Governo brasileiro reitera defesa de eleições democráticas na Venezuela

Publicado em 07/05/2015 - 20:50 Por Aline Leal - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O ministro de Estado das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira, fala à imprensa sobre visita, ao Ministério das Relações Exteriores, das Senhoras Mitzy de Ledezma e Lilian Tintori (Valter Campanato/Agência Brasil)

Ministro Mauro Vieira destacou o empenho do governo brasileiro em cobrar de Nicolás Maduro a convocação de eleições com pleno respeito à ordem institucionalValter Campanato/Agência Brasil

A Presidência da República informou hoje (7) que o governo brasileiro vem buscando incansavelmente encontrar uma solução pacífica para a crise política na Venezuela, no marco do mais absoluto respeito ao Estado Democrático de Direito. A declaração faz parte de um documento de resposta à carta de mulheres de oposicionistas do governo venezuelano endereçada ontem (6) à presidenta Dilma Rousseff.

O conteúdo do documento foi divulgado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que destacou o empenho do Brasil em cobrar do governo de Nicolás Maduro a convocação de eleições com pleno respeito à ordem institucional, aos direitos humanos e ao Estado de Direito.

Vieira informou que, durante visita a Venezuela no mês passado, teve contato com oposicionistas e governistas venezuelanos. Segundo ele, representantes da oposição pediram apoio à convocação de eleições e os governistas garantiram que seguirão a legislação para que a votação ocorra no segundo semestre.

“Recebemos extensas garantias [das autoridades venezuelanas] da convocação das eleições este ano, nos termos da legislação venezuelana”, explicou o ministro.

De acordo com Vieira, o Itamaraty receberá Lilian Tintori e Mitzy Capriles, respectivamente mulheres do oposicionista Leopoldo López e do prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, preso desde fevereiro. Elas são autoras da carta encaminhada à presidenta Dilma. A reunião ainda não foi agendada.

Lilian Tintori e Mitzy Capriles esclareceram que, na carta, pediram apoio do governo brasileiro na defesa da libertação dos presos políticos do governo de Nicolás Maduro.

Hoje de manhã, as duas estiveram no Senado, onde disseram que o governo venezuelano tem violado os direitos humanos. Segundo Lilian Tintori, atualmente 89 políticos estão presos na Venezuela.

 

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias