Procissão Marítima de Ano Novo reúne 500 barcos em Angra dos Reis

Publicado em 01/01/2016 - 17:09 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Quinhentos barcos de todas as partes do Brasil participam hoje (1º) da tradicional Procissão Marítima de Angra dos Reis, município situado na Costa Verde fluminense. Essa é a 38ª edição do evento, que ocorre sempre no primeiro dia do ano e é considerado a maior festa náutica do estado do Rio de Janeiro. Na edição do ano passado, participaram mais de 400 embarcações.

Em 2016, os barcos disputam prêmios no total de R$ 55 mil, nas categorias alegoria, animação e originalidade, e concorrem ainda ao prêmio especial em homenagem ao diretor de televisão José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, idealizador da festa, que completou 80 anos de idade em novembro do ano passado. A premiação está prevista para as 21h, no Cais de Santa Luzia. Os barcos saíram da Praia das Flechas, na Ilha da Gipóia, pela manhã, e têm chegada prevista na Praia do Anil.

A Procissão Marítima 2016 é organizada pela Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra) e tem apoio operacional da Marinha do Brasil, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil do município.

Programação cultural de Angra

Angra dos Reis divulgou o seu calendário principal de eventos de interesse turístico e cultural para 2016. A relação das atividades foi coordenada pela TurisAngra, com apoio da Fundação de Cultura (Cultuar). Em janeiro, por exemplo, o destaque serão as comemorações dos 514 anos do município, que vão de 5 a 10 de janeiro.

A procissão de Iemanjá abre os festejos de fevereiro, no dia 2, antes do carnaval, que irá de 4 a 9 daquele mês. Março é o mês da Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis (Fita), no período de 4 a 20, precedendo a Semana Santa, que ocorrerá entre os dias 25 e 28. Em maio, entre as diversas atividades programadas, está a Festa do Divino, no período de 6 a 15, e o Festival Gastronômico de Moqueca da Baía da Ilha Grande, de 25 de maio a 5 de junho.

O arraial da cidade acontecerá nos dias 24 a 26 e 29 a 31 de julho, no centro. Antes, com início no dia 1º de julho, começará o Circuito Angra Gastronômica, que irá até o dia 3 do mês seguinte. Agosto será dedicado à cultura e celebrará também a capoeira, na Vila do Abraão. Setembro marcará a 48ª edição dos Jogos Militares, no Colégio Naval.

O Dia Nacional de Cultura e o Dia da Consciência Negra serão o destaque em novembro. Para dezembro, estão previstos os eventos Encantos de Natal e Natal Ecológico, entre os dias 10 e 25 desse mês, abrindo os preparativos para o próximo réveillon.


Fonte: 500 barcos participam da Procissão Marítima de Ano Novo, em Angra

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias