Prêmio reconhece atuação de jovens líderes de religiões de matriz africana

Publicado em 05/10/2016 - 19:18 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O Prêmio Ose e Mimo, que no idioma iorubá significa machado sagrado, será entregue hoje (5) a 12 jovens líderes de religiões de matriz africana do Rio de Janeiro. A iniciativa foi criada no final do ano passado pelo Coletivo Ose e Mimo.

 

Prêmio Ose e Mimo

Prêmio Ose e MimoDivulgação/Barbara Fonseca/Coletivo O e Mim

Os 12 agentes da cultura e religiosidade de matriz africana serão premiados nas categorias promoção da cultura, manutenção do patrimônio, proteção dos direitos, respeito entre as religiões, serviço de assistência e ações de sustentabilidade, mídia e comunicação, e combate ao racismo. Serão concedidas também menções honrosas a mais de 20 pessoas.

Segundo a superintendente de Igualdade Racial da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e que integra o coletivo, Mara Ribeiro, o objetivo da premiação é “fortalecer cada vez mais a cultura e a identidade das religiões de matriz africana”.

Os paraninfos da cerimônica são lideranças religiosas renomadas, como Mãe Beata de Yemonjá, Mãe Mabeji e Pai Bira de Xango. De acordo com a superintendente, a ideia é que os novos líderes recebam das lideranças mais velhas o “bastão de tocar a religião com a responsabilidade de manutenção dessa identidade e da cultura das matrizes africanas”

Para 2017, um dos projetos é a abertura de um edital para estender a premiação a entidades e lideranças afro-religiosas de outros estados, conforme Mara Ribeiro.

A solenidade será realizada no Salão Histórico do Tribunal do Júri, no Museu da Justiça do Rio de Janeiro, no centro da cidade. O Coletivo Ose e Mimo tem entre seus organizadores Ilé Asé Efón – Babalorisa Elias d’ Iansã, Ilé Asé Oiyá Iyá Mí – Iyalorisa Rita d’ Oiyá, Ilé Asé Oiyá Tolore Osun – Iyalorisa Neném d’ Iansã e Ilé Asé Omin Odara – Babalorisa Carlinhos d’ Osaguian.

Intolerância

O babalorixá João de Airá, do terreiro Ilé Asé Onite Oba Nla Ibonan, de Santa Cruz da Serra, município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, é um dos 12 primeiros premiados. Para o babalorixá, o prêmio é o "reconhecimento da minha religiosidade, em uma religião de matriz africana, no momento tão importante que nós estamos atravessando, com todas as perseguições de intolerância religiosa. Esse Prêmio Osé Mimo representa a unificação de todo o povo de matriz africana, porque o machado duplo de Xangô significa a força, a união, a resistência. E o candomblé é uma religião de resistência”.

João de Airá, que está há 38 anos no candomblé, disse ter sofrido preconceito ao longo da vida. De acordo com ele, os integrantes do candomblé agora resolveram deixar dos muros dos terreiros e mostrar a força, “o nosso a é. Nós estamos buscando é isso: a unificação de todo o povo de matriz africana”. 

Edição: Carolina Pimentel

Últimas notícias