BNDES seleciona 20 projetos para patrocínio cultural

Publicado em 12/02/2016 - 17:10 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Dezesseis eventos musicais e quatro literários, com início previsto entre março e agosto, foram selecionados para receber patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A informação foi divulgada hoje (12) pela instituição.

Os projetos selecionados passarão ainda por etapas de análise e contratação, nas quais serão definidos valor do patrocínio e contrapartidas necessárias, entre outros itens do edital, de acordo com a assessoria do banco.

Para os projetos de música, o patrocínio terá foco em instrumental e clássica. Entre os projetos contemplados nessa área, destaca-se a Brics Conductorless Symphony Orchestra, que é uma orquestra sem maestro, integrada por músicos de países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e que se revezam na liderança da banda.

Segundo o BNDES, o projeto é símbolo da cooperação entre os membros do bloco. O grupo já se apresentou em cidades como Moscou e Rio de Janeiro.

Também foram selecionados na área musical o 5º Festival de Música Barroca de Alcântara (MA), o 36º Festival Internacional de Música de Londrina (PR), a Programação Musical de Concertos e Operas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Mostra Brasil Musical, entre outros projetos.

Na parte de literatura, terão patrocínio do BNDES neste período a 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo (SP), a Feira Literária da Periferia do Rio de Janeiro (FLUPP 2016), a 16ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto (SP) e a Bienal da Floresta e do Livro e Leitura (AC). Para o BNDES, esses eventos contribuem para a difusão do livro e da leitura e para o fomento da produção editorial nacional.

As inscrições para o próximo período da chamada pública de patrocínio serão iniciadas em abril. A próxima seleção vai contemplar projetos com início entre setembro deste ano e fevereiro de 2017.

Edição: Luana Lourenço

Últimas notícias