Mitos indígenas motivam contação de histórias e palestra na Caixa Cultural de SP

Publicado em 20/09/2015 - 13:09 Por Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

A lenda guarani do Urutau será narrada em libras (língua de sinais) e em português na Caixa Cultural de São Paulo, como parte da programação da 9º Primavera dos Museus. A contação de histórias sobre a origem do pássaro que dorme durante o dia e canta em tom de lamento durante a noite está programada para os dias 22 e 24 de setembro. “A gente vai contar essa história através do ponto de vista do povo guarani”, destaca a gerente do centro cultural, Sônia Regina da Silva.

Também está em sintonia com o tema da Primavera deste ano - Museus e Memórias Índígenas – a palestra que será ministrada no dia 26 de setembro pelo professor Roger Muniz. “Nesse bate-papo, as pessoas vão conhecer um pouquinho sobre as concepções, sobre a criação do mundo, astronomia, relação com o clima, meio ambiente, tudo isso relatado pelos mitos indígenas; o que tem de diferente e de semelhante entre os grupos, os principais personagens e as suas relações com a natureza”, detalhou Sônia.

A própria história do prédio que abriga o centro cultural está incluída na programação. Em alguns dias da Primavera dos Museus na capital paulista, o público será recepcionado por monitores trajando figurinos lembrando a época de construção do edifício (1939). Localizado na Praça da Sé, centro da capital paulista, o imóvel abrigou a sede da Caixa Econômica Federal. Atualmente, o sexto andar está preservado e tem um museu sobre a história do banco público.

A construção da cidade a partir do ponto de vista de seus moradores, incluindo as comunidades indígenas, será tema do workshop do Grupo Garapa, ao longo da semana. “Dentro das histórias da cidade, a gente têm o ponto de vista de diferentes grupos que hoje convivem. E a gente também tem o ponto de vista de como os grupos indígenas hoje fazem parte da construção dessa memória urbana”, ressalta a gerente do centro.

A Primavera de Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus. Neste ano, serão promovidos 2,4 mil eventos em 393 municípios homenageando a diversidade cultural dos mais de 200 povos indígenas que vivem no território nacional. Ao todo, 809 insituições participam da programação, com exposições, visitas guiadas, espetáculos, oficinas, e palestras.

A programação completa da Primavera pode ser vista na página do Ibram.

Edição: Juliana Andrade

Últimas notícias