Você está aqui

Também na Radioagência Nacional

Viva Maria: Campanha incentiva empoderamento e garantia de direitos das mulheres rurais

qua, 22/03/2017 - 23:16

Mulheres rurais, mulheres com direitos! Esse é o nome da campanha que será lançada hoje em Brasília com o objetivo de empoderar essas trabalhadoras que, apesar de fundamentais na dinâmica camponesa, ainda não são devidamente valorizadas, nem tampouco remuneradas na proporção do esforço que empreendem em nome de um desenvolvimento rural sustentável.

 

Por tudo isso, Viva Maria abraça a iniciativa da campanha e, ao mesmo tempo, conversa agora com Geise Rio que é ponto focal de Gênero da REAF - Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar no Mercosul. Seja muito bem-vinda!

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Alexandre de Moraes assume com discurso contra corrupção e evita falar da Lava Jato

qua, 22/03/2017 - 22:36

Alexandre de Moraes participa, nesta quinta-feira, da primeira sessão plenária do Supremo Tribunal Federal, na condição de ministro. A cerimônia de posse ocorreu nessa quarta-feira, durou exatos 14 minutos e não teve discurso. Moraes herdou mais de 7 mil ações judiciais de Teori Zavascki, que morreu em um acidente de avião em janeiro.

 

No primeiro pronunciamento após a posse, Alexandre de Moraes se recusou a responder perguntas sobre a Operação Lava Jato.

 

Os repórteres insistiram. Perguntaram se Alexandre de Moraes se declararia impedido de julgar ações da Lava Jato e se havia constrangimento porque políticos citados na operação estavam na posse.

 

O novo ministro do Supremo disse que assume o cargo com a convicção de que o trabalho dele pode auxiliar o Supremo na garantia de direitos fundamentais, no equilíbrio entre os poderes e no combate à corrupção e à criminalidade.

 

Entre os processos que agora seguem com a relatoria de Alexandre de Moraes, estão o fim da prisão especial para quem concluiu o ensino superior; a permissão para guardas municipais usarem armas de fogo; a taxação de grandes fortunas; e a obrigação de partidos e candidatos divulgarem a lista de doadores de campanha, com os devidos valores, ainda durante o processo eleitoral.

Câmara aprova terceirização na atividade-fim de empresas e na administração pública

qua, 22/03/2017 - 22:13

* Participação ao vivo

 

Deputados aprovaram lei que permite terceirização de todas as atividades de uma empresa, sem restrições, inclusive na administração pública e na atividade-fim de qualquer empresa.

 

Foram 231 votos a favor, 188 contra e 8 abstenções. Texto também aumenta de três para seis meses o tempo de trabalho temporário. O texto agora segue para a sanção do presidente Michel Temer.

Primeira-ministra britânica afirma que londrinos não vão ceder ao terror

qua, 22/03/2017 - 22:01

Só por volta das nove da noite dessa quarta-feira, os deputados começaram a deixar o parlamento britânico. Eles foram mantidos dentro do prédio como medida de segurança depois do ataque no coração de Londres, capital da Grã-Bretanha, durante a tarde.

 

Um homem passou com o carro por cima de pedestres na Ponte de Westminster, esfaqueou e matou um guarda enquanto tentava se aproximar do parlamento e foi morto a tiros.

 

Outras três pessoas morreram e há pelo menos quarenta feridos, segundo as autoridades londrinas. A polícia trata o caso como terrorismo enquanto investiga a identidade do agressor e os motivos por trás do que aconteceu.

 

Depois de se reunir com o comitê de emergência do governo, a primeira-ministra britânica, Theresa May, disse que qualquer tentativa de derrotar os valores de liberdade e democracia estará fadada ao fracasso.

 

Sonora: “Amanhã de manhã, o membros do parlamento se reunirão como de costume. Nós nos reuniremos como de costume. Os londrinos e todos aqueles do mundo todo que vêm conhecer esta cidade incrível irão levantar e levar seus dias normalmente. Eles vão tomar seus trens, vão deixar seus hoteis, vão caminhar por estas ruas, vão viver as suas vidas. E nós vamos seguir a diante juntos. Nunca cedendo ao terror. Nunca permitindo que as vozes do ódio e do mal nos separem."

 

Líderes da Alemanha, da França, dos Estados Uunidos e de outros países mostraram solidariedade e ofereceram apoio aos britânicos.

 

O ataque aconteceu no mesmo dia em que, em Bruxelas, os belgas marcaram um ano dos atentados a bomba no aeroporto e no metrô da cidade, que tiraram a vida de trinta e duas pessoas e deixaram mais de trezentas feridas.

Na Trilha da História: Pesquisador conta bastidores do mais conhecido triângulo amoroso imperial

qua, 22/03/2017 - 21:10

Olá, eu sou a Isabela Azevedo e o tema do Na Trilha da História de hoje é o triângulo amoroso formado pela Imperatriz Leopoldina, pelo imperador Dom Pedro I e pela amante dele, Domitila de Castro, que ganhou o título de Marquesa de Santos.

 

Nosso entrevistado é o pesquisador Paulo Rezzutti, autor das biografias de cada um dos nossos personagens. Ele descreve o primeiro encontro do então príncipe português Pedro de Alcântara e a austríaca Leopoldina, em 1817.

 

Sonora: "Eles se encontraram num navio. O Dom João VI foi com a família inteira receber a Leopoldina na Baía de Guanabara. E a condessa descreve o Dom Pedro e a Leopoldina olhando um para o pé do outro e levantando o olhar de vez em quando escondido, bem tímidos.E aí eles encontram alguns pontos de contato que aproximam os dois. Ele é um amor com ela no começo e depois começa a degringolar."

 

E a situação começa a degringolar a partir da independência, em 1822. Enquanto Leopoldina trabalhava para ajudar o marido a promover a separação entre Brasil e Portugal, Pedro de Alcântara conhecia a paulista Domitila de Castro.

 

Sonora: "Tem várias cartas da Leopoldina pra ele, quando ele estava em São Paulo, dizendo 'você não me responde mais', mas ele já estava entretido com outras coisas. Ele conheceu a Domitila em São Paulo em meados de agosto de 1822. Então antes da independência, ele já começa a ter um caso com a futura Marquesa de Santos, ela não tinha título até então."

 

No início, Dom Pedro e Domitila trocavam cartas de amor bem... apaixonadas.

 

Sonora: "No começo, ele assina como 'Fogo foguinho', 'Demonão', mas é aquela coisa do fogo, da paixão. Depois ele vai começar a assinar 'O Imperador', 'Seu amo e senhor'".

 

A partir de 1824, o romance entre o imperador e Domitila deixa de ser escondido. No ano seguinte, o escândalo ganha as ruas do Rio de Janeiro.

 

Sonora: "Depois, na semana santa de 1825, ela vai tentar assistir a uma missa na capela imperial. Aí quando ela está entrando no local, as damas do Paço se levantam e a deixam sozinha. Aí ele a nomeia dama de companhia da imperatriz. A partir do momento que ele faz isso, o Rio de Janeiro vem a baixo."

 

E até a dinâmica da família real se adaptou para receber a família de Domitila.

 

Sonora: "Tem uma carta do Barão de Marechal, o ministro da Áustria na época, que ele descreve uma cena que acontece no Rio em que estava todo mundo numa chácara: Dom Pedro, Leopoldina, os filhos da Leopoldina, os filhos do Dom Pedro com a marquesa, a Marquesa de Santos, os pais da marquesa, os irmãos dela e os filhos do primeiro casamento da Marquesa de Santos. Ele descreve essa cena e termina assim: de tal modo que a bigamia parece ter sido institucionalizada no país."

 

Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História! O episódio completo traz, além da entrevista na íntergra com o pesquisador Paulo Rezzutti, músicas que tem tudo a ver com o triângulo amoroso formado por Dom Pedro, Imperatriz Leopoldina e Domitila.

 

Para ouvir, acesse: radios.ebc.com.br. Se você tiver uma sugestão de tema para o Na Trilha da História, envie um e-mail para culturaearte@ebc.com.br. Até semana que vem!

Testemunhas e familiares de vítima de violência policial sofrem ameaça em PE

qua, 22/03/2017 - 20:58

Ameaças a testemunhas e familiares de Edvaldo Alves da Silva foram denunciadas nesta quarta-feira durante reunião da Comissão de Cidadania, Diretos Humanos e Participação Popular da Assembleia Legislativa de Pernambuco para tratar do caso.

 

O jovem foi baleado pela Polícia Militar de Pernambuco, durante manifestação contra a violência realizada na última sexta-feira em Itambé, interior de Pernambuco.

 

Edvaldo foi atingido à queima-roupa e está em coma, internado na UTI do Hospital Miguel Arraes.

 

O caso ganhou repercussão com um vídeo, divulgado nas redes sociais, que mostra o momento em que ele leva o tiro, é arrastado e agredido pela PM e jogado na carroceria da caminhonete, modelo da viatura.

 

As denúncias foram apresentadas pela família de Edvaldo e o advogado Ronaldo Jordão. O irmão da vítima, José Roberto da Silva Santos, diz que na segunda-feira, ele foi abordado por dois homens enquanto acompanhava um grupo para que doassem sangue a Edvaldo no Recife.

 

Sonora: “Chegou lá e procurou: quem é o irmão dele, estava lá dentro doando sangue. Quando veio falar já fiquei com medo, assustado, porque nunca vi, né? Também queria saber quem era a jovem que estava no vídeo, sobre o que aconteceu no momento, tudinho, né?"

 

Segundo o advogado da família, Ronaldo Jordão, os homens se identificaram como membros da Corregedoria da Polícia Militar. Mas a Secretaria de Defesa Social informou, por e-mail, que a Corregedoria está investigando a conduta dos policiais, mas não realizou qualquer contato com a família de Edvaldo Alves.

 

Além disso, Ronaldo Jordão denuncia que uma testemunha chave sofreu intimidação por meio de rede social e teve seu estabelecimento fechado por militares que não participaram do atentado, mas que trabalham em Itambé.

 

Sonora: “O que nós queremos é que seja retirado de lá os policiais que fazem policiamento em Itambé, trocados imediatamente por policiais efetivamente isentos do caso, que não venham para a cidade trabalhar com base em corporativismo, sob pena das testemunhas oculares não quererem depor por puro medo.”

 

A Secretaria de Defesa Social informou que a Polícia Civil está apurando as denúncias de ameaça, e pediu inclusão do irmão de Edvaldo no programa de proteção a testemunhas. 

 

Durante a reunião da Comissão de Cidadania, Diretos Humanos e Participação Popular da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o presidente do colegiado, deputado estadual Edilson Silva, propôs a realização de reuniões da comissão com instituições que poderiam cobrar mais rapidez do governo estadual para resolver o caso e prender os policiais que aparecem no vídeo.

 

Os membros da Comissão que fazem parte da base governista se opuseram à proposta e derrubaram a iniciativa por três votos a um. No lugar das reuniões será enviado um ofício relatando as denúncias feitas pela família e o advogado Ronaldo Jordão.

Mudança no sistema de saúde dos EUA deve ir a votação nesta quinta

qua, 22/03/2017 - 20:36

O projeto de mudança do sistema de saúde dos EUA foi feito pelos republicanos e acaba com a obrigatoriedade da contratação de um plano de saúde. Atualmente, quem prefere não ter um seguro paga multa.

 

As empresas vão continuar cobrindo doenças pré-existentes, mas poderão cobrar mais de quem tiver ficado desassistido por algum espaço de tempo. E os subsídios, que hoje são fixados de acordo com a renda da pessoa, passam a ser créditos de impostos, definidos também pela idade.

