Prefeitura paulistana firma acordo para conter violência contra jovens negros

Publicado em 29/07/2015 - 15:19 Por Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

 A prefeitura de São Paulo firnou hoje (29) termo de cooperação com o Ministério Público Estadual (MPE) para prevenir a violência contra a juventude negra da periferia. Segundo o prefeito Fernando Haddad, a parceria vai reforçar ações que a prefeitura desenvolve a partir do Programa Juventude Viva, uma iniciativa do governo federal, com adesão da capital paulista.

Segundo o Mapa da Violência, em 2012, foram assassinadas 56.337 pessoas no país, das quais 30.072 tinham entre 15 a 29 anos. Destes, 77% (23.160) eram negros.

Com os recursos transferidos pelo programa, a prefeitura desenvolve ações a partir de diversas secretarias. Entre as ações, estão o atendimento psicossocial a vítimas de violência, a oferta de opções de lazer e cultura, de internet wi-fi gratuita e a promoção de campanhas contra racismo e preconceito.

O prefeito disse que o acordo proporcionará o intercâmbio de informações que vão permitir à administração municipal ter um diagnóstico mais preciso dos problemas a serem enfrentados. Haddad  destacou a sinalização, por parte do Ministério Público, sobre onde e como atuar com mais energia. De acordo com Haddad, o MPE tem um conjunto de informações nem sempre disponíveis para a prefeitura, cuja consulta estará aberta agora.

"Tudo isso vai melhorar o fluxo de informações para que possamos atuar nos territórios de maior vulnerabilidade”, , acrescentou o prefeito.

Para a jornalista Gabriela Valim, que atua como articuladora do Juventude Viva em Itaquera, zona leste paulistana, além das parcerias institucionais é preciso reforçar a participação popular nas ações do Poder Público. “O governo e a sociedade precisam conversar para que tenhamos uma política acertada, que de fato dialogue com a nossa realidade nas pontas da cidade.”

O coordenador de Políticas para a Juventude, da prefeitura, Cláudio Aparecido da Silva, disse que as ações buscam não só levar opções de lazer diretamente aos jovens, mas também fomentar iniciativas da sociedade. Segundo Silva, a política do Juventude Viva é preventiva e tenta estabelecer nova trajetória para os jovens, oferecendo mais espaços públicos e a possibilidade de frequentar atividades artísticas e culturais, como, por exemplo, o sarau O que Dizem os Umbigos, na zona leste.

O prefeito aproveitou a cerimônia para reformular sua posição quanto às propostas de aumento do tempo de internação de jovens infratores. Haddad havia dito que era favorável a uma alteração no Estatuto da Criança e do Adolescente para permitir que jovens que tivessem cometido infrações graves ficassem mais de três anos internados. Hoje, no entanto, ele disse que mudou de ideia. “Depois que fiz essa declaração, recebi várias informações de que já há previsão de internação por tempo maior, em casos específicos." Na solenidade, o prefeito posou para fotos com um cartaz contra a redução da maioridade penal.

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias