Exposição com 26 esculturas de Salvador Dalí chega a Brasília

Publicado em 13/04/2014 - 15:32 Por Yara Aquino - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Uma exposição inédita no Brasil com 26 esculturas do artista espanhol Salvador Dalí será aberta ao público de Brasília na próxima quarta-feira (16), na galeria da Caixa Cultural Brasília, com entrada gratuita. As peças são na maioria em bronze e foram produzidas pelo artista, principalmente na década de 70. A mostra Salvador Dalí – Esculturas, vai ficar na cidade até o dia 15 de junho.

Escultura de Salvador Dalí

As escultura são um aspecto menos conhecido da obra do pintor surrealista Salvador DalíAnna Carlota Fernández/Divulgação

Salvador Dalí foi um artista conhecido pelo seu trabalho surrealista e era considerado por muitos uma figura excêntrica. O espanhol é mais conhecido por seus trabalhos de pintura, embora também tenha produzido ilustrações para livros, litografias, desenhos para cenários e trajes de teatro, esculturas e trabalhos para o cinema. O curador da mostra, Francisco Lara Mora, explica que optou por expor apenas esculturas para trazer ao público obras menos divulgadas do artista espanhol.

“Mesmo dedicando muitas horas à pintura, ele fez de três a quatro esculturas por ano. Era como um complemento, um prazer para ele fazer coisas diferentes. E é bom divulgar o que é menos conhecido. Essa coleção, feita na década de 70, na maturidade artística de Dalí, é excepcional. São obras de muita qualidade e feitas com toda liberdade, dos temas que ele mais gostava”, disse Mora.

As obras em exposição foram selecionadas dentre a coleção de 44 esculturas da que ficou conhecido como Coleção Clot e tratam de temáticas como a mitologia clássica, iconografia cristã e temas surrealistas e históricos. Dentre as esculturas que serão expostas ao público, três têm medidas próximas a três metros. Pelas dimensões, as obras foram trazidas ao Brasil de navio.

A visitação à exposição estará aberta de terça-feira a domingo, das 9h às 21h. Em agosto, as obras serão expostas em Fortaleza e, em janeiro de 2015, no Recife, de acordo com a curadoria.

Nascido em 1904, em Figueres, na Espanha, estima-se que Salvador Dalí tenha produzido mais de 1,5 mil quadros. Uma das mais famosas obras pintadas por Dalí é A Persistência da Memória, às vezes chamada de Relógios Fundidos. O trabalho apresenta a imagem da fusão de relógios de bolso. Dalí faleceu em 1989, aos 84 anos.

Edição: Davi Oliveira

Últimas notícias