Campanha de incentivo à leitura mobiliza 427 cidades pelo país

Publicado em 01/10/2015 - 17:39 Por Akemi Nitahara - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Uma maratona de 12 horas seguidas de leitura marca neste 1º de outubro a campanha Dia de Ler. Todo Dia!. Ações estão acontecendo em 427 cidades de 26 estados. Participam secretarias municipais de Cultura, escolas, bibliotecas e instituições religiosas. Espaços de lazer como praças e parques foram outros locais escolhidos para a mobilização.

A campanha nacional foi lançada há dois meses pela Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri, cidade da Grande São Paulo, que fez a primeira edição do Dia de Ler. Todo dia! em abril. De acordo com a coordenadora de divulgação da secretaria, Simone Trino, o evento municipal pretendia alcançar 40 mil pessoas, mas mobilizou 93 mil, o que corresponde a cerca de um terço da população da cidade. Entre os atos, policiais rodoviários promoveram uma blitz de leitura em um pedágio da Rodovia Castello Branco.

“Barueri tem no seu plano de governo o incentivo à leitura, uma das metas é transformar a cidade numa cidade de leitores. Aqui nós temos 11 bibliotecas e várias ações de incentivo à leitura, por isso fizemos o Dia de Ler. Todo dia!, para atrair um número maior de moradores da cidade e pessoas que trabalham ou que passam por aqui. São 273 mil habitantes”.

Durante a mobilização para os eventos de hoje, foi criado um blog e contas nas redes sociais para tirar dúvidas das cidades participantes e troca de informações e ideias. Simone explica que na mobilização vale qualquer tipo de leitura. “O que a gente incentiva é a leitura. A gente fala que no Dia de Ler. Todo dia! vale tudo. Vale ler livro, um trecho dele, vale ler poema, cordel, poesia, bula de remédio, o que vale é ler”.

“[Ler] É importante para o desenvolvimento individual de cada um. Melhora o discurso, melhora a escrita. A pessoa quando entende os seus direitos ela também entende os seus deveres. E ela só consegue isso através da leitura”, acrescentou.

A secretaria vai reunir os relatos enviados pelas prefeituras até amanhã para fazer o balanço do alcance da mobilização pela leitura.

Edição: Aécio Amado

Últimas notícias