Concurso escolherá projeto para o Museu da Imagem e do Som, no Rio

Publicado em 24/09/2014 - 16:17 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro
Atualizado em 24/09/2014 - 16:47

A  Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro abriu, hoje (24), as inscrições para o concurso nacional que escolherá a melhor proposta arquitetônica para o prédio do Museu da Imagem e do  Som localizado na Rua Visconde de Maranguape, na Lapa, conhecido como MIS Pro. A organização é do Departamento Rio de Janeiro, do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ). A presidenta da Fundação Museu da Imagem e do Som, Rosa Maria Araújo, disse que, além do prédio principal, o museu terá uma sede administrativa na Lapa (MIS Pro) que reunirá todo o acervo, isto é, a reserva técnica do órgão.

O acervo inclui  300 mil documentos; 50 mil fotos de fotógrafos renomados como Augusto Malta  e Guilherme Santos; coleções das cantoras  Elizeth Cardoso e Linda Batista, e do músico Jacob do Bandolim; 80 mil partituras, algumas originais da Rádio Nacional, do compositor Pixinguinha e do maestro Guerra Peixe. Também estarão sob os cuidados do MIS mais de 60 mil discos, cartazes e cartas. “Todo esse acervo vai estar digitalizado em Copacabana, mas tem que ser  preservado, guardado. Isso vai ficar na sede da Lapa, além das roupas e bijuterias da Carmen Miranda”, disse Rosa Maria.

Fachada do prédio do Museu da Imagem e do Som localizado na Lapa, centro do Rio

Fachada do prédio do Museu da Imagem e do Som, na Lapa, centro do RioTomaz Silva/Agência Brasil

Ela salientou que além de depósito geral, o MIS Pro será um local de encontro e pesquisa de profissionais, para atender técnicos e especialistas que queiram aprender a preservar documentos. “Vamos ter laboratórios para  conservação de documentos, de peças, uma sala para fazer pequenas exposições e, também, vamos nos comunicar com os outros equipamentos culturais da Lapa, que fica no corredor cultural do Rio de Janeiro”.

A coordenadora do concurso, Cêça Guimaraens, vice-presidente de Relações Socioculturais do IAB-RJ, acredita que o certame atrairá muitos escritórios de jovens arquitetos já formados, de todo o país, com registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). “O concurso tem a intenção de abrir espaço, possibilidades, para jovens arquitetos que estão iniciando na profissão”. Ela destacou que o concurso é “um campo de descobrimento de talentos”.

As inscrições permanecerão abertas até 31 de outubro, devendo os projetos ser entregues até 24 de novembro. A divulgação do escritório vencedor, que receberá R$ 50 mil de prêmio por esse estudo preliminar, ocorrerá no dia 5 de dezembro. Ele será contratado para desenvolver todos os projetos complementares, cujo valor levará em conta fatores como o custo do metro quadrado de construção, características e finalidades do edifício. Será aplicada a tabela do IAB e do CAU à época da contratação, disse Cêça. A obra, segundo ela, deve chegar perto de 4 mil metros quadrados.

 

Edição: Marcos Chagas

Últimas notícias