Museu comemora Dia do Índio com atividades culturais gratuitas no Rio

Publicado em 19/04/2014 - 18:27 Por Paulo Virgilio - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Museu do Índio promove desde o dia 12 de abril uma série de atividades gratuitas para marcar as celebrações do Dia do Índio (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Museu no Rio promove uma série de atividades gratuitas para marcar as celebrações do Dia do ÍndioTânia Rêgo/Agência Brasil

A comemoração do Dia do Índio atraiu na tarde de hoje (19) dezenas de pessoas, em grande parte crianças acompanhadas dos pais, ao Museu do Índio, em Botafogo, na zona sul do Rio. A programação, toda gratuita, contou com oficinas de arte e de pintura corporal indígena, além de apresentações de cantos e danças.

A novidade este ano foi a reabertura,  após um ano de obras, da biblioteca do museu, batizada com o nome de Marechal Rondon, sertanista e pioneiro na defesa do índio brasileiro. O espaço foi reaberto com a mostra A Floresta de Livros, uma pequena exposição da produção literária de autores indígenas, montada em parceria com o Departamento Cultural da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Algumas publicações são monolíngues, seja em português ou em língua indígena, enquanto outras são bilíngues.

“Para nós, esta data é parte da luta por um Brasil sem racismo, sem discriminação, tanto na questão do índio como do negro. Também é uma oportunidade para as pessoas que vêm aqui ao museu aprenderem sobre o índio pela voz do próprio índio e não por aquela visão aprendida nas escolas”, disse X'Maya, da etnia Fulni-ô, recepcionista e guia bilíngue do Museu do Índio.

Também fez parte da programação a sessão de lançamento do filme Karioka, do cineasta indígena Takumã Kuikuro, de Mato Grosso. Destinado ao público infantil, o filme retrata uma família do Parque Nacional do Xingu em visita à cidade do Rio de Janeiro.

Moradores do parque, Kaigalo e Kisuagu Regina ensinaram aos visitantes os segredos da pintura corporal de sua tribo, os kuikuros. As tatuagens, feitas à base de jenipapo, duram duas semanas antes de se apagarem.

As atividades culturais do museu pelo Dia do Índio começaram no domingo passado (12) e vão até o próximo dia 27. A instituição, vinculada à Fundação Nacional do Índio (Funai), está situada na Rua das Palmeiras, 55, em Botafogo e a programação detalhada está disponível no site www.museudoindio.gov.br.

 

Veja aqui a galeria de fotos.


Fonte: Museu comemora Dia do Índio com atividades culturais gratuitas

Edição: Juliana Andrade

Últimas notícias