Programa da Ancine divulga investimentos em novos projetos para cinema e TV

Publicado em 26/09/2016 - 21:13 Por Paulo Virgílio - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A Agência Nacional do Cinema (Ancine) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) divulgaram hoje (26) uma nova lista de 16 projetos para o cinema e a televisão que receberão investimentos do Programa Brasil de Todas as Telas. Para as salas de cinema, são nove longas-metragens, sendo seis de ficção, dois documentários e uma animação, e para a televisão foram contemplados dois telefilmes, quatro séries documentais e uma série de ficção para veiculação em canais por assinatura.

Ao todo, os 16 projetos receberão R$ 16,1 milhões, em recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), distribuídos por três linhas de financiamento para o cinema e uma para a televisão. O maior número de projetos de cinema aprovados foi o da Chamada Pública Prodecine 02/2013, na qual as distribuidoras  apresentam projetos de produção de longas-metragens.

Os contemplados nessa linha foram os documentários Proibido Nascer no Paraíso, de Joana Nin, apresentado pela Boulevard Filmes, e Jair Rodrigues - Deixa que Digam, de Rubens Rewald, apresentado pela Elo Company, e os filmes de ficção Albatroz, de Daniel Augusto, apresentado pela Paris Filmes, Montanha Russa (Molambo)", de Vinicius Reis, apresentado pela Pandora Filmes, e Argelino por Acaso, de Karim Aïnouz, apresentado pela Gullane Entretenimento.

Três longas-metragens foram selecionados pela  Chamada Pública Prodecine 03/2013 e receberão recursos para a fase de comercialização da obra. São dois filmes de ficção (Antes o Tempo não Acabava, de Sérgio Andrade e Fábio Baldo, e A Cidade onde Envelheço, de Marília Rocha) e um de animação (Bruxarias, de Virginia Curia). Já a linha Prodecine 04/2013, que investe na complementação de recursos, selecionou o projeto O Beijo, com direção de Murilo Benício.

Os sete projetos destinados às grades de programação das TVs por assinatura, pela Chamada Pública Prodav 01/2013, incluem três projetos documentais com a primeira exibição prevista para o canal CineBrasilTV: as séries Brasil do Povo, de Ugo Giorgeti, e Marcadas para Morrer, de Belisário Franca, e o telefilme A Idade da Água, de Orlando Senna.

Outros dois projetos de teor documental estarão na programação do Canal Curta!: a série Balanço Black, de Flavio Frederico, e o telefilme Em busca de Carlos Zéfiro, de Silvio Tendler. Com estreia prevista para o canal Prime Box Brazil, a série Retratos do Cárcere, de Tatiana Sager, também figura entre os contemplados. Completa a lista de investimentos em conteúdo para TV, a série de ficção Toda Forma de Amor, de Bruno Barreto, para o Canal Brasil.


Fonte: Programa da Ancine divulga investimentos em novos projetos para cinema e TV

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias