Secretaria comemora conquistas no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Publicado em 03/12/2014 - 14:49 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

cadeirantes

Pessoas  com  deficiência  têm  direito  de  viver  como  qualquer  cidadão, mas  as  cidades  têm  de  estar preparada  para  isso,  afirma  a  secretária  Georgette  VidorValter  Campanato/Arquivo  Agência  Brasil

A secretária municipal da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro, Georgette Vidor, comandou hoje (3), na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, a programação comemorativa do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, destinada aos cerca de 200 usuários atendidos nas seis unidades mantidas pelo órgão. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar a população.

Formada em educação física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Georgette Vidor é considerada uma das técnicas de ginástica olímpica mais respeitadas do país. Trabalhou na Seleção Brasileira de Ginástica Artística e no Clube de Regatas do Flamengo, no Rio de Janeiro, entre outros lugares, onde acumulou os cargos de supervisora geral de ginástica artística e técnica chefe da equipe principal feminina. Em 1997, sofreu um acidente que a deixou paraplégica. 

Ao falar à Agência Brasil, a secretária disse que o dia de hoje representa bastante, “porque são muitos anos de luta das pessoas com deficiência. Acho que o mundo inteiro vem se mexendo para tornar as cidades mais acessíveis. E, no momento você pode andar nas calçadas, tem transporte público, tem acesso à educação, ao trabalho e todas as questões de saúde, que são necessárias para qualquer cidadão ter uma vida normal”.

A secretária salientou que as pessoas com deficiência tiveram a oportunidade de ir até o evento na Cidade das Artes usando o transporte público, como o sistema rápido de ônibus e metrô, “para que entendam que podem, sim, estar nas ruas usufruindo dos espaços e que a luta tem que continuar, porque embora as dificuldades ainda existam, cada vez mais as cidades estão se tornando mais acessíveis. O mundo está entendendo que a pessoa com deficiência tem direito de viver como qualquer cidadão, desde que a cidade esteja preparada para isso”.

O dia é de festa, em que se comemoram as vitórias alcançadas, acentuou. Georgette Vidor confirmou que a data instituída pela ONU ajuda a sociedade a entender que as oportunidades devem ser iguais para todos. “É a pessoa conhecer e entender esta realidade. Porque a população não sabe as necessidades dessas pessoas, os diferentes tipos de deficiências. A data dá visibilidade a esta questão.”

Segundo a secretária, a imprensa ajuda também a tornar pública a luta das pessoas com deficiência. “A gente está avançando”, disse Georgette. Segundo ela, em todos os países, “desde o mais rico até o mais pobre”, estão sendo vistas obras para adaptação de construções, transportes e equipamentos públicos. “Muita coisa precisa ser feita, mas acho que hoje é um dia para comemorar as conquistas efetuadas.”


Fonte: Secretaria comemora conquistas no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Edição: Valéria Aguiar

Últimas notícias