Concurso de Minicontos premia autores a partir de 12 anos de idade

Publicado em 06/03/2016 - 14:14 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Cidadãos fluminenses a partir de 12 anos de idade podem participar da segunda edição do Concurso de Minicontos, lançado esta semana pela Superintendência da Leitura e do Conhecimento da Secretaria Estadual de Cultura (SEC) do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento e Gestão.

Não há limite máximo de idade para concorrer, afirmou a superintendente da Leitura e do Conhecimento da SEC, Vera Schroeder. “Qualquer pessoa - jovem ou adulta - pode se inscrever”. As inscrições começam no próximo dia 10 e se estendem até 11 de abril. Elas podem ser feitas em qualquer unidade da rede de Bibliotecas-Parque ou no portal da secretaria. “As inscrições são abertas e gratuitas”, acrescentou a superintendente.

O concurso está aberto tanto para pessoas que já participam das atividades na rede de Bibliotecas-Parque, quanto para as que ainda não conhecem o trabalho ali desenvolvido. Para preparar os candidatos, a superintendência está oferecendo, até o início de abril, oficinas gratuitas de escrita com a mestra em literatura e mediadora de leitura Maria Antonieta Sampaio. As atividades acontecerão em todas as bibliotecas, com vagas limitadas a 20 alunos por turma, informou Vera Schroeder. Para se inscrever, os interessados devem procurar as unidades em que pretendem cursar as oficinas. A programação pode ser acessada no e-mail concursominicontos@cultura.rj.gov.br ou por telefone 2216-8500, ramais 244 e 245.

Segundo Vera Schroeder, as oficinas são preparatórias e “servem de estímulo para que as pessoas de fato se inscrevam e comecem a redigir histórias, contos, a partir de experiências próprias ou de leituras que já vêm sendo feitas com a literatura disponível no nosso acervo”. Ela lembrou que muitos jovens sentem um pouco de medo de se aproximar do livro e da leitura. Daí, as ferramentas que a superintendência vem criando de escrita criativa e o próprio concurso de minicontos servem para mostrar que “cada um de nós já é um autor, já escreve ou elabora pensamentos acerca de si e do mundo. Isso é algo extremamente importante na constituição do cidadão”.

Como o tema dessa segunda edição do concurso é “Minicontos de Verão – Escritos Mínimos, Quentes Histórias”, os concorrentes poderão desenvolver narrativas sob a forma de suspense ou romance, por exemplo. A ideia, disse Vera, é que eles possam criar os contos a partir do dia a dia do verão, do calor, da praia. Devido à proximidade da abertura da Olimpíada, programada para agosto, a expectativa é que haja destaque também para o desafio de romper limites.

O resultado do concurso será divulgado no dia 3 de maio, com a premiação ocorrendo no dia 7 desse mês, na Biblioteca-Parque de Niterói. As nove melhores histórias e seus criadores receberão kits com 20 livros cada, selecionados pela SEC, “para que possam formar suas próprias bibliotecas”.

Vera Schroeder afirmou ainda que são raras as pessoas que frequentam as Bibliotecas-Parque e têm livros ou podem comprar obras literárias para ter em casa. Por isso, ela vê o prêmio como um estímulo para que essas pessoas comecem a entender a importância de ter acesso à leitura e domínio de um código, para poder fazer uma leitura crítica de mundo. No final do ano, está prevista uma premiação para os melhores contos de 2016, cujos autores receberão bolsas de criação literária.

No ano passado, o concurso premiou 40 trabalhos de jovens escritores, que contaram casos de mistério elaborados a partir do tema Escritos Mínimos, Tensas Histórias. Nesta segunda edição do concurso, a novidade é que os candidatos serão divididos em três categorias, de acordo com a faixa etária: de 12 a 15 anos, de 16 a 25 anos e de 25 anos em diante. Cada categoria terá três vencedores, informou a assessoria de imprensa da SEC.

Edição: Denise Griesinger

Últimas notícias