Encontro Paulista de Hip Hop ocupará Memorial da América Latina no dia 26

Publicado em 19/11/2016 - 16:19 Por Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil - São Paulo

A décima edição do Encontro Paulista de Hip Hop, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, terá programação especial no dia 26 de novembro, no Memorial da América Latina. O evento inclui exposição de cultura, shows, torneios de basquete, bate-papos, pista de skate, exposição de cultura, debates literários, sarau e atrações infantis. O evento ocorre sempre no último sábado de novembro.

“O objetivo é fomentar, discutir, divulgar, propagar ainda mais a cultura hip hop, seus elementos e discutir políticas públicas culturais especificamente do hip hop”, disse Márcio Santos, assessor especial de Projetos para Hip Hop da Secretaria da Cultura do estado e organizador do encontro.

Segundo Márcio, “essa cultura empodera a juventude e conta com elementos que criam uma nova forma de identidade, comunicação, vivência e tomada de decisões, sempre em busca da paz e da prosperidade”.

O tema deste ano é Cultura de Paz e Prosperidade, celebrando a Declaração de Paz do Hip Hop, que foi apresentada nas Nações Unidas em 2001 e assinado por diversas organizações, ativistas e pioneiros do movimento.

“Além da cultura, estamos discutindo educação, questões sociais. No bate-papo que fazemos, surgem diversos temas, diversas ações, que extrapolam a discussão referente à cultura. O encontro é para as pessoas discutirem sobre tudo o que está acontecendo e fomentar política pública. Esse é um dos objetivos”, acrescentou.

Na música, a organização destaca os shows de Rashid, um dos principais nomes do hip hop brasileiro atual, e das Pretas Sonoras, grupo formado pelas DJs Simmonne Lasdenas, Tamy e Donna, acompanhadas pelas MCs Amanda Negra Sim, Cris SNJ, Shirley Casa Verde, Drik Barbosa e Mayara Magalhães. “A valorização da participação das mulheres na cultura hip hop tem sido um dos grandes focos de atenção do encontro nos últimos anos”, segundo a secretaria.

O bate-papo de abertura do evento contará com as participações de Rashid, Joice Berth (arquiteta e militante do movimento negro), Uchen (rapper, refugiado nigeriano que vive em São Paulo) e Shirley Casa Verde (rapper), com mediação do MC Who. Eles vão falar sobre a cultura Hip Hop como instrumento de transformação social por meio de suas diversas manifestações.

O 10º Encontro Paulista de Hip Hop tem entrada gratuita, a partir de 12h do dia 26 de novembro. O Memorial da América Latina fica na avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, próximo à estação de Metrô Barra Funda.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias