Ministério nomeia novos membros da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura

Publicado em 21/01/2015 - 11:00 Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Para comemorar os 80 anos do autor teatral João das Neves e o Mês da Consciência Negra, o Sesc Campo Limpo-SP apresentará peças de teatro dirigidas por ele, de tema e atores negros (Divulgação/SESC)

Ministério nomeia novos membros da Comissão Nacional de Incentivo à CulturaDivulgação/SESC

O Ministério da Cultura oficializou hoje (21) o nome dos novos membros da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (Cnic). Os 21 representantes de entidades e associações de classe se dividem em sete diferentes segmentos: artes cênicas, artes visuais, audiovisual, humanidades, música, empresariado e patrimônio cultural. A relação de nomes foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (21).

Instalado em dezembro de 2007, o conselho é o órgão colegiado da estrutura do ministério responsável por propor a formulação de políticas públicas de desenvolvimento e fomento às atividades culturais em todo o território nacional.

Os 21 novos membros – sete deles titulares e 14 suplentes – terão mandato de dois anos. Entre as entidades e organizações representadas estão a Associação dos Produtores de Teatro Independente, Associação Brasileira de Circo, Rede de Produtores Culturais de Fotografia do Brasil, Sindicato Nacional dos Artistas Plásticos e a Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais.

Representando o setor empresarial, estão a Confederação Nacional das Instituições Financeiras; a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e a Confederação Nacional da Indústria. Também integrarão a comissão a Câmara Brasileira do Livro e a Associação Nacional das Livrarias, entre outras entidades.

O processo de escolha dos novos integrantes foi aberto no início de maio de 2014, com a publicação do edital que convidava as organizações culturais e empresariais a indicarem seus representantes. A lista com os nomes sugeridos pelas entidades habilitadas foi aprovada durante a última reunião do conselho, em novembro do ano passado

Edição: Denise Griesinger

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.