Bloco Embaixadores da Folia faz hoje o que pode ser seu último desfile

Publicado em 13/02/2015 - 20:36 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

banner_carnaval2015

A Sociedade Carnavalesca Embaixadores da Folia da Cidade Maravilhosa faz nesta noite (13) seu décimo quinto desfile, “e talvez o último”,  disse hoje (13) o presidente da agremiação,  Cláudio Cruz.

No ano passado, o bloco fez uma campanha na internet de crowdfunding (financiamento coletivo) para arrecadação de fundos. O objetivo, conforme expuseram diretores do bloco na ocasião do lançamento da campanha, era garantir que a sociedade carnavalesca permanecesse “firme na sua trincheira de luta pelo autêntico carnaval do Rio de Janeiro, oferecendo aos foliões a oportunidade de conhecer o carnaval que seus pais e avós ajudaram a construir e deixaram como legado”. 

A meta era conseguir R$ 30 mil, mas o total arrecadado não chegou nem à metade. “Conseguimos uma parte muito pequena do dinheiro, mas outras pessoas que não deram [na campanha] estão chegando agora aqui e contribuindo. Elas estão conosco há muitos anos e sabem do nosso trabalho. Isso aqui não é comércio. É paixão pela cultura”, disse Cláudio Cruz.

Ele informou que, na concentração do bloco, o pessoal estava “fazendo vaquinha” para pagar os 45 músicos, que receberão mais de R$ 11 mil. “Os músicos têm que receber hoje”. O presidente deu um cheque pré-datado para a próxima semana, para pagar o carro de som.

Cerveja

"Sem água não tem cerveja", diz Cruz, presidente

do  bloco,  que  tocará  quatro  marchinhas  que

falam de água Marcelo Camargo/Agência Brasil

Como hoje é sexta-feira 13, os participantes do bloco trouxeram uma kombi cheia de arruda para fazer uma limpeza geral na cidade “e o carnaval sair bonito”, informou Cruz. Como fazem tradicionalmente, os músicos abrirão o desfile tocando Cidade Maravilhosa. Diante, porém, da atual crise hídrica, farão um alerta ao governo e à população para que cuidem da água, tocando quatro marchinhas que falam da necessidade do líquido para os foliões. "E, sem água, não tem cerveja”, brincou o presidente da agremiação.

Cruz avaliou que o carnaval atualmente está ficando descaracterizado com músicas sem qualquer relação com as marchinhas e o samba. “O carnaval está ficando para Preta Gil [cantora, filha do ex-ministro da Cultura, cantor e compositor Gilberto Gil], para Beatles, para Rollings Stones. E as marchinhas e os sambas vão ser jogados fora.”

Ele lamentou que hoje, quando a agremiação comemora 15 anos de desfiles, deveria ser um dia de muita alegria, e não o sinal de encerramento do bloco. “Estou me preparando para isso, porque não vou  ficar botando meu dinheiro para encher a burra de músicos estrangeiros no meu país”.


Fonte: Embaixadores da Folia realizam talvez o último desfile da agremiação, no Rio

Edição: Aécio Amado

Últimas notícias