Itamaraty ainda não tem posição sobre entrada de Julien Blanc no Brasil

Publicado em 12/11/2014 - 21:45 Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil - Basília
Atualizado em 12/11/2014 - 22:06

O Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty informou, por meio da assessoria de imprensa, que ainda não foi tomada decisão sobre a concessão ou não de visto para Julien Blanc, da Real Social Dynamics, no país. O americano é conhecido por ensinar técnicas de como "pegar" mulheres, como diz em seu site.

As técnicas, consideradas desrespeitosas, motivaram um abaixo-assinado na internet, que, até as 21h, tinha mais de 210 mil assinaturas. De acordo com a petição, o americano tem conferências agendadas para janeiro de 2015 no Rio de Janeiro e em Florianópolis (SC). "Suas aulas que ensinam homens a 'pegar mulheres', exaltam a cultura do estupro, crimes de agressão emocional e física contra mulheres, o racismo e o profundo desrespeito pelas mulheres", diz o abaixo-assinado.

A petição é direcionada ao Itamaraty e à Polícia Federal e pede que a entrada de Blanc no Brasil seja barrrada.

O Itamaraty disse que não foi tomada "nenhuma decisão definitiva sobre o tema" e que "não existe instrução para os postos [embaixadas, consulados], até o momento".

Em nota, divulgada na noite de hoje (12), a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) diz que "é radicalmente contra qualquer tipo de violência contra as mulheres e pela defesa dos direitos delas".

A SPM diz ainda que "solicitou providências cabíveis" ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso. "A SPM é contra, portanto, quaisquer cursos, investimentos e outras atividades que promovam essas atitudes. As quais, inclusive, levaram esse senhor a ser expulso da Austrália".

A nota traz dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública que estima que mais de 143 mil mulheres teriam sido estupradas em 2013 no Brasil - com base nas 50.320 notificações. Essa projeção indica que se teria um estupro a cada dez minutos no país.

* Matéria atualizada às 22h05 para acréscimo de informações

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias