Você está aqui

Também na Radioagência Nacional

Subscrever feed Também na Radioagência Nacional
Atualizado: 1 minuto 55 segundos atrás

Temer anuncia criação do Ministério da Segurança Pública

sab, 17/02/2018 - 18:09

O governo federal contará com um novo ministério, o de Segurança Pública.

 

O anúncio foi feito pelo presidente Michel Temer, depois da reunião , realizada no Palácio Guanabara, sede do governo fluminense, para tratar das ações que serão realizadas após assinatura do decreto de intervenção federal no Rio de Janeiro.

 

Ele ressaltou, no entanto, que a nova pasta irá coordenar, e não interferir na competência dos estados.

 

Em seu breve pronunciamento, sem responder a pergunta dos jornalistas, o presidente afirmou ainda que se trata de uma intervenção cooperativa porque foi decretada somente após uma conversa com o governador Luiz Fernando Pezão que concordou e irá prestar toda a colaboração.

 

Michel Temer, classificou mais uma vez, a exemplo do que falou na solenidade de assinatura do decreto, nessa sexta-feira (16), de intolerável a situação do Rio e ressaltou que manter o atual quadro pode causar reflexo também em outros estados.

 

O presidente da República afirmou ainda, que é preciso da união de todos neste momento, destacando a presença , no encontro, de representantes do Legislativo, Executivo e da Sociedade Civil.

 

Participaram também da reunião, o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, o prefeito Marcelo Crivella, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o general Walter Braga Neto que fo apresentado oficialmenteo como interventor, além de ministros e autoridades. 

FBI admite que falhou ao não investigar alerta sobre atirador de escola na Flórida

sex, 16/02/2018 - 21:06

O FBI reconheceu que falhou ao deixar de investigar uma denúncia anônima recebida em janeiro. Uma pessoa próxima ao atirador da flórida ligou para o escritório da polícia federal preocupada com a possibilidade de o jovem estar planejando atacar uma escola.

 

Quem ligou contou que o jovem tinha um armamento pesado e que apresentava um comportamento instável. Confira os detalhes com a repórter Gislene Nogueira.

Incêndio nos Correios: Procon de Fortaleza quer saber como empresa vai ressarcir consumidores

sex, 16/02/2018 - 21:01

O Procon Fortaleza notificou os Correios a esclarecer quais medidas serão adotadas para ressarcir os consumidores que tiveram itens destruídos no incêndio do Centro de Triagem de Cartas e Encomendas na última terça-feira.

O processo administrativo instaurado pelo órgão, que é vinculado à prefeitura da capital, determina que os Correios prestem essas informações dentro de setenta e duas horas, a contar da quinta-feira, quando a notificação foi encaminhada.

Segundo a diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, o Código de Defesa do Consumidor diz que a empresa responde pelos danos causados ao consumidor por conta das falhas na prestação do serviço, independentemente da existência de culpa.

No caso dos Correios, ela defende que os clientes devem ser ressarcidos mesmo antes do resultado da perícia no local do incêndio.

Em nota divulgada na última quarta-feira, os Correios informaram que a avaliação de eventuais indenizações depende da realização das perícias técnicas.

A diretora orienta que as pessoas que desejem registrar denúncia sobre o fato liguem para a central do Procon Fortaleza no número 151, acessem o canal no site da Prefeitura de Fortaleza ou se dirijam a um dos núcleos do serviço na cidade.

 

Em nota, os Correios confirmam o recebimento da notificação. A empresa também orienta os remetentes que possuem encomendas encaminhadas ao centro de triagem, cujos prazos de entrega estejam vencidos, a registrar manifestação pelos canais de atendimento da empresa.

 

Já para os destinatários de encomendas nessa situação, a orientação é entrar em contato com a loja onde a compra foi realizada.

GDF negocia pagamento a proprietários de veículos danificados com queda de parte de viaduto

sex, 16/02/2018 - 20:43

Os donos dos veículos esmagados com a queda de parte do viaduto do Eixão Sul, em Brasília, no último dia seis, foram recebidos nesta sexta-feira pelo Secretário da Casa Civil do DF, Sérgio Sampaio. O encontro ocorreu no Palácio do Buriti, sede do governo, que criou uma comissão para mediar as negociações de ressarcimento dos danos materiais causados pela queda da estrutura.

No encontro foi anunciado que o Tribunal de Justiça do DF vai mediar, junto com a procuradoria- geral do DF, a conciliação com os proprietários de quatro carros que estão sob os escombros e de outro que foi danificado. Segundo o secretário Sérgio Sampaio, a ideia é que a conciliação ocorra de forma ágil, sem passar por um processo judicial.

A caminhonete do bancário Lindemberg Igor, de mais de cem mil reais, é um dos veículos que estão soterrados sob os escombros do viaduto. Além do alívio de ter escapado em questão de minutos, ele vê com otimismo a possibilidade de negociação com o GDF.

O valor do ressarcimento dos carros deve ser levantado a partir da tabela FIPE, com base no ano e modelo. Os donos devem listar os objetos de valor que estavam dentro dos veículos. 

Associação Comercial do Rio afirma que intervenção federal é imprescindível

sex, 16/02/2018 - 19:39

A exemplo da Firjan, a Federação das Indústria do Rio de Janeiro, a Associação Comercial também se posicionou sobre a intervenção federal no Estado. Em nota, assinada pela presidente da entidade,Angela Costa, a instituição afirma que a medida é imprescindível e que deve ser o começo de uma mudança estrutural no sistema de segurança.

 

A nota segue dizendo que é preciso encarar esse período como o espaço necessário para tomar fôlego e discutir o tema com a sociedade civil, como uma ponte que será construída para que o próximo governo seja capaz de avançar. A mensagem ressalta confiança no general Walter Souza Braga Netto designado interventor e que acredita na realização de um bom trabalho.

 

Ainda segundo o comunicado, a entidade que representa empresários, vai cobrar das autoridades investimentos para o Rio e a geração de postos de trabalhos que movimentem a economia fluminense.

 

Por fim, a nota destaca que é preciso protagonizar essa mudança estrutural e não apenas assistir, o que chamou de trágico espetáculo.

Ministro diz que intervenção federal no Rio não ameaça à democracia

sex, 16/02/2018 - 19:19

Logo depois do anúncio feito pelo presidente Michel Temer,  o general do Exército Walter Souza Braga Netto escolhido como interventor participou de uma entrevista coletiva no Palácio do Planatal.

 

Também participaram da entrevista o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Sergio Etchegoyen,  e o ministro da Defesa, Raul Jungmann.

 

* Participação do repórter ao vivo 

 

 

Decreto sobre intervenção no Rio será votado na segunda; parlamentares se posicionam

sex, 16/02/2018 - 18:51

Chegou nesta sexta-feira à tarde,no Congresso Nacional, a mensagem com o Decreo sobre a intervenção federal na área de segurança pública no Rio de Janeiro. Confira com a repórter Sumaia Vilela. 

Governo do Distrito Federal inicia obras na ponte do Bragueto

sex, 16/02/2018 - 18:14

Começaram a ser instaladas as barreiras para evitar que caminhões com mais de 4 metros de altura colidam com a ponte do Bragueto. Além disso, a Novacap está recuperando a laje da ponte, danificada pela passagem de caminhões, e fazendo a limpeza dos drenos da estrutura para melhorar o escoamento da água da chuva.

O governador Rodrigo Rollemberg, em visita a ponte do Bragueto nesta sexta-feira, informou que a estrutura está em boas condições e que os buracos embaixo do viaduto são por causa dos caminhões.

 

Segundo o governo, a barreira para os caminhões deve ficar pronta até a próxima terça-feira. Rolemberg ainda informou que novos viadutos do trevo de triagem Norte, devem ficar prontos até maio. Já em relação às novas pontes que vão ampliar a saída norte, a expectativa é que fiquem prontas até o fim do ano.

 

O diretor do DER - Departamento de Estradas de Rodagem, Márcio Buzar, comentou que outros viadutos e pontes também estão sendo vistoriados.

 

Desde que caiu parte do viaduto no Eixão Sul, as autoridades locais estão vistoriando pontes e viadutos em todo o Distrito Federal para verificar a preservação das estruturas.

Interventor da segurança no Rio atuou na coordenação dos Jogos Olímpicos

sex, 16/02/2018 - 17:59

O interventor federal nomeado pelo presidente Michel Temer para assumir a segurança pública do estado do Rio de Janeiro, general Walter Braga de Souza Netto, é comandante militar do Leste desde setembro de 2016 e foi um dos responsáveis pelo plano de segurança para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

 

Durante o evento esportivo, Braga Netto atuou como coordenador-geral da Assessoria Especial para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Comando Militar do Leste, que na época era comandado pelo general Fernando Azevedo e Silva.