 

O texto faz ainda mudanças importantes no programa de assistência à população de baixa renda: o medicaid. Se a mudança for aprovada, o financiamento federal do programa pode sofrer uma redução significativa.

 

Acabar com o a reforma feita pelo ex-presidente Barack Obama, e conhecida como Obamacare, foi uma promessa-chave da campanha de donald trump e agora é o primeiro teste legislativo da Casa Branca.

 

Nos últimos dias, Trump se reuniu com parlamentares na tentativa de angariar apoio para a votação, marcada para esta quinta-feira.

 

Mas o texto enfrenta resistência inclusive entre republicanos mais conservadores, que consideram as mudanças insuficientes para diminuir o custo de seguro para as famílias e corrigir o que consideram disparidades do Obamacare.

 

A comissão apartidária do Congresso que analisa o orçamento calcula que, se aprovado como está, o projeto vai deixar 24 milhões de norte-americanos sem plano de saúde até 2026.

Pará confirma morte de garoto de 11 anos por febre amarela silvestre

qua, 22/03/2017 - 20:10

A Secretaria de Saúde do Pará confirmou hoje a morte de um garoto de 11 anos por febre amarela silvestre. Este é o primeiro caso confirmado de morte pela doença no estado. Morador do município de Alenquer, o garoto estava internado desde a semana passada no Hospital Regional do Baixo Amazonas.

 

Segundo a Secretaria, em 2016 não houve registros confirmados da doença no Pará. Desde 2011 o estado não registrava mortes por febre amarela silvestre.

 

Um plano emergencial está sendo elaborado pelo governo para conter a doença no município de Alenquer. De acordo com a Secretaria deSsaúde, as ações de prevenção em humanos são contínuas em parceria com os municípios paraenses, principalmente nas áreas rurais, locais mais propícios para a incidência da febre amarela silvestre.

Governo cria GT para fortalecer vigilância em saúde indígena; lideranças pedem participação social

qua, 22/03/2017 - 19:56

A portaria do Ministério da Saúde que institui o grupo de trabalho foi publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial da União. A finalidade é fortalecer as ações de vigilância em saúde em áreas indígenas, a fim de diminuir o número de casos e o risco de adoecimento destas populações. O trabalho será coordenado pela Secretaria de Vigilância em Saúde com a participação de 22 representantes da pasta e da Sesai, a Secretaria Especial de Saúde Indígena.

 

Conforme a portaria, o grupo de trabalho deverá planejar e coordenar as ações de promoção, vigilância, prevenção e controle de doenças e agravos à saúde de maior relevância epidemiológica para os Dseis, os Distritos Especiais Sanitários Indígenas.

 

Para Ronaldo Maraguá, presidente do Condisi, Conselho Distrital de Saúde Indígena, de Manaus, o grupo de trabalho deveria contar também com a participação de lideranças indígenas e de representantes de entidades que atuam na saúde indígena.

 

O grupo de trabalho terá duração de dois anos. A reportagem entrou em contato com Ministério da Saúde para saber mais detalhes sobre essa iniciativa e aguarda retorno.

Estudo faz alerta sobre qualidade da água de rios e córregos do Rio de Janeiro

qua, 22/03/2017 - 19:43

Estudo realizado pela organização SOS Mata Atlântica apontou que rios, córregos e lagos do Rio de Janeiro apresentam qualidade regular e ruim. O relatório foi divulgado nesta quarta-feira, dia em que se comemora o Dia Mundial da Água.

 

Segundo a ONG, nenhum dos 11 pontos pesquisados apresentou situação boa. O coordenador do projeto Observando os Rios da SOS Mata Atlântica, Gustavo Veronesi, essa é uma situação de alerta.

 

A pesquisa encontrou 9 pontos regulares e 2 impróprios para abastecimento humano, vida aquática e lazer. Segundo a SOS Mata Atlântica, a causa da principal da poluição dos rios é o despejo de esgoto doméstico. Outras fontes de degradação das águas são os usos de defensivos e insumos agrícolas, o desmatamento e o uso desordenado do solo.

 

As coletas e análises mensais de água foram realizadas por voluntários do programa “Observando os Rios”. O levantamento foi realizado no município do Rio de Janeiro, entre março de 2016 e fevereiro de 2017.

Tocantins intensifica fiscalização de produtos de origem animal

qua, 22/03/2017 - 19:05

O Tocantins resolveu intensificar a inspeção de produtos de origem animal produzidos no estado. Segundo o presidente da Agência de Defesa Agropecuária, Humberto Camelo, a ação visa manter a confiança na qualidade dos produtos e evitar possíveis danos à economia.

 

Porém, Camelo explicou que a Agência é responsável apenas pela fiscalização de produtos que serão comercializados dentro do próprio estado. Os produtos destinados a exportação são de responsabilidade do Sistema de Inspeção Federal.

 

Em relação à operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal, na última sexta-feira, Humberto Camelo, disse ser uma ação importante, mas ressaltou que é necessário ter cautela em relação ao julgamento sobre a qualidade dos serviços oferecidos pela maioria dos frigoríficos do País.

 

Já secretário de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária do Tocantins, Clemente Barros, ressaltou o Tocantins, em sua estrutura de frigoríficos, não foi citado no processo. A carne é o segundo produto mais exportado do Tocantins, ainda que com números distantes da área de grãos.

Sedação de Arlindo Cruz é reduzida, mas cantor segue em estado grave

qua, 22/03/2017 - 18:56

O novo boletim divulgado nesta quarta-feira, pelo hospital Casa de Saúde São José, no bairro do Humaitá, na zona sul do Rio de Janeiro, informa que o cantor e compositor Arlindo Cruz continua internado em estado grave, porém estável. O hospital relata que a sedação do paciente tem sido reduzida de forma lenta, cautelosa e de acordo com o planejado.

 

O filho do compositor, Arlindo Neto, comunicou em uma rede social que o músico foi submetido a uma traqueostomia. O procedimento ajuda a preservar as cordas vocais e é indicado nos casos em que o paciente tem dificuldade para respirar. Além disso, avisou que vai atender ao pedido do pai e cumprir a agenda de shows que faria com o músico na turnê "Pagode 2 Arlindos ". A próxima apresentação será nesse sábado em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

 

Arlindo Cruz passou mal em casa na última sexta-feira e foi levado para a Coordenação de Emergência Regional da Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade, onde foi diagnosticado com um AVC hemorrágico. O cantor foi transferido posteriormente para a Casa de Saúde São José, onde foi operado para a introdução de um cateter cerebral que monitora a pressão intracraniana.

Nacional Informa: Alexandre de Moraes é empossado no STF

qua, 22/03/2017 - 17:33

Nacional Informa: Boletim de notícias veiculado de hora em hora, com duração média de até quatro minutos.  É publicado na Radioagência Nacional de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (não há edições às 12h e às 13h). Horários e duração diferenciados em coberturas especiais. Produção do Radiojornalismo da Nacional Informa. Acesse aqui as edições anteriores.

Britânico faz ataque terrorista em Londres e atropela pelo menos 20 pessoas

qua, 22/03/2017 - 16:59

O autor do ataque no parlamento em Londres é um britânico de 41 anos, muçulmano convertido, e conhecido pela polícia por frequentar grupos de radicais islâmicos.

 

O ataque aconteceu no meio da tarde desta quarta quando o agressor, dirigindo um veiculo com tração nas quatro rodas, atravessou em alta velocidade uma ponte sobre o rio Tâmisa atropelando várias pessoas. pelo menos 20 pedrestes ficaram feridos.

 

Em seguida, o motorista entrou armado com faca no prédio do Parlamento britânico e esfaqueou um dos guardas antes de ser abatido pela polícia.

