Abertura do São João no Recife leva sanfoneiros e forró ao palco do frevo

Publicado em 16/06/2016 - 22:49 Por Sumaia Villela - Correspondente da Agência Brasil - Recife

Palco nacional do frevo, o Recife Antigo, bairro histórico da capital pernambucana, foi tomado na noite de hoje (16) pelo ritmo genuíno das festas juninas: o forró. Dezenas de músicos tocaram simultaneamente pelas ruas da cidade marcando a abertura dos festejos de São João.

A festa começou na Rua da Moeda e seguiu em caminhada até a Praça do Arsenal. Os sanfoneiros lideravam o cortejo de músicos. Na terra de Luiz Gonzaga, a sanfona é rainha. O pernambucano é o ícone mais ilustre da tradição forrozeira de estado, mas não é o único. Cícero Gonçalves da Costa, o Cícero da Sanfona, 75 anos, do município de Paulista, perdeu as contas de há quantos anos toca o instrumento, mas leva na lembrança o carinho e a proximidade com mestres da família de Gonzagão. “Eu conheci o pai do Luiz Gonzaga. Ele já estava doente. Agora o irmão dele, Severino Januário, era muito meu amigo”.

Cícero da Sanfona, 75 anos, conhecido por tocar a sanfona apoiado no topo da cabeça

Cícero da Sanfona, 75 anos, conhecido por tocar a sanfona apoiado no topo da cabeçaSumaia Villela/Agência Brasil 

Cícero da Sanfona é conhecido por tocar o acordeão apoiado no topo da cabeça. Na multidão, o instrumento dele é o que mais aparece, coroando os sanfoneiros. “O forró autêntico é um símbolo do Nordeste. Independente de ser época ou não, o forró vem no coração da gente. É o coração e a alma do nordestino.”

A previsão era de que cerca de 100 músicos participassem do evento, que ocorre há 12 anos. No entanto, o número de músicos nas ruas hoje era visivelmente menor. Um dos artistas, que pediu para não ser identificado, disse que, com a crise, muita gente convidada acabou tocando em festas particulares. Funcionários da Prefeitura que trabalhavam no evento, no entanto, garantiram que os forrozeiros estavam dispersos na multidão.

O prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), que deve ser candidato à reeleição, andou no meio do povo, passou no túnel de uma quadrilha improvisada e dançou forró com a primeira-dama e com populares.

Tradição atrai turistas e moradores

Além do forró, outros símbolos da festa junina puderam ser vistos no centro do Recife: chapéus de vaqueiro tradicionais e modernos, vestidos de chita rodados, fantasia de Padre Cícero e de rainha do milho, e os tradicionais mamulengos, bonecos que dançam com bailarinos. A boneca Carolina era conduzida por George Lira, 42 anos, e ganhava vida a cada remelexo, com direito a piscada dos olhos de cílios longos. “Faço isso há quatro anos. Conheci através de um amigo meu. Pedi para dançar com uma [boneca], me apaixonei e pedi para fazer a minha”, contou o artista.

A festa atraiu gente de Pernambuco e de outros estados. Integrante do grupo Sereias Teimosas, Lúcia Maria de Oliveira, de Brasília Teimosa (bairro tradicional do Recife), dançava animada com as amigas, todas da terceira idade, fantasiadas com um véu de noiva. “Todo ano a turma da gente vem, há mais de 10 anos. Isso é tudo pra gente, menina”, disse, enquanto rodopiava.

George Lira e sua boneca de mamulengo, Carolina, dançando na abertura do São João no Recife

George Lira e sua boneca de mamulengo, Carolina, dançando na abertura do São João no Recife Sumaia Villela/Agência Brasil 

Mais contemplativa, a jornalista paulistana Mariana Isagawa, 26 anos, observava a multidão junto com o marido. “Aproveitei um casamento em João Pessoa e resolvi conhecer o São João daqui. Ainda vou passar em Caruaru para conhecer a festa de lá.”

Programação

Este ano o São João do Recife foi reduzido para caber no orçamento disponibilizado pela prefeitura – R$ 4 milhões, 60% menor que o do ano passado. Serão menos dias e menos polos de festa, mas o povo ainda poderá dançar ao som de mais de 100 artistas durante o período.

Ao todo, serão 41 arraiais na cidade. O arraial do Sítio Trindade, em Casa Amarela, é o principal espaço do evento, com programação entre os dias 17 e 26 de junho. E lá que ocorrerá o concurso de quadrilhas juninas. Já no Pátio São Pedro, no bairro de São José, os festejos vão de 27 a 30 de junho.

Além dos arraiais e festas organizadas pelas comunidades, a programação inclui procissão de santos juninos, teatro e concurso de decoração de ruas do Recife. Veja aqui a programação completa do São João do Recife.

Edição: Luana Lourenço

Últimas notícias