Convidados defendem repensar Fórum Social para evitar esvaziamento

Convidados defendem que é preciso repensar o encontro

Publicado em 24/01/2014 - 23:13 Por Danyele Soares - Enviada especial do Radiojornalismo/EBC - Porto Alegre

Porto Alegre - Debate sobre Trabalho Decente, Democracia e Desenvolvimento. E/D: Claudir Nespolo, CUT; Aldolfo Aguirre, Argentina; Jaime Arciniega, Equador; e Shady Elnoshokaty, Egito (Fernando Frazão/Agência Brasil)

O Fórum Social em Porto Alegre tem mais de 270 atividades autogestionadas, como debates, mostras, performances e expressões culturaisFernando Frazão/Agência Brasil

Desde a primeira edição, em 2001, o Fórum Social é um espaço de debate e articulação de entidades e movimentos sociais. Mas o encontro, que foi criado para se contrapor ao Fórum Econômico Mundial, em Davos na Suíça, vem se esvaziando a cada ano. A edição de 2014, que ocorre de 21 a 26 de janeiro, reúne 7 mil pessoas, sendo 3 mil inscritos. Em 2001, por exemplo, o evento recebeu 20 mil participantes e, em 2002, 12 mil. Na tentativa de ampliar a mobilização para o fórum, alguns convidados defendem que é preciso repensar o encontro.

É o que acredita o secretário de Relações Internacionais da Central de Trabalhadores da Argentina, Adolfo Fito Aguirre. Para ele, o evento teve um período de ascenção,mas agora há um declínio. Contudo, ainda é um importante espaço democrático. Aguirre explica que o novo contexto social pede que a atividade seja repensada. “É preciso construir outro paradigma, pois o atual não é provocante. Hoje, são outros debates e temos que nos adaptar.

O economista Paul Singer concorda. Ele diz que se trata de um encontro democrático, pois defensores de diferentes opiniões conversam pacificamente. “O fórum é o espaço onde diversos povos encontram soluções para os problemas da humanidade. É um exercício de tolerância mútua e é a demonstração de que é possível tomar decisões importantes para a sociedade.”

Porto Alegre - O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, participa do Fórum Social Temático 2014 (Fernando Frazão/Agência Brasil)

O fórum é “como se fosse um mosaico onde você vai compondo um processo de reflexão", diz o ministro Gilberto Carvalho Fernando Frazão/Agência Brasil

Mas para o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, o encontro deve ser analisado em um conjunto e não em edições separadas. Segundo ele, há momentos em que o  evento tem importância política maior do que em outros Mesmo assim, continua sendo uma importante referência para as forças sociais. “É como se fosse um mosaico onde você vai compondo um processo de reflexão. E a grande vantagem do fórum é promover esse encontro de ideias.” 

O Fórum Social Temático ocorre em Porto Alegre. Nesta edição, o tema é “Crise capitalista, democracia, justiça social e ambiental” e há mais de 270 atividades autogestionadas, como debates, mostras, performances, expressões culturais, musicais, danças e poesia.

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias