Você está aqui

Carnaval de Salvador homenageará 50 anos da Tropicália em 2017

  • 09/02/2016 20h26publicação
  • Salvadorlocalização
Sayonara Moreno – Correspondente da Agência Brasil

banner_carnaval_2016

Este ano, o Carnaval do Pelourinho, em Salvador, celebra os 100 anos do samba, mas o Governo da Bahia, responsável pela organização da folia no centro histórico da capital baiana, já divulgou o tema do ano que vem. Será uma homenagem aos 50 anos da Tropicália.

O Governador da Bahia, Rui Costa, anunciou a novidade em seu perfil oficial no Twitter. Segundo ele, é uma honra artistas baianos terem participado de um dos movimentos culturais mais importantes dos anos 60.

“Que baiano não se sente honrado ao ver que nossos artistas marcaram para sempre a cultura do nosso país? Como é bom ter nascido na terra-mãe de mudanças, de poesia, inteligência, de liberdade. Por tudo isso e muito mais, vamos fazer uma linda homenagem à Tropicália no Carnaval do Pelô em 2017”, postou.

A Tropicália, ou Tropicalismo, foi um movimento vanguardista que misturou manifestações tradicionais da cultura brasileira à nova estética, entre 1967 e 1968. No espaço musical, o movimento se revelou de forma mais intensa, com artistas como Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Torquato Neto, Os Mutantes e Tom Zé.

O governo baiano também anunciou que pretende firmar mais parcerias e ampliar o número de atrações sem cordas nos circuitos Dodô e Osmar, espaços tradicionais da folia do carnaval soteropolitano.

Edição: Wellton Máximo