Nona edição da Bienal da UNE debate no Rio a língua portuguesa

Publicado em 31/01/2015 - 18:05 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro


A 9ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE) começa amanhã (1°), com atividades na Fundição Progresso, que abriga atividades culturais durante o ano inteiro, no Circo Voador e nos Arcos da Lapa, na região central do Rio de Janeiro. A meta é debater a língua portuguesa na sua brasilidade, com o tema central #VozesdoBrasil.

O evento ocorre a cada dois anos desde 1999 e é considerado o maior festival estudantil da América Latina. A coordenadora-geral da bienal, Patrícia Matos, também diretora de Cultura da UNE, informa que, em cada cidade que sedia o encontro, há a preocupação de mostrar a produção cultural e artística universitária, “além de debater temas relacionados à formação da identidade cultural do povo brasileiro”.

“A bienal vai trazer várias figuras do campo da literatura, da lingüística e da academia para fazer uma discussão sobre esse tema”. Grupos estudantis das cinco regiões brasileiras também abordarão a cultura nacional, em suas diversas linguagens. Uma equipe de 80 pessoas de todo o país, incluindo sete coordenadores de áreas artísticas e do conhecimento (música, artes visuais, literatura, audiovisual, artes cênicas, ciência e tecnologia e projetos de extensão), está na capital fluminense desde dezembro, acertando os últimos detalhes da bienal, que se estenderá até o dia  6 de fevereiro.

Patrícia disse que a expectativa é receber um público de 10 mil estudantes durante o festival. Para marcar o encerramento do evento, ocorrerá uma “culturata”, misto de cultura e passeata. “Vamos apresentar as nossas pautas, de forma irreverente”, adianta a coordenadora-geral. Os seis dias da bienal serão marcados por shows, atividades culturais e esportivas, mostras científicas, oficinas  e debates.

Mais de 1,5 mil trabalhos foram inscritos para a 9ª Bienal da UNE, de todos os estados do país. O número é recorde na história do evento, segundo Patrícia Matos. “Para nós, isso é muito feliz, porque dessa forma a gente consegue representar melhor a diversidade que tem o nosso país nessas produções.”

Segundo ela, no espetáculo de abertura, programado para amanhã, às 17h, os organizadores pretendem “trazer um pouco da reflexão que a UNE sempre fez sobre a formação histórico-cultural do povo brasileiro a partir da língua”. Será dado destaque à produção literária que marcou o país, como ocorreu  na Semana de Arte Moderna de 1922, por meio da figura do escritor Mário de Andrade. A UNE espera a participação de representantes dos ministérios da Educação e da Cultura, entre outras autoridades.

A Bienal da UNE já teve como sedes as cidades de Salvador, nos anos 1999 e 2009;  Recife e Olinda (2003 e 2013, respectivamente); São Paulo (2005); e Rio de Janeiro (2001, 2007,  2011 e, agora, 2015). A principal proposta do festival é valorizar a identidade nacional e interligar as produções juvenis de todas as regiões brasileiras, ressalta a assessoria de imprensa da entidade.

Edição: Jorge Wamburg

Últimas notícias