Mostra leva museus de São Paulo ao Parque da Água Branca

Publicado em 17/09/2016 - 16:26 Por Elaine Patricia Cruz - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

O Parque da Água Branca, na zona oeste de São Paulo, recebe hoje (17) a terceira edição da Mostra de Museus. O evento, que vai até as 18h, trará ao parque mais de 50 atividades gratuitas e pretende aproximar o público do patrimônio cultural de cada um dos 19 museus estaduais paulistas.

“A Mostra de Museus é um grande festival onde a gente leva 19 museus vinculados à Secretaria Estadual de Cultura para espaços públicos. Já levamos para o Parque da Juventude e para o Parque Villa-Lobos e esta terceira edição acontece no Parque da Água Branca”, disse a diretora técnica da unidade de Museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, Cristiane Batista Santana.

A mostra reúne atividades como exibição de vídeos, jogos, oficinas, envio de postais, exposições, degustação de café, exploração sensorial e rodas de leitura, entre outras.

Cada museu preparou uma programação especial para o dia. O Museu da Diversidade Sexual, que participa pela primeira vez da mostra, trará, por exemplo, drag queens para conversar com o público. O Museu Índia Vanuíre (da cidade de Tupã) realizará uma oficina de confecção de petecas, enquanto o Catavento promoverá uma oficina de construção de um miniterrário. A programação atende todos os tipos de público, de crianças a idosos. A partir das 17h, haverá apresentação da banda Folk na Kombi.

“O público terá contato com a riqueza e a diversidade cultural que existe em nossos museus. É um evento dedicado a atrair e mobilizar novos públicos para visitar as instituições”, disse Cristiane em entrevista à Agência Brasil. “O que pensamos, com essa iniciativa, é de ocupar mesmo os espaços públicos de grande fluxo de pessoas. É um evento que gera deslumbramento nas pessoas e em que elas ficam com vontade de visitar cada um desses museus”, destacou.

Quem participar da atividade de hoje receberá um passaporte cultural, que dá direito a uma visita gratuita em cada um dos museus do estado de São Paulo, por tempo indeterminado.

Edição: Luana Lourenço

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.