 

Braga Netto é mineiro de Belo Horizonte e tem um currículo que inclui o comando do 1º Regimento de Carros de Combate e a chefia do Estado-Maior da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada e do Comando Militar do Oeste.

 

No Comando Militar do Leste, o general coordena, controla e executa atividades administrativas e logísticas do Exército Brasileiro em três estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

 

Tal área de atuação abrange mais de 50 mil militares, o que significa 24% do efetivo da Força Terrestre do Brasil. Segundo o Ministério da Defesa, esta é a maior concentração de tropas e escolas militares da América Latina.

 

Caberá a ele definir as ações que serão implantadas para enfrentamento do crime organizado no Rio de Janeiro.

Especialistas avaliam com reservas intervenção na segurança pública do Rio

sex, 16/02/2018 - 17:45

A intervenção que o governo federal anunciou na segurança pública do Rio de Janeiro surpreendeu especialistas na área

A medida é inédita no período democrático  e significa a transferência do poder de decisão das autoridades estaduais para um interventor das forças armadas.

O decreto assinado pelo presidente da república Michel Temer nesta tarde não detalha o esquema operacional da medida mas coloca sob a tutela do general do exército Walter Souza Braga Neto todos os órgãos estaduais de segurança pública.  Confira os detalhes com a repórter Tâmara Freire. 

Nacional Informa: Temer vai se reunir com representantes de órgãos públicos do Rio

sex, 16/02/2018 - 17:15

Nacional Informa: Boletim de notícias veiculado de hora em hora, com duração de três minutos. É publicado na Radioagência Nacional de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (não há edições às 12h e às 13h). Produção do Radiojornalismo da EBC. Acesse aqui as edições anteriores.

* Este programete foi veiculado às  17 horas, ao vivo, nas rádios EBC

Edição: Roberto Piza

Trabalhos Técnicos:

Intervenção no Rio surpreendeu cariocas; medida provocou receios

sex, 16/02/2018 - 17:10

Apesar do crescimento da violência no Rio de Janeiro, evidenciado durante o período do carnaval, com arrastões e tiroteios, cariocas se surpreenderam com a intervenção federal na segurança pública do estado, decretada nesta sexta-feira.

Com a medida, inédita no período democrático, as Forças Armadas passam a ter responsabilidade no comando das polícias civil e militar.

A decisão, que ainda terá que passar pelo Congresso Nacional, trouxe dúvidas para a população, apesar dos termos terem sido detalhados em decreto assinado pelo presidente da República Michel Temer, nesta sexta-feira.

Nas ruas no centro do Rio, a medida não é consenso. O pouco ainda que se sabe sobre a novidade traz receios na opinião da professora Clara Barão.

 

O administrador Eduardo Feijó ressalta que a medida, se adotada de maneira isolada, não vai resolver os problemas enfrentados na capital fluminense.

 

Para o economista Luz Antônio, a intervenção pode trazer ainda mais violência para locais que já sofrem com a falta de segurança, como as comunidades.

 

Já a analista de negócios, Priscila Francine, acredita que a medida trará bons resultados no controle da criminalidade.

 

A intervenção federal irá até 31 de dezembro de 2018 e entra em vigor a partir da publicação do decreto no Diário Oficial da União.

Firjan manifesta apoio a intervenção na segurança do Rio

sex, 16/02/2018 - 16:53

O sistema Firjan, Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, divulgou nota apoiando a intervenção federal na área de segurança pública do estado.

 

De acordo com o comunicado, o Rio nunca precisou tanto do apoio de todo Brasil e que o governo federal teve a sensibilidade de percebê-lo e age com sentido de urgência que o momento requer.

Governo do MT será investigado por desvios de verba para o combate ao trabalho escravo

sex, 16/02/2018 - 16:49

O Ministério Público de Mato Grosso decidiu investigar o governo do estado por não repassar verbas para combate ao trabalho escravo.

 

A ação foi motiva após a Coetrae - Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo - pedir providências para o desvio de verbas, já que a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Mato Grosso teria destinado recursos do FETE – Fundo de Erradicação do Trabalho Escravo - para outras atuações da pasta.

Os valores foram disponibilizados pela Justiça do Trabalho e pelo Ministério Público do Trabalho.

Integrante da Coetrae, por meio da CPT, a Comissão Pastoral da Terra, Elizabete Flores afirma que as atividades da Coetrae estão paralisadas há mais de um ano por falta de recursos.

O Ministério Público solicitou que o governo informe, em um prazo de 20 dias, os valores destinados ao FETE, desde que este passou a ser utilizado pela Secretaria; apresentando, ainda, o montante utilizado e o prazo em que a verba será reintegrada ao fundo.

Em nota, o governo do estado informou que em 2014 identificou que os valores arrecadados para o Fundo entre 2011 e 2014 estavam sendo utilizados erroneamente para cobrir despesas da administração.

Disse ainda que em 2013 e 2014 a Coetrae ficou com as atividades paralisadas por problemas relativos à própria composição, sendo reativada em 2015.

O governo ressaltou ainda que no ano passado a Secretaria propôs à Coetrae executar financeiramente todos os projetos da comissão até o valor utilizado erroneamente pela gestão anterior, mas a Comissão não teria dado retorno.

Serviços fecham 2017 com queda de 2,8%, segundo IBGE

sex, 16/02/2018 - 16:34

O volume de serviços no Brasil caiu 2,8% em 2017, na comparação com o ano anterior. Já a receita nominal fechou o ano com alta de 2,5%. Os dados constam da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Em dezembro de 2017, o setor de serviços cresceu 1,3% em volume na comparação com novembro. Na comparação com dezembro de 2016, o volume cresceu 0,5% e interrompeu uma sequência de 32 quedas consecutivas.

 

O gerente da pesquisa, Roberto Saldanha, explicou que desde março de 2015, o país não registrava resultados positivos. Ainda assim, ele ressalta que não é possível afirmar que se trata de uma recuperação.

 

Por enquanto, segundo Saldanha, a recuperação só é evidente no segmento de transportes, que foi impulsionado pelo setor industrial.

 

Cinco dos seis segmentos do setor tiveram queda no volume no ano de 2017, com destaque para outros serviços e os serviços profissionais, administrativos e complementares.

 

Também tiveram queda os serviços prestados às famílias, os serviços de informação e comunicação e as atividades turísticas. Os serviços de transporte, auxiliares de transporte e correios foram os únicos que registraram alta em 2017, com 2,3%.

 

Já na comparação de dezembro com novembro de 2017, quatro segmentos tiveram alta: atividades turísticas; serviços de transportes, auxiliares de transportes e correios; serviços profissionais, administrativos e complementares, além de outros serviços.

Justiça determina que hospital de Fortaleza mantenha transplantes renais

sex, 16/02/2018 - 16:17

A Justiça Federal no Ceará expediu liminar obrigando o Hospital Universitário Walter Cantídio, em Fortaleza, a manter o serviço de transplante renal, ameaçado pela falta de equipe médica para realizar as cirurgias.

A decisão atende a ação civil pública de autoria da Defensoria Pública da União no estado, que recebeu denúncia da Associação dos Pacientes Renais sobre o risco de os procedimentos serem interrompidos por não haver profissionais da saúde especialistas em transplante de rim.

A liminar autoriza a Ebserh, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, que administra o hospital universitário, a contratar profissionais com experiência em transplantes renais sem concurso ou licitação, até que haja uma solução definitiva para o caso.

A decisão judicial determina um prazo de trinta dias para que a medida seja tomada, mas considera os prazos e compromissos assumidos pela Ebserh em novembro de 2017 durante audiência de conciliação.

 

Um desses compromissos é a publicação até esta sexta-feira de um chamado de seleção pública para contratar médicos especialistas em transplante renal.

Em nota, a Ebserh informou que ainda não foi notificada oficialmente da liminar. O Hospital Universitário Walter Cantídio é vinculado à UFC, Universidade Federal do Ceará.

Nacional Informa: Prorrogado o prazo para adesão ao Programa Mais Alfabetização

sex, 16/02/2018 - 16:11

Nacional Informa: Boletim de notícias veiculado de hora em hora, com duração de três minutos. É publicado na Radioagência Nacional de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (não há edições às 12h e às 13h). Produção do Radiojornalismo da EBC. Acesse aqui as edições anteriores.

* Este programete foi veiculado às 16 horas, ao vivo, nas rádios EBC

Edição: Roberto Piza

Trabalhos Técnicos: Egberty Martins

Maia diz que votar intervenção no Rio na próxima semana inviabiliza votar reforma da previdência

sex, 16/02/2018 - 16:04

A análise do decreto de intervenção federal no Rio de Janeiro fez com que a PEC da Reforma da Previdência saísse temporariamente da pauta.

É que a Constituição impede qualquer alteração na própria Constituição durante a decretação de estados de sítio, de defesa ou de intervenção federal, como é o caso.

 

O início da votação estava previsto para a próxima terça-feira, mas segundo Rodrigo Maia, não é prudente votar a reforma quando se está em análise um decreto de intervenção

 

Rodrigo Maia continua sustentando que fevereiro é o prazo limite pra começar a votação da reforma. Se o assunto ficar para começar em março, vai perder a adesão de muitos deputados. Ele também não considera deixar o assunto para depois das eleições.

 

O deputado disse ainda que a intervenção vai acelerar a discussão da agenda de segurança pública na câmara dos deputados e no Senado, que inclui o enrijecimento das leis sobre tráfico de drogas e armas e a integração da segurança pública no Brasil.

 

O decreto de intervenção precisar ser analisado pelo Congresso Nacional.

 

A previsão de Maia é que o plenário da câmara se reúna na segunda-feira para analisar o decreto, que depois seguirá para o senado.

Rio de Janeiro ainda sente impactos do temporal desta quinta-feira

sex, 16/02/2018 - 15:33

A Cidade do Rio de Janeiro ainda não se recuperou totalmente dos impactos causados pelo temporal da madrugada desta quinta.

 

De acordo com a prefeitura, ainda serão necessárias 48 horas para resolver as ocorrências mais críticas e cerca de uma semana para normalizar totalmente todos os locais impactados, isso se não voltar a chover forte neste período.

 

Segundo um balanço divulgado no início da manhã desta sexta, foram registradas 150 ocorrências de mobilidade causadas pela chuva na cidade, como quedas postes e muros; acúmulo de água nas vias; e deslizamentos, a maioria nas zonas norte e oeste.

 

O levantamento diz ainda que cerca de 100 dessas ocorrências já foram solucionadas, mas ainda há alguns pontos de alagamento, como nas comunidades do Rio das Pedras e do Jardim Maravilha, ambas na Zona Oeste.

 

Já a Comlurb, Companhia de Limpeza Urbana do Rio, informou que foram registradas mais mil e trezentas quedas de árvores pela cidade, sendo cento e oitenta e duas só na Ilha do Governador na zona norte, que foi o bairro mais afetado por este tipo de ocorrência.

 

Algumas regiões da cidade estão sem luz a mais de 24 horas. A Light, distribuidora de energia elétrica do Rio, informou que as áreas mais críticas com relação ao desabastecimento de energia são as regiões de Campo Grande e Jacarepaguá, na Zona Oeste; e a Ilha do Governador na zona norte.

 

A concessionária informou ainda que os reparos são dificultados pela presença de muitas árvores caídas sobre a rede elétrica, e não deu prazo para o pleno restabelecimento do serviço.

 

Já a Ciclovia Tim Maia permanece interditada apos o afundamento de cerca de 30 metros da pista no trecho da Praia de São Conrado, na zona sul. Guardas municipais estão no local para evitar que as pessoas ultrapassem o bloqueio.

 

De acordo com a Defesa Civil, foram atendidos 770 chamados relacionados á chuva entre 10 da noite de quarta e 6 da manhã desta sexta.

 

O órgão informou ainda que a tempestade deixou cerca de duas mil pessoas desalojadas e causou a interdição de 51 imóveis, sendo 41 no Complexo do Alemão e 10 em Cascadura, ambos os locais na zona norte da cidade.

 

Além disso, foram registradas 4 mortes, três em desabamentos de casas e uma causada por queda de árvore

Youtuber paranaense de 14 anos morta com tiro no rosto é enterrada

sex, 16/02/2018 - 15:23

Foi sepultado hoje o corpo da modelo e youtuber Isabelly Cristine Santos, de 14 anos, que morreu na última quarta-feira (14) com um tiro na cabeça, no litoral do Paraná.

 

Ela teve morte cerebral confirmada nesta quinta-feira (15) e a família decidiu doar os órgãos e o cabelo da menina. O cabelo será destinado à produção de uma peruca que será destinada a mulheres que fazem quimioterapia.

 

A youtuber estava com a mãe e dois amigos, voltando de um show no litoral paranaense quando foi atingida com um tiro acima do olho esquerdo, por um disparo de arma de fogo.

 

A Polícia Civil do Paraná investiga o caso. De acordo com o autor do disparo, houve um desentendimento no trânsito. Já a mãe da adolescente disse que não houve nenhum desentendimento.

 

O responsável pelo tiro é um empresário do Paraná. Ele e o irmão estão pressos.

Páginas