Você está aqui

Também na Radioagência Nacional

Subscrever feed Também na Radioagência Nacional
Atualizado: 5 minutos 59 segundos atrás

Morre ex-treinador de futebol Carlos Alberto Silva aos 77 anos

2 horas 58 minutos atrás

O ex-treinador de futebol Carlos Alberto Silva faleceu na manhã dessa sexta-feira (20) em casa, na capital mineira. Ele tinha 77 anos.

 

Carlos Alberto Silva nasceu em Bom Jardim de Minas (MG), no sul de Minas Gerais. Ele se formou em educação física na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Logo em seu primeiro trabalho como treinador, conquistou o maior título da sua carreira, se sagrando campeão brasileiro com o Guarani em 1978.

 

O ex-treinador colecionou passagens por 11 equipes do Brasil e também comandou times da Espanha, do Japão e de Portugal. Entre 1987 e 1988, ele treinou a seleção brasileira por um breve período, conquistando a medalha de ouro nos Jogos Panamericanos de Indianápolis, nos Estados Unidos, e de prata nas Olimpíadas de Seul, na Coreia do Sul.

 

Em Belo Horizonte, onde viveu a maior parte de sua vida, Carlos Alberto Silva tem passagens pelos três principais clubes: Atlético, Cruzeiro e América. Pelo Atlético, conquistou o Campeonato Mineiro. Ele também se sagrou campeão paulista duas vezes com o São Paulo e campeão pernambucano uma vez com o Santa Cruz.

 

No Brasil, ele ainda defendeu as cores de Sport, Corinthians, Palmeiras, Goiás e Santos. No exterior, o ex-treinador também foi bem-sucedido. Pelo Yomiuri Kawasaki, foi campeão japonês em 1991; e pelo Porto, conquistou duas edições do Campeonato Português, em 1992 e 1993.

Encontro em Davos termina com a defesa da globalização para todos

sex, 20/01/2017 - 20:01

Ao longo dos quatro dias do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, um dos temas principais foi a globalização diante do aumento da desigualdade.

 

Líderes lembraram em seus discursos que o mundo nunca esteve tão rico, e que o abismo socioeconômico nunca foi tão grande.

 

Por um lado, a globalização econômica e o livre mercado foram fortemente defendidos, principalmente, pelo presidente da China, Xi Jinping.

 

Por outro, figuras importantes, como o criador do fórum e a diretora do Fundo Monetário Internacional, o FMI, deram bastante ênfase ao fato de que a globalização só funciona se trouxer benefícios para todos.

 

E que para isso, é preciso investir em desenvolvimento inclusivo, que se volte para o povo e para os países em desenvolvimento, e não simplesmente para os interesses das elites e das nações mais ricas.

 

As expectativas sobre a nova administração dos Estados Unidos, sob o comando de Donald Trump, estiveram sempre presentes nas discussões do fórum em Davos.

 

No encerramento, nessa sexta-feira, o clima era um misto de incerteza, de preocupação e de torcida para que as mudanças que estão por vir sejam positivas para o mundo.

Balanço de 2017 aponta perda de 1,3 milhão de vagas com carteira assinada

sex, 20/01/2017 - 19:16

O Brasil perdeu 1.321.994 vagas de trabalho com carteira assinada em 2016 de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O número já havia sido negativo em 2015 com o fechamento de 1,5 milhão postos de trabalho, o pior resultado desde o início da série histórica. Ao todo, em 2016 o corte foi de mais de 1 milhão de vagas.

Ceará registra o dia mais chuvoso do ano

sex, 20/01/2017 - 19:07

Choveu em mais da metade das cidades do Ceará na manhã desta sexta-feira. De acordo com Fundação Cearense de Meteorologia foram registradas precipitações em 102 dos 184 municípios do estado até o fim da manhã. Este é o dia mais chuvoso do Ceará agora em 2017.

Governo vai liberar saque de contas inativas do FGTS a partir de março

sex, 20/01/2017 - 18:43

A partir de março, trabalhadores vão poder sacar o saldo de contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) consideradas inativas até 31 de dezembro de 2015.

Secretária do Rio quer ampliar parceria com organizações de proteção animal

sex, 20/01/2017 - 17:29

Tomou posse nesta quinta feira, no Palácio da Cidade, em Botafogo, zona sul do Rio, a secretária municipal de Promoção e Defesa dos Animais, Suzane Rizzo.

 

Em coletiva após a cerimônia, Suzane disse que pretende manter as atuais políticas na pasta e implantar projetos pioneiros em outros países, como a erradicação dos animais abandonados.

 

A secretária também falou sobre projetos na área educacional, onde a ampliação de leis sobre posse responsável de animais será uma das prioridades. Suzane Rizzo completa dizendo que pretende ampliar as parcerias com organizações de proteção animal.

 

Suzane Rizzo tem experiência de 25 anos na área de Nutrição Animal, Bem Estar Animal e desenvolvimento de projetos em proteção animal. O prefeito do Rio, Marcelo Crivella participou da cerimônia de posse da secretária, mas não falou com a imprensa.

Entrevista: Conheça o Programa Boleiros, que apoia o futebol amador no DF

sex, 20/01/2017 - 17:23

As ligas de futebol amador do Distrito Federal podem se cadastrar no programa Boleiros.

 

O projeto oferece apoio a ligas de futebol amador, nas Regiões Administrativas do DF, por meio da contratação de equipe de arbitragem.

 

Nesta entrevista ao programa Tarde Nacional, da Rádio Nacional AM, o Diretor de Esporte de Participação da Secretaria Adjunta do Esporte do DF, Jhonathan Andrade da Costa, explica como tudo funciona.

 

Com informações das Rádios EBC

 

Nacional Informa: Velório do ministro Teori Zavascki será neste sábado

sex, 20/01/2017 - 17:13

Nacional Informa: Boletim de notícias veiculado de hora em hora, com duração média de até quatro minutos. É publicado na Radioagência Nacional de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (não há edições às 12h e às 13h). Horários e duração diferenciados em coberturas especiais. Produção do Radiojornalismo da EBC. Acesse aqui as edições anteriores.

FAB confirma bom estado da caixa-preta do avião que caiu em Paraty

sex, 20/01/2017 - 16:52

A Força Aérea Brasileira confirmou que está em bom estado a caixa-preta encontrada nesta sexta-feira. O objeto estava no avião que caiu nessa quinta-feira em Paraty, na região da Costa Verde Fluminense.

 

O avião levava o ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki e mais quatro pessoas. De acordo com a legislação aérea internacional, a caixa-preta só é obrigatória para aeronaves comerciais ou de grande porte.

 

O bimotor C90 não está nessas categorias, mas contava com alta tecnologia. É o que explica o piloto Marcus Reis, especialista em segurança da aviação civil e coordenador do curso de Ciências Aeronáuticas da Universidade Estácio de Sá.

 

A perícia dos destroços do avião será no Rio de Janeiro. Já a gravação será analisada por técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes da Aeronáutica, em Brasília.

 

Quando é obrigatória, a caixa-preta tem dois gravadores: um de voz e outro de dados. No caso desse avião, a caixa-preta registrava apenas a voz.

 

Agora, o Ministério Público Federal em Angra dos Reis vai solicitar à Anac, Agência Nacional de Aviação Civil, os documentos da aeronave e do piloto. De acordo com a Anac, a manutenção do avião estava em dia.

 

O especialista Marcus Reis apontou que em Paraty existe apenas uma pista de pouso, sem torre de controle. No momento do acidente chovia muito e a visibilidade estava reduzida. Em situações como essa, Marcus Reis acredita que um segundo piloto poderia ter feito diferença.

 

A Polícia Federal também abriu inquérito. Logo depois do acidente, os agentes se deslocaram até Paraty, onde ouviram testemunhas e colheram provas.

Entrevista: Conheça um projeto de inclusão de pessoas com deficiência no DF

sex, 20/01/2017 - 16:20

A Comissão Jovem Gente Como a Gente é uma entidade beneficente, sem fins lucrativos, de assistência social, cujo trabalho é voltado para as pessoas com deficiência de Planaltina (DF).

 

Nesta entrevista ao programa Revista Brasília, da Rádio Nacional AM, o Presidente da entidade, Lucimar Malaquias,  informa que o projeto foi criado em 1981, no Ano Internacional das Pessoas Deficientes, juntamente com várias outras iniciativas do gênero, no restante do país e do mundo.

 

Ele explicou também  que a Comissão Jovem Gente Como a Gente atende pessoas de qualquer idade, e que funciona de segunda a sexta-feira das 13h às 18h.

 

Com informações das Rádios EBC

 

Nacional Informa: Donald Trump toma posse como presidente dos Estados Unidos

sex, 20/01/2017 - 16:17

Nacional Informa: Boletim de notícias veiculado de hora em hora, com duração média de até quatro minutos. É publicado na Radioagência Nacional de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (não há edições às 12h e às 13h). Horários e duração diferenciados em coberturas especiais. Produção do Radiojornalismo da EBC. Acesse aqui as edições anteriores.

Polícia atribui crime de intolerância religiosa a violação de imagens sacras de catedral no Rio

sex, 20/01/2017 - 16:12

A Delegacia de Polícia do centro de Niterói, na região metropolitana do Rio, encaminhou à Justiça investigação sobre a destruição de imagens de santos da Catedral de São João Batista.

 

O procedimento policial aponta a violação ao artigo 208, do Código Penal, que corresponde ao crime de intolerância religiosa. No sábado, um homem quebrou as imagens de Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Cabeças.

 

Lorrama Machado, coordenadora do Centro de Promoção da Liberdade Religiosa (o Ceplir), ligado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, alerta para o crescimento dos casos de intolerância no estado.

 

Sonora: “Os crimes de intolerância no estado infelizmente têm crescido, e a gente vê que é sempre isso. O agressor não tem nada que o iniba ou que o pare. Ele fazer vai fazer de novo. É um crime de ódio. Tanto que o agressor, diversas vezes a gente vê nas imagens internas da igreja, ele fala que odeia a religião.”

O Centro de Promoção da Liberdade Religiosa solicitou à prefeitura de Niterói a intensificação das rondas da Guarda Patrimonial na região para evitar novas ocorrências. O centro faz o atendimento das vítimas e acompanha o andamento dos casos de intolerância religiosa junto à polícia, Defensoria Pública e Ministério Público. Denúncias podem ser feitas pelos telefones (21) 2334-9550 e 2334-9457.

Mostra de Cinema de Tiradentes vai exibir 108 filmes

sex, 20/01/2017 - 16:01

A Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais, realiza a sua cerimônia de abertura na noite desta sexta-feira (20). O evento, que está completando 20 anos, acontece até o dia 28 de janeiro e todas as suas atividades são abertas gratuitamente ao público.

 

Serão exibidos 108 filmes, dos quais 34 são longas-metragens, dois médias-metragens e ainda 72 curtas-metragens produzidos em 11 estados diferentes. Além das sessões cinematográficas, serão realizadas oficinas, debates e apresentações culturais.

 

A abertura acontecerá às 21h. Serão homenageadas as atrizes Helena Ignez e Leandra Leal. Elas que receberão o Troféu Barroco. Na sequência, será exibido o primeiro filme da Mostra. "As Divinas Divas", que marca a estreia de Leandra Leal como diretora, retrata ícones da primeira geração de artistas travestis no Brasil, nos anos 1960.

 

Realizada pela Universo Produções com apoio do Ministério da Cultura, a Mostra de Cinema de Tiradentes é responsável por abrir o calendário audiovisual brasileiro. Nesta 20ª edição, o evento terá como tema "Cinema em Reação, Cinema em Reinvenção".

 

Especialistas convidados irão fazer um balanço da produção cinematográfica dos últimos 20 anos no país e discutir os desafios em um período de crise econômica e política.

Fiéis homenageiam santo padroeiro da cidade do Rio de Janeiro

sex, 20/01/2017 - 15:50

Devotos de São Sebastião aproveitaram o feriado municipal, nesta sexta-feira, para homenagear o padroeiro do Rio de Janeiro. As celebrações iniciaram às 5 horas da manhã, com uma alvorada seguida da primeira missa na Basílica Santuário de São Sebastião, na Tijuca, zona norte da cidade.

 

Durante todo o dia, fiéis lotaram a igreja, que teve celebrações de hora em hora em homenagem ao santo. Pessoas como dona Zelina de Oliveira, que, aos 81 anos, sempre que pode, vai à missa para celebrar o santo do qual é devota “desde que se entende por gente”:

 

O entra e sai na igreja de adultos, crianças e idosos – muitos vestidos de vermelho em homenagem ao padroeiro – se misturava com os vendedores de comidas e suvenires em referência ao santo.

 

É que muita gente também aproveitou o dia para trabalhar. Foi o caso da aposentada Antonia da Silva, que chegou ainda de manhã na Basílica para vender flores:

 

As celebrações a São Sebastião seguiram por todo o dia. À tarde, os fiéis saíram em procissão com a imagem de São Sebastião da Basílica, na Tijuca, até a catedral de São Sebastião, no centro do Rio.

 

As homenagens ao santo foram até o fim da tarde, com um auto de São Sebastião e uma missa de encerramento na catedral.

Projeto desenvolvido com músicos da Baixada Fluminense vai virar documentário

sex, 20/01/2017 - 15:42

Fazer música para discutir questões como pobreza, igualdade de gênero e sustentabilidade. É isso que o Coletivo Baixada Nunca se Rende faz.

 

O coletivo, formado por músicos da região da Baixada Fluminense, desenvolve ações e músicas para promover os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – a Organização das Nações Unidas.

 

A ação é fruto de uma parceria  entre o coletivo e o Pnud - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – e que, agora, vai virar documentário, como explica Roberto Silva, o Eddi MC:

 

O documentário está sendo filmado neste mês em algumas cidades da Baixada Fluminense, como Belford Roxo, Nova Iguaçu e Duque de Caxias, como destaca a produtora Juliana Spindola:

 

O italiano Christian Tragni, que também produz o documentário, diz qual o objetivo da iniciativa:

 

O filme é um projeto piloto implementado pelo Pnud com músicos da Baixada Fluminense comprometidos com a sustentabilidade. A ideia é que a ação sirva de exemplo para projetos parecidos em outros países em desenvolvimento.

Entrevista: Saiba como superar a violência doméstica

sex, 20/01/2017 - 15:35

Ainda há muitos casos de violência doméstica que não são comunicados às autoridades do Distrito Federal.

 

Nesta entrevista ao programa  Revista Brasília , da Rádio Nacional AM, o Secretário de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, Marcelo Lima, explica como funciona hoje o programa "Superando A Violência", criado em 2009. Somente em 2016 foram mais de três mil atendimentos.

 

Ele diz ainda que o número de casos é bem maior e, na maioria das vezes, relacionado à violência contra a mulher, "que muitas vezes dominada pelo seu marido, pelo seu companheiro, ela se sente muitas vezes acuada e dependente financeiramente... impedida de se libertar dessa situação".

 

Segundo Marcelo de Lima, devido a esta situação, foi criado o programa Superando a Violência Itinerante, que visita as comunidades.

 

Ele ressalta que as denúncias também podem ser feitas pelo telefone (61) 2104-1934 e no site www.sejus.df.gov.br

 

Com informações das Rádios EBC

Nacional Informa: Localizada caixa-preta do avião que caiu em Paraty

sex, 20/01/2017 - 15:24

Nacional Informa: Boletim de notícias veiculado de hora em hora, com duração média de até quatro minutos. É publicado na Radioagência Nacional de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (não há edições às 12h e às 13h). Horários e duração diferenciados em coberturas especiais. Produção do Radiojornalismo da EBC. Acesse aqui as edições anteriores.

Uerj adia pela segunda vez o início das aulas

sex, 20/01/2017 - 14:42

A reitoria da Uerj, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, adiou pela segunda vez a data de início das aulas em 2017. Após reunião realizada nesta quinta-feira, a direção da instituição decidiu retomar as atividades apenas no dia 30 de Janeiro.

 

Na semana passada, a Uerj já tinha adiado o início das aulas do dia 16 para o dia 23 deste mês. Entre os motivos alegados pela reitoria para o novo adimento estão o atraso dos salários de professores e servidores.

 

O não pagamento das bolsas estudantis, inclusive para os alunos cotistas. O atraso no repasse das verbas de manutenção e custeio da universidade.  E a interrupção do funcionamento do Restaurante Universitário, no Campus Maracanã, por falta de pagamento, por parte do estado, à empresa que administrava o local.  

 

A Uerj informou que ainda que a decisão não implica no cancelamento do calendário letivo do segundo semestre de 2016, que está mantido.

Nacional Informa: Mais de 90 cidades de SP ficam em atenção devido a chuvas fortes

sex, 20/01/2017 - 14:36

Nacional Informa: Boletim de notícias veiculado de hora em hora, com duração média de até quatro minutos.

 

É publicado na Radioagência Nacional de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (não há edições às 12h e às 13h).

 

Horários e duração diferenciados em coberturas especiais.

 

Produção do Radiojornalismo da EBC.

 

Acesse aqui as edições anteriores.

 

Americanos fazem vigília em Lisboa pela democracia

sex, 20/01/2017 - 14:22

Americanos vão se reunir em Lisboa hoje, a partir das 17 horas, em vigília pela democracia. O evento acontece hoje, dia da posse de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos e tem, segundo a organização, dois motivos: expressar gratidão a Obama e preocupação quanto ao futuro da política americana.

 

A vigília acontecerá no Largo do Carmo, local simbólico para os portugueses por ter abrigado a Revolução dos Cravos, em 1974, na luta contra a ditadura de Salazar.

 

Cidadãos americanos e apoiadores estrangeiros vão acender velas com intuito de “chamar atenção para a necessidade de vigilância do futuro político dos Estados Unidos e da administração do presidente eleito Donald Trump.

 

Patrick Siegler, presidente da organização Democratas estrangeiros em Portugal, reforçou que o evento pretende agradecer ao ex-presidente Barack Obama pela melhoria da situação interna dos Estados Unidos, conquistada nos últimos oito anos de sua administração.

 

Patrick disse ainda  que Obama reergueu a economia americana após a crise financeira de 2008 com 75 meses de crescimento contínuo do emprego; permitiu acesso a cuidados de saúde para milhões de pessoas; e assumiu um papel de liderança em acordos internacionais no combate ao aquecimento global.

 

Manifestações semelhantes estão marcadas para acontecer em diversas cidades do mundo, não apenas nos Estados Unidos. De acordo com nota da organização, eventos simultâneos, “alguns dos quais se opõem à ascensão da política de extrema-direita na Europa, estão planejados em Paris, Londres, Amsterdan, Berlim, Atenas, Praga e outras cidades do mundo”.

 

A estimativa da organização é de que aproximadamente 100 pessoas, de diversas nacionalidades, compareçam ao local. Os manifestantes devem encarar um frio de aproximadamente 8 ou 9 graus celsius. Hoje, em Lisboa, a temperatura mínima é de 4 e a máxima de 12 graus Celsius. Desde terça-feira, uma onda de frio chegou à Portugal e Espanha, inclusive com neve em algumas localidades.

 

No sul de Portugal, no Algarve, as pessoas foram surpreendidas ontem com a queda de pequenos flocos de neve, fenômeno que não acontecia há 63 anos.

 

Já na Espanha, o frio é tanto que algumas estradas entre Madrid e Valencia tiveram de ser interditadas devido a grande quantidade de neve. Além disso, pelo menos cinco trens tiveram que ficar parados ontem por conta da nevasca. Os passageiros foram transferidos para ônibus, para que pudessem chegar a seus destinos.

Páginas