Mostra de cinema no Rio debate territórios e sociedade

Publicado em 06/11/2016 - 15:31 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O Espaço Cultural Escola Sesc, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro, abre hoje (6) à noite a Mostra de Cinema Territorialidades, que ocorrerá todos os domingos deste mês. O evento, gratuito, pretende levar à população a discussão de temas que envolvem território e sociedade, por meio da exibição de filmes.

Para marcar a abertura do evento, às 19h, será exibido o documentário Encontro com Milton Santos – O Mundo Global Visto do Lado de Cá, de 2006, que apresenta a última entrevista do reconhecido geógrafo brasileiro, na qual ele traça um retrato das desigualdades sociais entre os países ricos, situados no Hemisfério Norte, e as nações pobres, do Hemisfério Sul, provocadas pelo movimento da globalização. Santos mostra alternativas para esse quadro e demonstra otimismo em relação ao futuro da humanidade. Após a sessão, o público poderá conversar com o cineasta Sílvio Tendler, autor do documentário.

No próximo domingo (13), será exibido o filme Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual, coprodução de Argentina, Espanha e Alemanha, de 2011, que conta a história do web designer Martin, que passa por um período de depressão e, pela internet, conhece uma vizinha também solitária e desiludida com a vida moderna nas grandes cidades.

No dia 20, o filme será Pelo Malo, de 2013, coprodução da Venezuela, Peru, Argentina e Alemanha, que mostra o sonho de um menino de nove anos de idade que quer alisar o cabelo para ficar parecido com um cantor de cabelos compridos, e dá trabalho à sua mãe, que luta para sustentar a família.

Fechando a mostra, no dia 27, o filme em exibição será Casa Grande, do diretor brasileiro Fellipe Barbosa, de 2014. A obra mostra a falência gradual de um casal da alta burguesia carioca e como isso afeta a vida do filho dos dois, que era superprotegido até então.

Edição: Luana Lourenço

Últimas notícias