Prefeitura do Rio lança edital para seleção de quatro polos de circo

Publicado em 26/06/2015 - 18:34 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A prefeitura do Rio de Janeiro  lançou hoje (26) edital para seleção de quatro polos de circo na cidade. O projeto faz parte do Viva o Circo!, iniciativa que integra o programa maior de fomento Viva a Cultura!, da Secretaria Municipal de Cultura.

“O nosso fomento de circo era incompleto, porque fomentávamos [apenas] os espetáculos. Só que a cena circense carioca estava precisando de algo mais do que simplesmente fomentar espetáculo. Aí surgiu esse edital”, disse à Agência Brasil o secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero.

A ideia é ter instituições circenses consolidadas, já com desenvolvimento estético, artístico e até mesmo de ordem institucional, de modo a ajudar a nova geração do circo. “Ou seja: as novas companhias que estão iniciando seus trabalhos, ou precisando de um nível maior de amadurecimento do ponto de vista estético, institucional e de linguagem”, explicou o secretário.

As quatro instituições selecionadas no edital vão funcionar como aceleradoras de outras companhias, que serão escolhidas na próxima fase do projeto. “As aceleradoras selecionarão as instituições, como se fosse uma incubadora de empresas”, disse Calero.

A iniciativa tem parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que dará suporte para a institucionalização no segmento circense. De acordo com o secretário, cada aceleradora vai cuidar de três companhias de circo. “Vamos ter 12 companhias prontas para viajar pelo país, com o seu poritfólio, com o espetáculo circense pronto, com a parte institucional também resolvida, em função, justamente, dessa parceria com o Sebrae. É um projeto muito completo.”

Segundo Calero, futuramente, a ideia é aproveitar a experiência obtida com o programa para desenvolver modelos semelhantes em outras áreas, como teatro e dança, por exemplo. “Em outras linguagens das artes, de uma maneira geral." Ainda não existe, porém, uma definição nesse sentido. O secretário observou que, no circo, havia essa possibilidade concreta, devido à presença, no Rio de Janeiro, de companhias tradicionais e importantes na área circense. “Entendemos que a prefeitura tinha aí a possibilidade de criar uma coisa mais consistente a partir disso.”

O processo de seleção das aceleradoras irá de 3 de julho a 16 de agosto. No fim deste mês, será divulgado o resultado do edital. Podem participar companhias, grupos e coletivos sediados na capital fluminense, que atuem há pelo menos cinco anos na formação, produção e difusão das artes circenses. O processo deve ser concluído em seis meses, de acordo com estimativa do secretário.


Fonte: Prefeitura do Rio lança edital para seleção de quatro polos de circo

Edição: Stênio Ribeiro

Destaques EBC


Últimas notícias