Morre no Rio o ator e militante do movimento negro Antônio Pompêo

Publicado em 05/01/2016 - 19:33 Por Paulo Virgílio - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Morre no Rio o ator e militante do movimento negro Antônio Pompêo (Divulgação/Fundação Palmares)

O ator Antônio Pompêo foi encontrado morto

na casa dele  Divulgação/Fundação Palmares

O ator e artista plástico Antônio Pompêo, de 62 anos, foi encontrado morto na tarde de hoje (5) em sua casa, no bairro de Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro. A Polícia Militar, que achou o corpo, não informou a causa da morte do ator.

Paulista da cidade de São José do Rio Pardo, nascido em 1953, Antônio Pompêo estreou no cinema em 1976, no filme Xica da Silva, de Carlos Diegues. Atuou em mais 11 filmes, entre os quais Quilombo (1984), também de Diegues, e O Xangô de Baker Street (2001), de Miguel Faria Jr. Na televisão, participou de 24 novelas e minisséries, a partir de 1975. A última aparição foi em Balacobaco, na TV Record, em 2012.

Militante do movimento negro, Pompêo foi presidente do Centro de Documentação e Informação do Artista Negro (Cidan) e diretor de Promoção, Estudos, Pesquisas e Divulgação da Cultura Afro-Brasileira, da Fundação Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura.

Em seu perfil no Facebook, a atriz Zezé Motta, que contracenou com o ator em Xica da Silva, destacou o papel de Pompêo em defesa da cultura afro-brasileira. “A dor é grande! Descanse em paz, meu amigo”, escreveu a atriz na rede social.


Fonte: Morre no Rio o ator Antônio Pompêo, também militante do movimento negro

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias