Rei Momo recebe as chaves de Salvador

O ato simbólico marcou o início oficial da passagem dos trios

Publicado em 28/02/2014 - 05:50 Por Thaís Passos - Enviada especial do Radiojornalismo/EBC - Salvador

Abre-Alas banner

Ao som de Lepo Lepo, da Banda Psirico, o rei Momo assumiu o comando do carnaval de Salvador. Na noite dessa quinta-feira (27), no Campo Grande, ele recebeu das mãos do prefeito da capital, Antônio Carlos Magalhães Neto, as chaves da cidade. O ato simbólico marcou o início oficial da passagem dos trios elétricos em Salvador.

Este ano, foi eleito rei Momo o educador social Renildo Barbosa, 37 anos, com 1,79m de altura e 110 quilos. Na noite de estreia no carnaval, ele disse que espera muita paz, harmonia e alegria no seu reinado que vai até a Quarta-feira de Cinzas (5). “Nós temos o melhor carnaval do mundo porque aqui nasceu essa concentração de felicidade. Estamos comemorando este ano os 40 anos dos blocos afro. Essa grande história de resistência e enfrentamento ao racismo”. Também participaram da festa a rainha do carnaval Tatiana Paim, 18 anos, e as princesas Mariana da Silva Rebouças, de 23 anos, e Ana Célia Trindade, de 29.

Primeiro a entrar no Circuito do Campo Grande, a Banda Psirico desfilou sem cordas e arrastou uma multidão de foliões na pipoca (área fora das cordas de proteção). Ninguém ficou parado. “Eu amei. Pulei muito. A expectativa é que todo o carnaval seja de muita paz”, disse a dona de casa Cristina Souza. A editora Ana Cláudia da Silva gosta tanto da folia na capital baiana que há quatro anos trocou São Paulo por Salvador. “Comecei vindo no carnaval e me apaixonei pela cidade e decidi ficar de vez. Até me casei com um baiano.”

Um dos blocos mais aguardados na primeira noite do Circuito Osmar, o Alerta Geral, entrou na avenida às 22h30 e animou os foliões que gostam de samba. Em cima do trio, os cantores Dudu Nobre e Diogo Nogueira fizeram o público dançar e cantar os grandes sucessos da música brasileira. Há 20 anos, o bloco leva o samba para o carnaval de Salvador.

Além do axé e do samba, a batida dos tambores dos blocos afro fez parte da festa de abertura do circuito. A programação se estendeu até a madrugada, com 29 atrações.

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias