Empresários da cultura de dez países sul-americanos fazem negócios em Bogotá

O Mercado de Indústrias Culturais do Sul (Micsul) é o mais importante

Publicado em 18/10/2016 - 07:48 Por Sabrina Craide – Enviada Especial* - Bogotá

Cerimônia de abertura da segunda edição do Micsul no Teatro Colón, em Bogotá, na Colômbia

Cerimônia de abertura da segunda edição do Micsul no Teatro Colón, em Bogotá, na ColômbiaSabrina Craide/Agência Brasil

A partir de hoje (18), empreendedores culturais de dez países da América do Sul vão trocar informações sobre seus produtos e serviços, na expectativa de formar parcerias para futuros projetos em conjunto, durante a segunda edição do evento Mercado de Indústrias Culturais do Sul (Micsul), considerado o mais importante encontro regional voltado a mercados culturais e criativos da América do Sul. O evento acontece até a próxima quinta-feira (20), em Bogotá, na Colômbia.

O ministro da Cultura, Marcelo Calero, está na capital colombiana e espera que a participação do Brasil no evento seja surpreendente. “Acho que a gente vai surpreender, como sempre surpreendemos, especialmente no que se refere à nossa capacidade de articulação produtiva. A gente consegue pegar setores diversos – do design ao artesanato e à gastronomia – e transformar isso em produtos, que sejam a um só tempo competitivo e a expressão da nossa identidade nacional”, disse Calero à Agência Brasil.

O Brasil está no evento com 60 empresários de seis setores das indústrias culturais: audiovisual, livro e leitura, música, artes cênicas, videogames e design. Eles foram selecionados por meio de edital elaborado em parceria entre o Ministério da Cultura e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Em 2018, o Brasil será a sede do Micsul e, para isso, é preciso mostrar um amadurecimento do setor, segundo o ministro. “Como anfitriões, temos a obrigação não apenas de receber bem, mas de mostrar tudo aquilo que fomos capazes de construir nesse segmento, e aí a nossa participação tem que ser retumbante”, diz Calero.

Cerimônia de abertura

A cerimônia de abertura do Micsul ocorreu ontem (17) à noite, no Teatro Colón, em Bogotá. O espetáculo contou com shows de música e dança tradicionais da Colômbia, como o grupo musical Cimarrón, que apresentou um número baseado em diferentes aspectos da tradição musical e de dança da Colômbia, incluindo músicas instrumentais, canções tradicionais e sapateado.

Na abertura do evento, a ministra da Cultura da Colômbia, Mariana Garcés Cordoba, destacou que um dos objetivos do Micsul é fazer com que a América do Sul seja uma só em termos culturais. “É importante nos reconhecermos para nos aproximarmos, aprender as nossas diferenças e entender tudo o que podemos fazer se trabalharmos juntos a partir de nossas similaridades”, disse.

Também se apresentaram na abertura do Micsul o Coletivo Danza Región & Cámara de Danza Comunidad, o grupo de dança Sankofa e a Bambarabanda, que levou uma mistura inusitada de musica tradicional com rock.

O Micsul é uma iniciativa dos ministérios da Cultura da Argentina, da Bolívia, do Brasil, do Chile, da Colômbia, do Equador, do Peru, do Paraguai, do Uruguai e da Venezuela, destinado a micro e pequenos empreendedores. No total, cerca de 3 mil pessoas são esperadas no evento.

Além das rodadas de negócios e de estandes institucionais, o evento terá fóruns de discussão, cafés setoriais, desfiles de moda, showcases de música e artes cênicas e sessões de pitching.

*A repórter viajou a convite da Apex-Brasil

Edição: Denise Griesinger

Últimas notícias