Domício Proença Filho é o novo presidente da Academia Brasileira de Letras

Publicado em 03/12/2015 - 20:31 Por Paulo Virgílio – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O professor e escritor Domício Proença Filho é o novo presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele foi eleito na tarde de hoje (3), em sessão realizada no Petit Trianon, sede da instituição, no centro do Rio, por unanimidade dos votos dos 40 acadêmicos, e vai substituir no ano de 2016 o poeta, ensaísta, crítico literário e tradutor Geraldo Holanda Cavalcanti, que dirigiu a ABL nas duas últimas gestões.

Carioca, nascido em 1936, Domício Proença Filho é o segundo negro a presidir a academia, depois do fundador Machado de Assis. A chapa que ele encabeça também traz uma novidade, a presença de duas mulheres, ambas ex-presidentes da Casa, as escritoras Nélida Piñon, secretária-geral, e Ana Maria Machado, primeira-secretária. Os demais integrantes são os acadêmicos Merval Pereira, segundo secretário, e Marco Lucchesi, tesoureiro.

Autor de 65 livros, entre obras didáticas, de crítica e ensaio, poesia e ficção, Domício Proença Filho viveu sua infância e adolescência na Ilha de Paquetá, onde fêz o curso primário numa escola pública.  Depois, cursou o ginasial e o clássico no Colégio Pedro II e se formou em Letras Neolatinas pela Faculdade Nacional de Filosofia, da então Universidade do Brasil, hoje UFRJ.

Professor emérito e titular da cadeira de literatura brasileira  na Universidade Federal Fluminense (UFF), hoje aposentado, Proença Filho lecionou ainda em outras universidades cariocas e ministrou cursos de literatura brasileira em universidades estrangeiras. Também produziu programas para o Serviço de Radiodifusão Educativa do Ministério da Educação (MEC) e criou projetos culturais, como a Bienal Nestlé de Literatura.

Na ABL, ocupa a cadeira 28, para a qual foi eleito em 2006, sucedendo ao acadêmico Oscar Dias Corrêa.

Após o anúncio dos eleitos, os votos foram incinerados, como manda a tradição da Casa. A posse da nova diretoria da ABL será no próximo dia 17, às 17h, também no Petit Trianon.


Fonte: Domício Proença Filho é o novo presidente da Academia Brasileira de Letras

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias