Festival Anima Mundi termina no Rio e segue para São Paulo

Publicado em 16/07/2015 - 14:41 Por Flávia Villela - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Terminada a 23ª edição do festival de animação Anima Mundi, no Rio de Janeiro, a equipe segue hoje (16) para São Paulo, onde se apresentará pela décima quinta vez. Os organizadores do Anima Mundi estimam que mais de 100 mil pessoas tenham participado do evento no Rio, nos seis dias do festival.

Esta será a primeira vez que a edição paulista – na Cinemateca Brasileira e no Cine Caixa Belas Artes – terá a mesma versão exibida no Rio, de forma completa. Lá, também haverá entrega dos prêmios de júri popular, com os votos paulistas e a entrega do Prêmio Publicidade Animada – novidade deste ano.

O anúncio dos prêmios do júri profissional e do júri popular do Rio de Janeiro ocorreu na cerimônia de encerramento do festival, na noite de ontem (15). O filme britânico Shaun, o Carneiro, de Mark Burton e Richard Sarzack, foi eleito o melhor longa-metragem. O prêmio de melhor curta ficou com o norte-americano Animator vs. Animation IV, de Alan Becker. O grande prêmio de curta-metragem foi para Dissonance, do alemão Till Nowak; o melhor curta infantil foi O Presente, de Jacob Frey, da Alemanha; e o melhor curta brasileiro, Até a China, de Marão.

Foram mais de 450 animações, além de palestras, workshops, oficinas, mostras e retrospectivas especiais, entre outras atrações. Neste ano, o festival mudou de local, saindo do Centro Cultural Banco do Brasil, no centro da cidade, e passando para a Cidade das Artes, na Barra da Tijuca.

O prêmio Melhor Direção de Arte foi para o filme brasileiro Castillo y el Armado, de Pedro Harres, que também ganhou o Prêmio Canal Brasil de Curtas. Mese (conto), de Attila Bertóti, da Hungria, ganhou o prêmio Melhor Roteiro; e o russo We Cant Live Without Cosmos, de Konstantin Bronzit, ficou com o prêmio Melhor Técnica de Animação.


 

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias