Poeta israelense e escritor francês participam de debate na Flupp

Publicado em 04/11/2015 - 22:10 Por Akemi Nitahara – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O poeta israelense Ronny Someck, que fez uma sessão de leitura de poemas em hebraico no começo da tarde, e o romancista francês Caryl Férey, que participou do debate A Vida Pulsa nas Ruas, foram as principais atrações de hoje (4) da Festa Literária das Periferias (Flupp), que ocorre nos morros Chapéu Mangueira e da Babilônia, na zona do sul do Rio. 

Rio de Janeiro - Crianças da comunidade escolhem livros na abertura da quarta edição da Festa Literária das Periferias (Flupp) (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Crianças da comunidade escolhem livros na abertura da quarta edição da Festa Literária das Periferias (Flupp) Tomaz Silva/Agência Brasil

Outra participação esperada, a do jornalista Glenn Greenwald, foi cancelada. Greenwald foi responsável pela divulgação das informações da Agência Nacional de Segurança Americana, vazadas pelo analista de sistemas e consultor da agência Edward Snowden.

O professor de literatura Moacir Amâncio, que traduziu o livro Carta a Fernando Pessoa, de Ronny Someck, falou de sua primeira participação na festa literária e da presença Someck no evento. “Eu já conhecia a Flupp, mas nunca tinha vindo. Quando me perguntaram sobre ele, falei que o Ronny é uma pessoa para participar da Flupp, porque ele tem uma experiência, ele trabalha com jovens marginalizados. Quando eu traduzi o nome do evento para o hebraico, ele gostou na hora. Houve uma empatia do público com ele. Ele é professor também dessa faixa. Ele chegou aqui no morro e disse 'gostei da atmosfera'”.

As duas primeiras eliminatórias do 2º Rio Poetry Slam, o desafio internacional de poesia ocorreram nesta quarta-feira. Mais duas eliminatórias estão previstas para amanhã. Na sexta-feira, os melhores poetas, de acordo com o juri escolhido na hora entre pessoas do público, se enfrentam na semifinal. A final da competição de poesia será no domingo, às 20h.

Está previsto também para amanhã o debate sobre o empoderamento da mulher da favela, com Raquel de Oliveira e Eliana Sousa. Outro tema em debate será a importância das culturas das periferias na contemporaneidade, com George Yúdice e Leila Lehnen. Na sexta-feira, o debate com Willis From Tunis e Jarid Arraes vai tratar as relações entre o cordel e o quadrinho e, à noite, Jean Willys e Enrique Coimbra vão falar sobre homossexualidade. No sábado, Amyr Klink e Marcos Simeoni conversam sobre as aventuras em alto-mar e o combate à poluição dos oceanos.

Edição: Aécio Amado

Últimas notícias