Exposição Ursos Camaradas chega ao Rio para promover a paz e a integração

Publicado em 04/05/2014 - 14:16 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A exposição Ursos Camaradas Unidos – A Arte da Tolerância, aberta no dia 1º de maio na Praia do Leme, zona sul do Rio de Janeiro, atrai um número cada vez maior de cariocas e visitantes da cidade de todas as idades. Esta é a primeira vez que a mostra vem ao país, em comemoração ao Ano da Alemanha no Brasil. O público pode ver a exposição até o dia 20 de julho. Iniciativa do Consulado-Geral da Alemanha no Rio de Janeiro, a programação inclui workshops no local, no período de 25 de maio a 8 de junho, que contarão detalhes sobre a história dos "ursos amigos".

São ao todo 141 esculturas de ursos (símbolo de Berlim, capital alemã) de 2 metros de altura, representando os países reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo da mostra é promover a integração cultural, a paz e a harmonia entre os povos. Cada urso foi pintado por um artista de uma nação, utilizando elementos típicos da arte e da cultura locais. O do Brasil, denominado Tô beleza!, foi idealizado pela artista mineira Sônia Corrêa, moradora de Berlim. Ela se inspirou na variedade de cores e na diversidade da flora e da fauna brasileira para pintar o seu urso, que representa também a miscigenação do povo brasileiro.

A exposição Ursos Camaradas Unidos A Arte da Tolerância, na Praia do Leme, zona sul do Rio de Janeiro, atrai a atenção de cada vez mais cariocas e visitantes da cidade de todas as idades (Tomaz Silva/Agência Brasil)

A exposição Ursos Camaradas Unidos – A Arte da Tolerância chama a atenção de quem passa pela Praia do Leme, zona sul do RioTomaz Silva/Agência Brasil

Uma das visitantes da exposição neste domingo (4) foi Carla Chagas. “É muito atrativa, eu achei legal”, disse ela, que estava acompanhada de parentes. Norma Santos foi com o neto Diego, de 4 anos. Ao se inteirar do objetivo da mostra, Norma salientou o fato de a exposição ter sido montada no Rio perto da Copa, quando visitantes de todo o mundo virão ao Brasil para assistir aos jogos. “É muito bacana mesmo. E você vê que está unindo mesmo [as pessoas]. Está todo mundo olhando, curtindo”. O pequeno Diego também demonstrou estar encantado com os ursos. O garoto contou que, se pudesse, levaria para casa o urso dos Emirados Árabes.

Patricia Teles de Oliveira também elogiou a exposição. “A gente fica  vendo como cada país tem o seu interior e quer expor isso por meio dos ursos.”

Paulo Palhares destacou que, por meio da exposição dos ursos de Berlim, aproveitou para conhecer países. “Está sendo muito bom e o objetivo é promover a paz mundial”. Quem também gostou da mostra foi Keyla Alves Gagliazzi. “Foi uma ideia magnífica, no sentido de, além de diversão para as crianças, passar a cultura de cada país. Esse é o principal ponto”. A filha de Keyla, Stephanie, de 6 anos, também gostou dos ursos. O preferido da menina foi o urso-polar cinza e branco, o Buddy Bear Einstein, que  leva uma frase famosa do cientista nascido na Alemanha: "A paz não pode ser mantida pela força. Ela só pode ser alcançada pelo entendimento". 

O baiano Paulo Victor, pela primeira vez no Rio de Janeiro, também aprovou a mostra em plena praia. Ele elogiou, particularmente, o trabalho dos artistas de decoração dos ursos. “Achei muito lindo”.

O animal símbolo de Berlim esteve presente em 26 exposições, nos cinco continentes, antes de chegar ao Brasil. A primeira edição da mostra ocorreu em Berlim, em 2002. A exposição passou a percorrer os diversos países a partir de 2004.

Até o dia 25 de junho, os visitantes poderão enviar uma frase, foto ou desenho sobre a exposição e concorrer a uma passagem de ida e volta a Berlim, com direito a uma semana de hospedagem e a um passeio cultural por aquela cidade. As fotos e as frases só podem ser enviadas por adultos, para o e-mail ursosdeberlim@gmail.com. As crianças e adolescentes até 17 anos podem concorrer na categoria desenho. Nesse caso, os trabalhos devem ser entregues (pelo Correio ou pessoalmente) ao Consulado-Geral da Alemanha, que fica na Avenida Presidente Antônio Carlos, nº 58, centro, CEP 20.020-010.


Fonte: Exposição Ursos Camaradas de Berlim chega ao Rio para promover a paz

Edição: Juliana Andrade

Últimas notícias