Manifestação em repúdio ao golpe militar termina em repressão no Rio

Publicado em 01/04/2014 - 21:28 Por Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O protesto que marcou os 50 anos do golpe militar de 1964 terminou em repressão policial contra os manifestantes, no centro do Rio de Janeiro. A passeata, que saiu da Igreja da Candelária por volta das 18h de hoje (1º), seguiu de forma pacífica pela Avenida Rio Branco, com grupos ligados a centrais sindicais e entidades estudantis, que se misturavam a militantes de partidos políticos de esquerda.

Com muitas faixas e cartazes com frases contra a ditadura militar e também fotos de desaparecidos políticos e mortos pelo regime militar, os manifestantes cantaram slogans contra o governador do Rio, Sérgio Cabral, e a Polícia Militar (PM), além de entoarem canções antigas, que embalavam as manifestações nos anos 1960 e 1970.

Quando chegaram à Cinelândia, praça que é um marco histórico das lutas políticas do país, a passeata se dividiu em dois grupos. Um permaneceu no local, em frente à Câmara de Vereadores, e o outro prosseguiu para a sede do Clube Militar, um pouco adiante, em um ato contra a ditadura. Um corpo foi desenhado na calçada, com velas acesas ao redor.

Uma garrafa com tinta vermelha foi arremessada contra a fachada do clube e atingiu alguns policiais militares, que responderam com uma bomba de efeito moral e uma de gás lacrimogêneo. Os manifestantes se dispersaram e foram em direção à Câmara Municipal, onde estava a outra parte dos ativistas, mas a PM atirou outra bomba de efeito moral, provocando ainda mais correria.

Alguns policiais jogaram spray de pimenta contra os manifestantes, inclusiva profissionais de imprensa, que estavam trabalhando e não exerciam qualquer ação violenta. Um fotógrafo de mídia independente teve os óculos quebrados ao ser atingido pelo empurrão de um policial. Pelos menos dois manifestantes acabaram presos e levados para uma delegacia de polícia.

O protesto acabou por volta das 20h30, quando a maior parte dos manifestantes deixou o local e a Avenida Rio Branco, que teve o trânsito interrompido por duas horas e meia, foi reaberta ao tráfego de veículos.

 


Fonte: Manifestação em repúdio ao golpe militar termina em repressão no Rio

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias