Theatro Municipal do Rio comemora 107 anos no domingo com programação gratuita

Publicado em 16/07/2016 - 09:48 Por Paulo Virgílio – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Divulgação/Riotur)

Theatro Municipal do Rio de Janeiro Divulgação/Riotur

Evento que já é uma tradição no calendário cultural da cidade do Rio de Janeiro, o aniversário do Theatro Municipal é sempre um dia em que a casa de espetáculos abre suas portas ao público. Este ano, a Fundação Teatro Municipal, vinculada à Secretaria Estadual de Cultura, optou por concentrar a programação artística de comemoração neste domingo (17) e não na data de inauguração, que foi na quinta-feira, 14 de julho.

No dia do aniversário, centenas de pessoas fizeram visitas guiadas gratuitas, que permitem ao público conhecer todas as dependências da casa, inaugurada em 1909. Já neste domingo, o público poderá ir novamente ao Theatro Municipal para festejar os 107 anos com apresentações dos seus três corpos estáveis: ballet, coro e orquestra sinfônica; além de alunos da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa.

“Dos corpos estáveis ao pessoal técnico e administrativo todos se mobilizam para oferecer esse dia de portas abertas e mostrar o trabalho dos nossos artistas e funcionários. Esta é uma forma simpática de aproximar a população de seu teatro. Também é uma forma de mostrar em um mesmo dia todos os talentos que trabalham nesta Casa”, disse o maestro Tobias Volkmann, titular da Orquestra Sinfônica do Municipal.

Neste domingo, Volkmann será o regente do Concerto em Homenagem a Carlos Gomes, que abrirá às 11h a programação gratuita. A apresentação celebra os 180 anos de nascimento do compositor brasileiro (1836-1896) e no repertório estão trechos das óperas Fosca, Il Guarany, Maria Tudor, Lo Schiavo, Condor e Colombo.

Às 14h, será a vez dos alunos da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa subirem ao palco para apresentar cinco coreografias assinadas por nomes como Dalal Achcar, Vassili Sulich, Eric Frederic, Silvana Andrade e Consuelo Rios. Sob a direção de Maria Luisa Noronha, os jovens bailarinos abrirão a apresentação com o balé Fantasia Brasileira, criado com base na conhecida composição clássica Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro, do pianista e maestro norte-americano Louis Moreau Gottschalk (1829-1869) e inspirada na melodia original do hino de autoria de Francisco Manoel da Silva (1795-1865).

Encerrando a programação, o Ballet do Theatro Municipal apresentará, às 17h, o segundo e o terceiro atos de O Lago dos Cisnes, com coreografia de Yelena Pankova para a música de Piotr Ilitch Tchaikovsky. O mais famoso e popular dos balés românticos, o Lago dos Cisnes terá nessa apresentação como solistas os bailarinos Mel Oliveira, interpretando o duplo personagem Odette e Odile, Murilo Gabriel no papel do Príncipe Siegfried, Rodrigo Negri como o Bobo da Corte e Edifranc Alves como o bruxo Von Rothbart. A direção artística é das primeiras bailarinas Ana Botafogo e Cecília Kerche.

O Theatro Municipal fica na Praça Floriano, na Cinelândia, centro do Rio.

 


Fonte: Theatro Municipal comemora 107 anos neste domingo com programação grátis

Edição: Denise Griesinger

Últimas notícias