Festival traz ao Rio um panorama contemporâneo das artes cênicas

Publicado em 09/10/2015 - 22:40 Por Paulo Virgilio - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro


O Tempo Festival, um dos mais importantes eventos no calendário cultural do Rio de Janeiro, chega à  6ª edição, ocupando a partir de hoje (9) e até o próximo dia 18, diversos espaços da cidade, com espetáculos que investigam as diferentes formas de criação nas artes cênicas e suas múltiplas plataformas: são mais de 20 peças, performances, instalações e leituras que, em sua maior parte, buscam um olhar crítico e ao mesmo tempo lúdico sobre a sociedade contemporânea.

Com proposta temática a cada edição, o festival tem este ano, como fio condutor, a força do diálogo e lança a questão: qual o tempo da reflexão e qual o tempo da ação? “Teatro é diálogo”, diz Bia Junqueira, uma das diretoras do festival, juntamente com César Augusto e Márcia Dias. Segundo Bia, estabelecer um diálogo com a plateia é uma característica do festival, “principalmente nos espetáculos que levamos às comunidades com a preocupação de formar plateias”.

Para estimular a formação de plateia e o contato do público com diferentes concepções das artes cênicas, os espetáculos têm ingressos a preços populares, de até R$30, ou são gratuitos, como é o caso dos encenados na quadra da Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha, na zona sul, e na Lona Cultural Municipal Herbert Vianna, no Complexo da Maré, na zona norte.

A atração que abre o festival, na noite desta sexta-feira no Teatro Carlos Gomes, é Puzzle, espetáculo que o carioca Felipe Hirsch criou para a Feira do Livro de Frankfurt, em 2013. No espetáculo, O diretor propõe um quebra-cabeça lítero-teatral, a partir de uma seleção de textos, que mergulha no caos humano e social do país.

Os espetáculos, tanto nacionais como estrangeiros, são selecionados pela curadoria pelos critérios de contemporaneidade e ineditismo no Rio de Janeiro. Entre as atrações internacionais, estão Procurando Paul, do coletivo Wunderbaum (Holanda); Por favor, continue (Hamlet), dos diretores Roger Bernat (Espanha) e Yan Duyvendak (Suíça), e Tarde de Ventania, da Cie Non Nova (França), além de leituras dramatizadas de importantes textos de dramaturgos contemporâneos espanhóis.

Para o Dia da Criança, na segunda-feira (12), o festival preparou uma programação gratuita especial na quadra dos Acadêmicos da Rocinha: o Dance Rocinha!, que começa às 13h e tem atividades até 20h30.

A programação completa pode ser consultada no site www.tempofestival.com.br .

Edição: Jorge Wamburg

Últimas notícias