 

Mais informações com Silvano Mendes, da Rádio França Internacional

Janot critica jornal e Gilmar Mendes por acusação de vazamentos

qua, 22/03/2017 - 16:46

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, criticou informações divulgadas pelo jornal Folha de São Paulo de que a procuradoria vazou nomes de políticos que teriam recebido propina da Odebrecht. Segundo ele, a afirmação é uma mentira que beira a irresponsabilidade.

 

O procurador também teceu críticas ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, que acusou os procuradores de terem convocado coletiva de imprensa em off, ou seja, sem revelar a fonte, para divulgar nomes. A coluna do jornal faz referência à prática do off no Palácio do Planalto, Congresso Nacional e no Supremo. Janot rebateu o ministro.

 

Segundo Janot, as afirmações são resultado de mentes ociosas, dadas a devaneios. Ele disse que a Procuradoria não foi ouvida pelo jornal e repudiou o que chamou de relação promíscua com a imprensa. 

 

Em sessão na segunda-feira, Gilmar Mendes leu a coluna da Folha de São Paulo que revela supostos vazamentos feitos pelo procuradores. O ministro criticou o que chamou de projeto político.

 

Gilmar Mendes afirmou também que provas divulgadas ilegalmente podem ser descartadas do processo. O ministro já chegou a defender o descarte do material.

Nacional Informa: Gás de cozinha tem reajuste de quase 10%

qua, 22/03/2017 - 16:28

Nacional Informa: Boletim de notícias veiculado de hora em hora, com duração média de até quatro minutos.  É publicado na Radioagência Nacional de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (não há edições às 12h e às 13h). Horários e duração diferenciados em coberturas especiais. Produção do Radiojornalismo da EBC. Acesse aqui as edições anteriores.

Nacional Informa: Ataques em Londres deixam pelo menos dois mortos

qua, 22/03/2017 - 15:31

Nacional Informa: Boletim de notícias veiculado de hora em hora, com duração média de até quatro minutos.  É publicado na Radioagência Nacional de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (não há edições às 12h e às 13h). Horários e duração diferenciados em coberturas especiais. Produção do Radiojornalismo da EBCAcesse aqui as edições anteriores.

Cariocas aproveitam campanha de doação de sangue para vacinar contra febre amarela

qua, 22/03/2017 - 14:55

O paciente Joaquim de Oliveira Santos, que teve o diagnóstico de febre amarela confirmado, recebeu alta nessa terça-feira (22), do Hospital dos Servidores do Estado, do Rio de Janeiro.

A informação é da Secretaria de Saúde. Ele foi o terceiro caso de febre amarela confirmado no estado, neste ano, todos do município de Casimiro de Abreu.

No Rio, a corrida pela vacina contra febre amarela tem levado muitas pessoas a aproveitarem uma campanha do Hemorio que tem imunizado os voluntários de doação de sangue.

Confira os detalhes na matéria de Lígia Souto.

Senado cria CPI para investigar Previdência

qua, 22/03/2017 - 14:39

Os líderes partidários já podem indicar seus representantes para a CPI da Previdência. São sete membros titulares e cinco suplentes.

 

O requerimento para instalação da CPI é do senador Paulo Paim (PT-RS) e teve o apoio de 61 senadores.

 

A CPI vai tratar de assuntos como dívidas de grandes empresas com a Previdência, sonegação e concessão de anistia a devedores. 

Entrevista: Conheça o curso de Musicalização da PMDF para crianças com deficiência

qua, 22/03/2017 - 14:39

A Música ajuda muitas pessoas com deficiência.

A Banda da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) oferece um curso para estimular a musicalidade de crianças com deficiência.

Nesta entrevista ao programa Tarde Nacional, da Rádio Nacional AM, o Regente,  diz que muitas famílias relatam vários  progressos no desenvolvimento dos alunos.

Com informações das Rádios EBC

 

Páginas