Mostra nascida via Instagram retrata cotidiano de países de língua portuguesa

Publicado em 16/12/2015 - 21:58 Por Paulo Virgílio - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Uma iniciativa nascida informalmente na rede social Instagram deu origem a um projeto pioneiro de documentação fotográfica que agora resulta em uma exposição, inédita no mundo, inaugurada na noite de hoje (16), no Rio de Janeiro. A mostra itinerante @NossaLingua, aberta no Centro Carioca de Design, traz 100 fotos produzidas por profissionais e amadores que retratam o que une e o que diferencia o cotidiano dos países de língua portuguesa – Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Macau e Timor Leste. 

A exposição também exibe cenas inéditas do filme NossaLíngua.doc, documentário que será lançado no primeiro semestre de 2016. Além de relatos de falantes do português nos vários países, cada um mostrando o uso que fazem do idioma em seu cotidiano, o filme tem entrevistas dos escritores Mia Couto (Moçambique), José Luiz Peixoto (Portugal), Mário Lúcio (Cabo Verde) e Bráulio Tavares (Brasil).

“O projeto nasceu com o objetivo de usar o Instagram para fazer a conexão com os países que falam a nossa língua. Somos mais de 240 milhões de falantes do português e pouco nos conhecemos”, conta a produtora cultural Luciane Araújo, idealizadora do NossaLíngua. “Resolvemos lançar na rede dez missões fotográficas, com temas variados e universais. Através desses temas, conseguimos levantar um painel de cada um desses países”, explica.

Os temas são Terra, Casa, Trabalho, Fé, Festa, Gente, Lazer, Raiz e Palavra. Em apenas três meses, o resultado foi surpreendente: uma galeria virtual com quase 17 mil imagens.

“Criamos um corpo de curadores em cada um dos países, que selecionou dez imagens de cada missão, totalizando as 100 fotos da exposição”, conta Luciane. São 68 os autores das fotos selecionadas pelo projeto e que também integram um livro lançado hoje (16), na abertura da mostra.

A exposição itinerante fica no Rio até 5 de janeiro e depois viaja pelo Brasil e por outros países de língua portuguesa. A agenda dos próximos locais da exposição, no entanto, ainda não está definida, diz Luciane Araújo. O projeto conta com o patrocínio do IRB Brasil RE e do Ministério da Cultura e apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro.

A exposição @NossaLingua tem entrada gratuita e pode ser visitada de segunda-feira a sábado, das 12h às 19h. O Centro Carioca de Design fica na Praça Tiradentes, 48, no centro do Rio.

 


Fonte: Mostra nascida via Instagram retrata cotidiano de países de língua portuguesa

Edição: Nelio Neves de Andrade

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias