Festival exibe no Rio indicados à seleção para Oscar de melhor filme estrangeiro

Publicado em 26/09/2014 - 19:45 Por Paulo Virgílio - Rio de Janeiro

Sete dos filmes já indicados por seus países para concorrer à seleção dos indicados para o Oscar de melhor filme estrangeiro, entre eles o brasileiro Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, estão na programação do 16ª edição do Festival do Rio, em cartaz até 8 de outubro em cerca de 30 cinemas e espaços culturais da cidade. A lista completa dos concorrentes ao Oscar somente será anunciada em janeiro pela Academia das Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Os filmes que poderão ser vistos são: 1001 Gramas, de Bent Hamer, indicado pela Noruega; o polonês Ida, de Pawel Pawlikowski; o mexicano Cantinflas , biografia do comediante Mario Moreno e um dos destaques da mostra Foco México; o chileno Matar um Homem, de Alejandro Fernández Almendras; o canadense Mommy, de Xavier Dolan, que recebeu o prêmio do júri do Festival de Cannes deste ano; e Timbuktu, de Abderrahmane Sissako, da Mauritânia, em coprodução com a França.

Sucesso de crítica e visto por 190 mil espectadores em todo o país no primeiro semestre deste ano, Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro, terá exibição gratuita no Festival do Rio,  quinta-feira (2), às 19h, no Espaço BNDES. O filme escolhido pelo Brasil para disputar a indicação do Oscar conta a história de um adolescente cego e homossexual e dos preconceitos que ele enfrenta e ganhou o Prêmio Teddy, destinado a filmes com temática gay, no último Festival de Berlim.

Os horários e endereços das salas estão disponíveis no site http://www.festivaldorio.com.br.


Fonte: Festival exibe concorrentes à indicação para o Oscar de melhor filme estrangeiro

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias