Projeto português de difusão da arte contemporânea inaugura mostra no Rio

Publicado em 27/02/2015 - 21:12 Por Paulo Virgílio - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Um projeto português de arte contemporânea, que já percorreu cidades como Nova York, Berlim, Barcelona e Bruxelas, chegou ao Rio de Janeiro, com a exposição inaugurada hoje (27) no espaço cultural XXVinte, no bairro do Jardim Botânico, zona sul da cidade. A mostra Edições Carpe Diem exibe obras de cerca de 50 artistas plásticos de diversas nacionalidades, entre eles os brasileiros José Bechara e Tatiana Blass, a belga Jeanine Cohen  e o português Manuel Caiero.

Promover a arte contemporânea, por meio de edições que possibilitam sua comercialização a preços acessíveis, é um dos objetivos do projeto criado pelo Carpe Diem Arte e Pesquisa, sediado em Lisboa, no Palácio Pombal. Além de exposições, a instituição promove conferências, conversas com artistas, workshops e programas educativos.

O projeto conta com parcerias de agentes privados e entidades internacionais para a produção de edições limitadas de obras, apresentadas em galerias de arte de todo o mundo. “As obras têm pequeno formato e edição limitada de 30 exemplares e mais três provas de artista e são geralmente impressões fotográficas, além de serigrafias e desenhos”,  explica Bruna Latini, responsável pela curadoria da etapa carioca do tour internacional da Edições Carpe Diem. “O objetivo é atingir novos públicos e divulgar o trabalho dos artistas que integram o projeto”, ressalta.

A exposição pode ser vista de segunda a sexta-feira, com entrada grátis, das 9h às 19h. Aos sábados, das 18h às 22h30, haverá exposição de vídeos dos artistas participantes, na Rua Visconde de Carandaí, 20, no Jardim Botânico.


Fonte: Projeto português de difusão da arte contemporânea inaugura mostra no Rio

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias