais e nem exercer qualquer atividade no Comitê Rio 2016 e no COB; e deverá se apresentar à Justiça mensalmente. Nuzman estava preso desde o dia 5 de outubro na cadeia pública José Frederico Marques, em Benfica, Zona Norte do Rio

Chuva de meteoros oriunda do cometa Halley poderá ser vista nesta final de semana

sex, 20/10/2017 - 19:03

As madrugadas desse final de semana serão iluminadas por uma chuva de meteoros oriundas do famoso cometa Halley.

 

A chuva de meteoros, chamada de Orionidas, ocorre todos os anos neste período. O pico é entre os dias 20 e 22 de outubro. O membro da Rede Brasileira de monitoramento de meteoros, Lauriston Trindade, explicou com o cometa Harley forma esse fenômeno.

 

Neste ano, a chuva terá uma alta visibilidade porque não há Lua nesses dias. Lauriston disse que já foi possível ver meteoros na madrugada dessa sexta-feira e que eles parecem vir da constelação de Orion, onde ficam as famosas estrelas três marias.

 

Para poder ver a chuva de meteoros, é preciso que o céu esteja aberto, sem nuvens. O melhor horário para presenciar o fenômeno é após a meia-noite até o amanhecer.

Nacional Informa: Falta de chuva deve manter tarifa de energia em patamar 2

sex, 20/10/2017 - 17:22

Nacional Informa: Boletim de notícias veiculado de hora em hora, com duração de três minutos. É publicado na Radioagência Nacional de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (não há edições às 12h e às 13h). Produção do Radiojornalismo da EBC. Acesse aqui as edições anteriores.

 

* Este programete foi veiculado às 17 horas, ao vivo, nas rádios EBC

Edição: Roberto Piza

Trabalhos Técnicos: Jaime Batista

Sessão da denúncia contra Temer será na quarta-feira pela manhã

sex, 20/10/2017 - 17:06

Esta marcada para começar às 9 horas da manhã da próxima quarta-feira a sessão da Câmara que vai analisar a denúncia contra o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco.

 

Não há previsão do tempo de duração do processo, isso vai depender de como o Plenário da Câmara vai se comportar durante o dia. Na primeira denúncia, a sessão durou cerca de 13 horas.

 

Pelo roteiro divulgado pela Câmara, a sessão será aberta quando 51 deputados tiverem registado presença. Com isso, o relator do parecer na CCJ, deputado Bonifácio de Andrada, terá 25 minutos para falar. Ele recomenda a rejeição da denúncia. Em seguida, vão se pronunciar, também por 25 minutos cada, os advogados dos três acusados.

 

Os deputados que se inscreverem terão 5 minutos de fala. Para votar o encerramento dessa discussão, será preciso a presença de 257 deputados no plenário. Mas a votação só vai começar quando 342 parlamentares registrarem presença.

 

Para que a Câmara autorize o Supremo Tribunal Federal a iniciar as investigações contra o presidente da República e os ministros, são necessários no mínimo 342 votos contrários ao parecer do relator Bonifácio de Andrada. Se esse número não for alcançado, a investigação é arquivada enquanto durar o mandato presidencial.

Páginas