Campanha em Manaus combate abuso e exploração de crianças no Carnaval

Publicado em 04/02/2016 - 00:16 Por Bianca Paiva - Correspondente da Agência Brasil - Manaus


banner_carnaval_2016

 

Com o tema “Brinque o Carnaval, Sem Brincar com os Direitos da Criança e do Adolescente”, foi lançada na noite dessa quarta-feira (3), em Manaus, uma campanha para inibir o abuso e a exploração sexual de menores de idade durante a folia. A cerimônia ocorreu na quadra da Escola de Samba Reino Unido da Liberdade. As ações da campanha vão ser promovidas no sambódromo e começam na sexta-feira (5) durante o desfile das escolas de samba dos grupos de acesso A e B.

“Nós estaremos distribuindo uma farta folheteria para as pessoas que estiverem no sambódromo. Estaremos com três equipes todas as noites na frente do sambódromo e nas duas laterais. Teremos uma base para atendimento emergencial de alguma situação e vamos, no caso de encontrar indícios ou suspeita, imediatamente acionar a Polícia Militar, que já está a postos para tomar os procedimentos cabíveis: a prisão do agressor e a proteção da criança, é claro”,  disse a secretária de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Amazonas (Sejusc), Graça Prole.

Campanha em Manaus combate abuso contra crianças

“Brinque o Carnaval, Sem Brincar com os Direitos da Criança e do Adolescente” é tema de campanha em Manaus - Bianca Paiva/Agência Brasil

Graça também orienta os pais e responsáveis a evitarem situações que possam deixar as crianças e adolescentes vulneráveis. “Nosso apelo é realmente para as famílias para que assumam a responsabilidade pelo zelo, pela proteção e pelo controle da sua prole, com todos os cuidados que devem ser mantidos para que esses direitos sejam garantidos e todos nós, assim como todas as famílias, brinquemos o carnaval em paz”.

Presente no lançamento da campanha, o coordenador do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) na Amazônia, Unai Sacona, destacou a importância de unir esforços para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. “Nós estamos aqui para nos unir aos esforços do município para proteção integral das crianças e dos adolescentes durante esse carnaval, onde todo mundo tem que curtir, que passar bem, mas tem que ser com paz e segurança para nossas crianças”

A campanha vai atuar também no sábado (6), durante o desfile das escolas de samba do grupo especial de Manaus, que começa às 20h, e na segunda-feira (8) no Carnaboi, a partir das 18h30. Os dois eventos vão ser feitos no sambódromo.

Conforme a Portaria 001/2016 do Tribunal de Justiça do Amazonas, menores de idades não poderão estar desacompanhados nos eventos de carnaval. Também não será permitida a entrada em festas noturnas de crianças com menos de 12 anos, mesmo acompanhadas.

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias