Dia das Crianças oferece atrações gratuitas no Rio de Janeiro

Publicado em 12/10/2016 - 12:53 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Neste Dia das Crianças (12), o Jardim Botânico do Rio de Janeiro promove hoje (12) uma série de atividades especiais, como oficinas de jardinagem e culinária, reciclagem de brinquedos e visita ao Jardim Sensorial.

À tarde, das 14h às 16h, haverá troca de brinquedos e livros, seguindo projeto elaborado pelo Instituto Alana. A Feira de Trocas de Brinquedos busca uma reflexão sobre o consumismo entre as crianças, permitindo que elas deem um novo significado para seus próprios brinquedos. A ideia é que a criança leve brinquedos ou livros em bom estado para trocar com outras crianças. Em seguida, está prevista contação de histórias.

As atividades estão programadas para ocorrer no entorno do Museu do Meio Ambiente, com acesso pela Rua Jardim Botânico, número 1008. A direção do Jardim Botânico informou, entretanto, que em caso de chuva, a visita ao Jardim Sensorial e a oficina de jardinagem serão canceladas. As demais atividades serão transferidas para o salão da Associação de Amigos do Jardim Botânico.

Para a troca de brinquedos e livros, as crianças deverão estar acompanhadas de um responsável e levar uma canga ou toalha para expor os itens que serão trocados.

Biblioteca Parque

A Biblioteca Parque Estadual (BPE), da Secretaria de Estado de Cultura, localizada no centro da cidade, preparou para todo o mês de outubro programação especial para as crianças.

Para os pequenos de 3 a 10 anos, foi criado o Leituras Fabulosas, dentro do projeto Saraus e Leituras, que ocorre nos dias 14, 21 e 28, entre 18h e 18h30, na Biblioteca Infanti. Nos dias 15 e 22, o convite é para que as crianças descubram os livros junto com a equipe da Biblioteca Parque, de modo a ver as surpresas e magias que uma publicação contém.

Nos dias 15, 22 e 29, das 14h às 14h30, as crianças podem participar da iniciativa Conto&Ação, na qual os contos são intercalados por ações que englobam experiências com imagem, escrita, corpo e sonoridade, segundo informação da assessoria de imprensa da Secretaria de Cultura. Haverá também aos sábados contação de histórias, compartilhada com as famílias das crianças, visando a estimular a leitura entre os pequenos, das 16h às 16h30.

Ainda hoje, no Laboratório 4, ocorrerá a Sucata Sinfônica, às 14h, quando as pessoas são convidadas a criar seu próprio instrumento musical e fazer parte da orquestra da biblioteca.

No período de 18 a 29 deste mês, a Biblioteca Parque Estadual promove a exposição de livros Uma Viagem pelo Mundo Infantil, que ficará aberta ao público das 11h às 19h, no térreo.

Para quem gosta de teatro, hoje tem sessão, às 15h, de O Limpador de Placas, no pátio. A peça conta a história de um limpador de placas de rua cuja vida muda quando ele descobre que as pessoas homenageadas em suas placas eram grandes compositores. O espetáculo gratuito é uma realização da Cia Black-Tie.

Às sextas-feiras e sábados, a partir das 16h, a peça Todo Vagabundo Tem seu Dia de Glória,  apresentada no Teatro Alcione Araújo, aborda a passagem do funileiro Cristóvão Gerônimo de vagabundo a nobre da noite para o dia, após participar de um reality show. Às sextas-feiras, o espetáculo tem entrada gratuita, com senhas distribuídas a partir das 15h. Aos sábados, é cobrado ingresso a R$ 20, com meia-entrada a R$ 10.

Ainda na área teatral, o espetáculo O trânsito será apresentado no dia 20, a partir das 15h, no Auditório Darcy Ribeiro, pelo grupo Teatro Novo, formado por atores amadores, a maioria com síndrome de Down. A peça é gratuita, com distribuição de senhas a partir da 14h.

O cinema não ficou de fora da programação alusiva ao Dia da Criança na Biblioteca Parque Estadual. Hoje, por exemplo, será exibido no auditório o filme E.T – O Extraterrestre, às 16h. Também haverá sessões de A Era do Gelo 3, no próximo dia 22, às 17h, no mesmo local, e de O Corcunda de Notre Dame, dia 29, às 17h. Para todas as exibições, a entrada é gratuita.


Fonte: Dia da Criança oferece atrações gratuitas em toda a cidade do Rio

Edição: Juliana Andrade

Últimas notícias