Oito escolas fazem a festa no Sambódromo do Rio neste sábado

Segundo dia de desfiles de escolas de samba da Série A, antigo Grupo

Publicado em 14/02/2015 - 10:44 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

 

banner_carnaval2015

O segundo dia de desfiles de escolas de samba da Série A, antigo Grupo de Acesso da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Lierj), começa hoje (14) no Sambódromo, a partir das 21h, com  o Grêmio Recreativo Escola de Samba Alegria da Zona Sul. Criada na comunidade do Cantagalo-Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, a escola apresenta o enredo Kari’Oka, com o qual fala de forma bem-humorada sobre os 450 anos da cidade, comemorados este ano.

Em seguida, vem a Acadêmicos de Santa Cruz, com o enredo O pequeno menino se tornou Grande Otelo. A terceira escola que entrará na Marquês de Sapucaí é a Inocentes de Belford Roxo, representando a Baixada Fluminense, com uma homenagem ao sambista Nelson Sargento – Samba inocente, pés no chão.

A Unidos de Padre Miguel, que caiu nas graças do público já no ensaio técnico, em 24 de janeiro, vai homenagear o escritor Ariano Suassuna com o enredo O cavaleiro armorial mandacariza o carnaval.

A quinta escola deve entar no Sambódromo à meia-noite. É a Império da Tijuca, que traz o enredo O Império nas águas doces de Oxum. A escola foi campeã da Série A em 2013.

Depois dela, é a vez da Renascer de Jacarepaguá. A escola vermelho e branca celebra Candeia! Um manifesto ao povo em forma de arte. Com o desfile previsto para começar à  1h30 de domingo (15), a Acadêmicos do Cubango fará uma viagem pela África, com o enredo  Cubango, a realeza africana de Niterói.

A oitava e última escola da Série A a se apresentar na Passarela do Samba será a Estácio de Sá. O enredo De braços abertos, de janeiro a janeiro, sorrio, sou Rio, sou Estácio de Sá! celebra a Cidade Maravilhosa.  O desfile da Estácio de Sá está programado para acabar às 3h25.  A campeã da Série A do ano passado foi a Viradouro, que desfila no grupo especial, no Sambódromo, amanhã (15).

O presidente da Lierj, Déo Pessoa, disse que a expectativa é a melhor possível para este carnaval. “Acho que carnaval já diz tudo. Quando a gente entra nessa cachaça, entra para fazer o melhor, para transformar a nossa vida em alegria, em felicidade e confraternização”.

São esperadas no Sambódromo 30 mil pessoas para assistir aos desfiles neste sábado e amanhã, incluindo os ingressos para as arquibancadas e frisas. Ainda estão disponíveis para compra ingressos no estande da Lierj, montado atrás do Setor 11 do Sambódromo, na Rua Salvador de Sá.

Déo Pessoa estima que houve melhorias, em termos de acessibilidade, na Passarela do Samba, para as pessoas com necessidades especiais, em relação a carnavais anteriores. “Tem melhorado bastante, principalmente no setor par, que é novo”. A segurança na Sapucaí é considerada positiva. Déo enfatizou que o carnaval é o evento que tem registrado menor número de ocorrências ou de atritos. Segundo ele, as pessoas mostram espírito de festa e confraternização.

O presidente da Lierj lembrou que todas as 15 escolas da Série A apresentam enredos autorais próprios, sem contar com patrocínios de outras regiões brasileiras ou instituições de outros países.

Edição: Marcos Chagas

Últimas notícias