Unidade móvel no Rio vai atender mulheres vítimas de violência doméstica

Publicado em 12/06/2015 - 18:20 Por Douglas Corrêa – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TRJ) lançou hoje (12), em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, a unidade móvel do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.  A cidade foi escolhida por registrar altos índices de violência contra a mulher.

De acordo com o Dossiê Mulher 2015, do Instituto de Segurança Pública, o município de Campos registrou, no ano passado, 20 casos de mulheres assassinadas no ambiente doméstico e mais de 1.300 ameaças de morte.

A major da Polícia Militar Claudia Morais apresentou um levantamento sobre a violência contra a mulher no Rio que mostra que, em uma década, subiram 41,55% as ameças às mulheres no estado.

A instalação da unidade móvel foi um pedido da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), que coordena em todo o país a campanha da Justiça pela Paz em Casa.

O presidente do TJRJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, disse que o Rio está avançando no combate à violência contra a mulher. “Além de leis como a Maria da Penha, a cultura da violência é que tem de mudar, essa cultura que procura gerar passividade na mulher diante da violência praticada pelo homem.”

Baseada em Campos, a unidade móvel do Juizado da Violência Doméstica percorrerá também vários distritos da cidade. A equipe do ônibus é formada por um juiz, um promotor e um oficial de justiça, além de outros profissionais, com a finalidade de agilizar a demanda de mulheres com dificuldades de acesso à Justiça.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias