TV Brasil vence Prêmio TAL na categoria Melhor Programa Jornalístico

Publicado em 29/07/2016 - 15:24 Por Da Agência Brasil - Brasília

O programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, venceu o Prêmio TAL na categoria Melhor Programa Jornalístico.  Uma guerra sem herói, programa vencedor, mostra o problema da segurança pública no Brasil ao percorrer os locais de grandes chacinas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Pará.

As estatuetas La doncella de barro, do Prêmio TAL, foram entregues na noite de ontem (28) em cerimônia no Teatro Solis, em Montevidéu. O Prêmio TAL é promovido pela Televisión de América Latina (rede de Televisões Públicas e Culturais da América Latina) e DOCMontevideo (que é o Encontro de Documentários de Televisões Latino-americanas realizado em julho no Uruguai). O prêmio destaca as melhores produções de TVs públicas e culturais da América Latina.

Outros dois programas brasileiros contemplados foram: A Incrível Expedição ao Mundo Selvagem, de Arthur Pereira Ferreira, de 11 anos, como Melhor Unitário de Ficção; e Crescer sem Violência, na categoria Grande Destaque. Ambas as produções do Canal Futura.

Uma guerra sem herói

Em Uma guerra sem herói, a equipe do Caminhos da Reportagem visitou os locais das chacinas que ficaram conhecidas como Mães de Maio (São Paulo, 2006), a da Baixada Fluminense (Rio de Janeiro, 2005) e de Belém (2014). Foram ouvidas as versões de testemunhas, parentes das vítimas e forças de segurança.

"O prêmio vem num momento em que eleva a autoestima da tv pública brasileira, da equipe de São Paulo e de todos os integrantes do Núcleo de Programas Especiais da TV Brasil. Acho que o programa sensibilizou os jurados porque, mesmo se tratando de um assunto que já está sendo banalizado pela grande mídia e autoridades de segurança pública, conseguimos deixar que os personagens falassem de suas dores - tanto os parentes das vítimas quanto os policiais militares, expondo ao espectador os dois lados dessa guerra sem heróis", disse Bianca Vasconcellos, diretora do programa.

Esta é a 23ª premiação recebida pelo Caminhos da Reportagem, incluindo menções honrosas. Em maio, o programa venceu o Prêmio Petrobras de Jornalismo na categoria Nacional/Cultura – Reportagem de Televisão, com a produção As canções que você fez pra mim.

Edição: Carolina Pimentel

Últimas notícias