Iphan torna Sesc Pompeia patrimônio cultural do país

Publicado em 06/03/2015 - 13:16 Por Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tornou hoje (6) o conjunto arquitetônico do Sesc Pompeia patrimônio cultural do país. A inclusão do complexo, projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi, na relação de bens protegidos foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.

Lina foi convidada em 1976 para projetar o centro de lazer, localizado na zona oeste da capital paulista, aproveitando os galpões de uma antiga fábrica de tambores. Para a elaboração do desenho, a arquiteta consultou a comunidade local, que já usava o espaço. As obras foram iniciadas em 1976, com inauguração em 1986.

A projetista, que também desenhou o Museu de Arte de São Paulo (Masp), conciliou as estruturas antigas com novas edificações, preservando a memória do lugar. Os blocos de concreto trazem a marca do modernismo e compõem com as estruturas de tijolo aparente dos galpões originais.

“Assim, em uma cidade entulhada e ofendida pode, de repente, surgir uma lasca de luz, um sopro de vento. E aí está, hoje, a Fábrica da Pompeia, com seus milhares de frequentadores. As filas da choperia, o Solarium-Índio do deck, o bloco esportivo, a alegria da fábrica destelhada que continua”, escreveu Lina, que morreu em 1992, sobre o uso do espaço que projetou.

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias