Ideli: regras do mundo real devem valer para a internet

Publicado em 07/04/2015 - 14:40 Por Ana Cristina Campos e Luana Lourenço - Repórteres da Agência Brasil - Brasília

A presidenta Dilma Rousseff participa do lançamento do Humaniza Redes - Compartilhando Respeito e assinatura de portaria pelo pacto de enfrentamento às violações de direitos humanos na internet (José Cruz/Agência Brasil)

A ministra Ideli Salvatti assina a portaria do Pacto pelo  Enfrentamento  às  Violações  de  Direitos Humanos  na  Internet    José Cruz/Agência Brasil

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ideli Salvatti, defendeu hoje (7) que as regras do mundo real valham para o ambiente virtual.

“A cultura da paz, do respeito, da solidariedade e da valorização da vida tem que valer e ser prioridade no mundo real e também no mundo virtual. Se é crime offline, também é crime online. A regra social respeitada na rua deve ser respeitada também na rede. Se no [mundo] real não pode, no [mundo] virtual, também não. Até porque a separação entre essas duas situações é cada vez mais tênue”, disse Ideli, durante o lançamento do Pacto pelo Enfrentamento às Violações de Direitos Humanos na Internet.

O governo federal lançou hoje campanha nas redes e nas mídias para combater o racismo, a homofobia, a pornografia infantil, a violência e a discriminação contra as mulheres, além da intolerância religiosa. A principal iniciativa do pacto é o site Humaniza Redes que conta com canal de denúncias para crimes online que violem os direitos humanos. As denúncias serão encaminhadas às empresas provedoras de serviços na internet e à Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.

A ministra lembrou que casos de suicídio ou tentativas de suicídio de adolescentes provocados pelo cyberbullying ou imagens e vídeos de violência sofrida por crianças, jovens, mulheres, pessoas negras, pobres, pela população LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) e por pessoas com deficiência são situações inadmissíveis.

A portaria interministerial do pacto foi assinada pelos ministros da Educação, Renato Janine Ribeiro; da Justiça, José Eduardo Cardozo; das Comunicações, Ricardo Berzoini; e das secretarias de Direitos Humanos da Presidência da República, Ideli Salvatti; de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, e de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Nilma Gomes.



Lançamento do Humaniza Redes - Compartilhando Respeito

Edição: Valéria Aguiar

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.