Ancine renova programas de apoio à presença brasileira em eventos internacionais

Publicado em 04/01/2017 - 22:55 Por Paulo Virgílio - Rio de Janeiro

A Agência Nacional do Cinema (Ancine)  renovou hoje (4), por meio de portarias publicadas no Diário Oficial da União, seus dois programas de apoio voltados para a divulgação do cinema brasileiro no mercado internacional. As iniciativas, que continuarão em funcionamento em 2017, são  o Programa de Apoio à Participação Brasileira em Festivais, Laboratórios e Workshops Internacionais e o Programa de Apoio à Participação Brasileira em Eventos de Mercado e Rodadas de Negócios Internacionais.

O primeiro programa auxilia com serviços e recursos financeiros curtas, médias e longas-metragens nacionais oficialmente selecionados para festivais e projetos brasileiros convidados para laboratórios e workshops. O segundo concede auxílio financeiro a representantes de produtoras independentes brasileiras para viabilizar a presença em eventos de mercado e encontros de negócios.

Segundo nota divulgada pela Ancine, as regras de participação nos programas são idênticas às das últimas edições. A novidade é a inclusão de dois novos eventos, o Festival de Cinema de Gijón, na Espanha, e o Meetmarket, na Inglaterra. Com isso, chega a 155 o número de eventos, nos cinco continentes, em que produtores brasileiros podem ter o apoio da Ancine para sua participação.

Durante o ano de 2016, o Programa de Apoio à Participação Brasileira em Festivais ajudou a viabilizar a presença do país em 69 eventos internacionais, com apoio financeiro, e confecção e envio de cópias de filmes. No caso dos três festivais mais importantes do circuito – Cannes, Berlim e Veneza, o programa pode vir a apoiar a participação de até sete filmes.

O Programa de Apoio à Participação Brasileira em Eventos de Mercado e Rodadas de Negócios Internacionais contempla a partir de agora um total de 24 eventos ao longo do ano, com a inclusão na lista do Meetmarket, mercado voltado ao documentário que ocorre em junho, na Inglaterra. Cada empresa produtora brasileira pode ser contemplada com, no máximo, três apoios por ano, e não poderá pedir apoio para o mesmo evento por três anos consecutivos.

As solicitações de apoio para os dois programas devem ser efetivadas pelo portal www.ancine.gov.br, onde também estão disponíveis os respectivos regulamentos.


Fonte: Ancine renova programas de apoio à presença brasileira em eventos internacionais

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias