Lançada campanha para denunciar exploração infantojuvenil no carnaval

Publicado em 11/02/2015 - 16:20 Por Flávia Albuquerque - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

banner_carnaval2015

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) lançou hoje (11), na capital paulista, a Campanha Nacional de Carnaval pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes. Com o lema "Não desvie o olhar. Fique atento. Denuncie. Proteja nossas crianças e adolescentes da violência", a mobilização tem por objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenir e denunciar possíveis casos de violação de direitos da população infantojuvenil nesse período de grande movimentação turística.

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ideli Salvatti lança a Campanha de Carnaval pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes no Rio de Janeiro(Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Já  lançada  no  Rio,  campanha  da  Secretaria  de  Direitos  Humanos  chega  a São PauloTânia Rêgo/Agência Brasil

A ministra de Direitos Humanos, Ideli Salvatti, lembrou que o carnaval é uma época de oportunidades muitas vezes ilegais, como a exploração do trabalho infantil, sexual e a exposição ao álcool e às drogas. A mobilização do carnaval deste ano abordará o enfrentamento as diversas violações, como violência sexual, maus-tratos e negligência. A ação destaca o Disque 100, principal canal para receber denúncias sobre violações de direitos humanos do governo federal, além dos conselhos tutelares.

“Ampliamos a capacidade do Disque 100, principalmente nesta época de animação e alegria, que também permite situações que são de profundo prejuízo para crianças e adolescentes. A sociedade tem uma organização para preservar, mas há pessoas que não respeitam legislação e regras da boa convivência. Por isso, a mobilização é importante”, destacou Ideli.

Segundo dados da secretaria, o Disque 100 recebeu no ano passado, 91.342 notificações, principalmente de casos de negligência, violência psicológica, física e sexual.

“O Disque 100 está muito relacionado com as campanhas, quando sensibiliza a sociedade, e coloca nela a responsabilidade, e quem está vendo não nos aciona, não teremos como socorrer e proteger”, disse a ministra. Ela explicou que a Secretaria de Direitos Humanos depende da parceria com a população para coibir esses atos. “Ouviu, percebeu, desconfiou, passe a mão no telefone a qualquer hora do dia. É gratuito e não precisa se identificar, porque tomaremos as providências necessárias para socorrer quem estiver sendo vítima de alguma violência.”

A campanha que é feita em todo o Brasil e conta com a parceria do Ministério do Turismo, da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, além das prefeituras e dos governos estaduais.

Edição: Valéria Aguiar

Últimas notícias