Crimeia esquece política e atrai turismo com festival de jazz até domingo

O primeiro-ministro da República da Crimeia, Sergey Aksenov, disse que

Publicado em 28/08/2015 - 17:20 Por Karina Cardoso - Enviada Especial da Rádio Nacional FM Brasília* - Koktebel (Crimeia)

Festival Jazz

Jazz é atração na Crimeia neste fim de semana Karina Cardoso/Agência Brasil

O primeiro-ministro da República da Crimeia, Sergey Aksenov, não se pronunciou hoje (28), durante a  conferência de abertura do Koktebel Jazz Party, sobre a instabilidade política que envolve a península desde sua incorporação à Rússia, em março do ano passado.

Aksenov apenas ressaltou que a Crimeia não está em situação de violência e que festivais como o de Koktebel são fundamentais para atrair o turismo e transformar a república autônoma em referência cultural da Rússia.

“As autoridades da República apoiam plenamente este festival, que é de grande importância para a Crimeia. Não tenho dúvida de sua utilidade para o nosso turismo. Além disso, permite que artistas possam mostrar o seu trabalho”, ressaltou o primeiro-ministro.

Em 16 de março do ano passado, 93% da população decidiram, por meio de referendo, a separação da Crimeia da Ucrânia e a consequente integração da península à Rússia. Após o referendo, os legisladores da Crimeia votaram formalmente a separação da Ucrânia e o pedido para fazer parte da Federação Russa. A legitimidade da votação, no entanto, foi rejeitada pelo governo ucraniano e por parte da comunidade internacional.

Apesar das questões políticas, durante a conferência, o primeiro-ministro Acksenov falou apenas sobre a importância do festival internacional para a cultura da Crimeia e disse que apoia “o trabalho e o desenvolvimento de instituições de ensino de música na Crimeia, sobretudo do jazz”.

Desde a reunificação, a Crimeia tem se tornado um dos destinos mais populares para os turistas russos, satisfeitos com a atual situação da península. O Koktebel Jazz Party vai até domingo (30) e reúne importantes nomes do jazz e do blues clássico e contemporâneo.

Origem do festival

O Koktebel Jazz Festival começou em 2003 na tentativa de reviver o status de Koktebel como o centro cultural da região. Com o slogan "Jazz dos Cinco Continentes", o festival propõe unir todo o mundo por meio da música. O festival já recebeu apresentações de artistas como De-Phazz, Stanley Clarke, Billy Cobham, Nino Katamadze e Us3.

Neste ano, entre as atrações estão o saxofonista russo Igor Butman, o trompetista cubano e radicado nos Estados Unidos Arturo Sandoval, o saxofonista americano Gary Bartz, a banda alemã De-Phazz, e o guitarrista inglês Will Johns, entre outros.

Ao lado de nomes conhecidos, o festival também dá espaço a jovens grupos que são escolhidos por meio de votação do público para se apresentarem do evento.


* A repórter viajou a convite da Agência de Notícias da Rússia (Rossiya Segodnya International Information Agency)

Edição: Jorge Wamburg

Últimas notícias