Festa em Maricá, no Rio, reúne índios de aldeias de três estados do país

Publicado em 25/04/2015 - 18:07 Por Paulo Virgílio - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Comemorado oficialmente no último dia 19, o Dia do Índio está sendo homenageado, neste fim de semana, em Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro, com uma festa que reúne cerca de 300 indígenas de aldeias do Rio, de São Paulo e Santa Catarina. A primeira Festa da Aldeia, com apoio da prefeitura local, foi aberta na manhã de hoje (25), na aldeia Tekoa Ka'aguy Hovy Porã (mata verde bonita, na língua tupi-guarani), situada numa restinga, na localidade de São José do Imbassaí.

Originários do Sul do Brasil, os índios tupi-guarani M'Bya ocupam área de 93 hectares na restinga desde abril de 2013, com apoio da prefeitura de Maricá. No terreno deverá ser implantado um complexo turístico, do qual fará parte a aldeia indígena, com ocas-hotéis, espaço para a venda de artesanato e comidas e um teatro de arena para apresentações de dança e música.

Os índios que vieram para a confraternização deste fim de semana são das aldeias de Ubatuba, Corcovado e Sete Barras, em São Paulo; do estado de Santa Catarina; de Angra dos Reis, na região da Costa Verde fluminense; e de outra aldeia existente em Maricá, a dos Araowy, no loteamento Morada das Águias, na Praia de Itaipuaçu. Eles se reuniram durante toda a tarde, em um encontro fechado ao público.

Neste domingo (26), a visitação será aberta ao público das 9h às 17h. A programação inclui apresentações de canto coral e de Xondar (dança do guerreiro), venda de comidas típicas, artesanato e aroca (bebida feita com água e mel).

A Festa na Aldeia é organizada pela prefeitura, e a pajé da aldeia dos M'Bya, Lídia Nunes, de 66 anos – também conhecida pelo nome indígena de Pará – diz estar satisfeita com a festa. “É tudo parente, tudo guarani. A gente fica contente, se conhece, é tudo cultura da gente”, comemora.


Fonte: Festa em Maricá (RJ) reúne índios de aldeias de três estados do país

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias